terça-feira, 26 de abril de 2011

Redes Sociais. Perfil direcionado.

Delion Teixeira Pereira
Redes Sociais. Perfil direcionado.
Como todos já sabem, mas não custa enfatizar, seu perfil em redes sociais, pode influenciar na hora de conseguir trabalho. Recrutadores podem facilmente identificar sua verdadeira personalidade, visitando seu perfil em redes sociais.
Redes sociais como Plus Google Orkut, Facebook, Linkedin entre outras, são verdadeiras vitrines profissionais, onde seu perfil é seu currículo. Com uma simples busca o empregador consegue cruzar dados de seu currículo, com seu perfil das redes sociais.
Para quem esta a fim de conseguir trabalho o perfil em redes sociais, deve fazer jus ao seu currículo profissional. Se dados de seu currículo contradizem seu perfil social visível na rede, significa que você não é uma pessoa confiável.
O seu perfil em redes sociais deve ser um segmento de seu currículo, sendo assim, você estará apto a passar para segunda faze, onde se verificará se suas características profissionais condizem com os requisitos necessários para assumir a vaga ofertada. O ultimo passo seria ver se seu perfil se encaixa na política corporativa da empresa.
Para quem está interessado em vender uma boa imagem profissional em seus perfis de redes sociais, algumas dicas podem ser interessantes.
Faça uma faxina, retirando tudo que não vai contribuir positivamente para seu perfil profissional. Não estou dizendo que você deve passar a imagem do "senhor (a) trabalho", ou então que meu nome é "trabalho", mas você deve passar a imagem de uma pessoa responsável, que trabalha, e curte com a família, sem exageros ou estereótipos.
Comece sempre enfatizando habilidades e anseios profissionais, pois aquela velha regra que fala que "somente no dicionário o sucesso e o dinheiro vem antes do trabalho", ainda esta valendo.
Matematicamente falando, a composição de um perfil com aspirações profissionais, pode obedecer á variável de quantos dias por semana pretendes trabalhar. Por exemplo, se pretendes trabalhar cinco dias por semana, significa que aproximadamente 71% de seu perfil deverá abordar assuntos de trabalho enquanto que 29% pode ser destinado a assuntos mais leves.
Em seu perfil social, evite usar aplicativos para jogos ou imagens pessoais. Elimine comentários e recados duvidosos, ou que não fazem jus ao seu estilo. Suas postagens, comentários e comunidades, devem ter caráter, no mínimo cultural.
Crie uma página na web para expor suas idéias, coloque um link em seu perfil. Suas idéias expostas nesta página dirão muito sobre você. Permita-se ao desafio de se expor, pois quem não é visto, não é lembrado.
Convide seus amigos a fazer comentários complementares em seu perfil. Peça para eles serem autênticos, referenciado situações comuns vivenciadas ou presenciadas, que venham a confirmar sua índole.
Não permita que seu perfil seja representado pela a letra de uma música ou alguma citação famosa. Seja acima de tudo uma pessoa autentica, citações são bem vindas, mas apenas como complemento, como ponto de referencia. Seja você mesmo tenha atitude e personalidade proativa.
Seu marketing pessoal externado em seu perfil social deve vender sua imagem de forma eficiente. Se isto não ocorrer, significa que você não esta preparado para exercer a função a qual pensa estar qualificado, ou então quem sabe suas habilidades são outras, outras que se encaixem mais com seu perfil pessoal exposto na rede.
Resumindo nos dias atuais, onde a informação é a matéria prima do conhecimento, informar aos outros, o que você anda fazendo de bom ou o que você sabe fazer de bom, pode ser a diferença entre estar sem trabalho e estar trabalhando.
Veja este vídeo sobre tendencias e comportamentos em Redes Sociais.
delion@conectsul.com.br