sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Admiração x Inveja


Delion Teixeira Pereira
Admiração x Inveja
Diante de uma situação inesperada, a pergunta que muita gente esperta faz, e porque não muitos políticos também fazem é; - será que isto é bom ou ruim pra mim?
Pessoas mais habilidosas para lidar com situações inesperadas, pessoas com uma diplomacia mais apurada, pessoas com capacidade de transformar limão em limonada, pessoas que como dizem, vêem no choro dos outros a oportunidade de vender lenços, pessoas assim atraem para si à admiração exagerada de muitos e porque não a inveja de outros tantos. Claro que ai vem à pergunta genial; o que é melhor: admiração ou inveja?
Bom... Admiração é cativar a atenção das pessoas pelas atitudes, ao passo que a inveja pode ter descrição semelhante. Ambos os sentimentos são alimentados pela mesma fonte, ou seja, são alimentados pelas atitudes, e pelo modo de ser e agir.
Portanto admiração e inveja são apenas pontos de vista não complementares, ou seja, quem admira tem um ponto de vista, ao passo que quem inveja, vê por outro angulo.
Diariamente é necessário tomar posicionamentos, posicionamentos estes, que nem sempre agradam a todos, e nem sempre a aprovação é unanime, aliás, sabe-se muito bem que toda unanimidade é burra, então já que não existe unanimidade, só resta questionar: Inveja é ruim ou é bom, admiração é bom ou ruim?
Vejamos o caso da inveja. Quem inveja, segue cegamente os passos do invejado investigando o menor deslize, para difamar o nome do invejado, pra dizer: sabia que não ia dar certo, mas semelhante pessoa, não vai sugerir nada pra melhorar, pois seu foco é somente invejar.
Antes que o invejado em questão tome alguma atitude impensada, diante da descrição vil perfil do invejoso, cabe a ele fazer a inteligente pergunta: Em que o invejoso me prejudica?
Tecnicamente falando, ele não prejudica em nada. Bom ao menos que o invejado, realmente resolva parar para dar atenção para conversinhas e baboseiras, ao invés de seguir em frente. Claro! Então em que o invejoso pode ajudar?
O invejoso pode significar, o que um limão puro significaria pra nós, mas até com um limão é possível fazer uma limonada, então é lógico que um invejoso pode ser muito útil.
Um invejoso fará o invejado melhorar sua conduta, pois melhorando, o invejoso não terá mais motivos pra difamar suas atitudes. O invejoso estará sempre preocupado em evidenciar seu lado negativo e se o invejado não for ignorante e trabalhar bem os pontos fracos apontados, ele acabara se tornando cada dia melhor.
Vejamos agora o caso da admiração. Quem admira de forma fanática, acompanha os passos do admirado e ao menor êxito, é o primeiro a lhe parabenizar. O admirador estará sempre pondo o admirado nas nuvens. Seu principal foco sempre será admirar e evidenciar qualidades.
Mas antes que sejamos tomados por um sentimento de simpatia pelos admiradores, podemos fazer a seguinte pergunta: Ter admiradores fanáticos é bom?
Tecnicamente falando, um admirador fanático não traz muitos benefícios, pois ele só evidencia o lado bom, e sem criticas dificilmente poderemos melhorar.
E... Ter admiradores fanáticos pode ser prejudicial? A resposta é sim, pois eles manterão a ilusão de que você é perfeito, alimentando sua arrogância, convencendo-o que você não precisa melhorar fazendo você parar, cedendo espaço para outro alguém que caminha com os pés no chão e não se ilude com palavras bonitas.
Resumindo admire com moderação, não perca tempo com inveja e perseguição.
thelyonn@hotmail.com