sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Educação Física contra tristeza e depressão

Argumentos sobre os benefícios dos exercícios físicos contra a tristeza (depressão).
Médicos recomendam tratamento esportivo como adicional ao combate da depressão.


Segundo Acadêmicos em ED Física, a pratica de exercícios físicos estimula a produção de serotonina, substancia que causa bem estar e felicidade.
Entre os exercícios destacados, recomenda-se corrida, pois ao correr a pessoa se sente mais disposta e tranqüila. Ela se distrai observando sua habilidade e evolução. No caso de corrida ao ar livre o ato da pessoa sair de casa e ter contato com a natureza faz com que ela tenha pensamentos positivos.
No caso da falta de exercícios pessoas buscam estimulo de produção de serotonina (substância do prazer), através da alimentação, geralmente chocolates. Isto resulta em sedentarismo e obesidade, ou seja, assim que as pessoas param de consumir estes alimentos a tristeza volta.
Este ciclo vicioso, de tristeza, felicidade e tristeza novamente acabam gerando depressão.
Baixa auto estima pode ter origem em problemas naturais, aumento de peso e perdas recentes, com isto vem tristeza, vontade de ficar sozinho falta de pensamentos positivos. A pessoa entra em estado de melancolia, que a principio é um quadro instantâneo, pouco duradouro, caso esta tristeza dure semanas é provável que o individuo esteja ou esta próximo de um quadro depressivo.
É recomendável pelo menos três sessões de 30 min. de exercícios por semana. Isto evitaria o quadro descrito, que atualmente chega atingir 20% da população mundial.
Segundo IBOPE 55% da população busca tratamento, já segundo a ANVISA, o consumo de antidepressivo sob receita médica vem crescendo. De 2003 a 2007 cresceu 40% a procura, pelos mais de 130 tipos de antidepressivos.


Página Inicial.    orkut participe