sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Competição


Delion Teixeira Pereira
Competição
O fato de você ter nascido, significa que você já é um vencedor, afinal, você foi o espermatozóide mais rápido do bando!
Digamos que esta é a primeira competição explicita que todos nos enfrentamos, mas ao longo da vida, muitas competições são travadas, sendo que muitas delas são tão implícitas que nem mesmo percebemos, embora seus efeitos possam ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
A educação dada ao seu filho, por exemplo, reflete em seu desempenho na escola. -Pode parecer bobagem, mas a escola é a primeira vitrine para uma possível indicação para uma oportunidade de trabalho, então você pode escolher, se vai competir a favor ou contra seu filho.
Outra forma de competição velada é a velha e boa cola. Quando vamos à escola e na hora da prova, passamos cola a um colega, na verdade estamos competindo com ele, porque na hora de um vestibular ou entrevista de emprego, por exemplo, não estaremos lá para passarmos cola a ele ou para indicar o que ele deve ou não dizer, com outras palavras, quando passamos cola estamos só alimentando o comodismo de nosso colega, para que no futuro ele não se torne uma ameaça competitiva para nós.
Se você trabalha na agricultura, e acha que não tem concorrente, pense bem, quais os fatores que afetam seu desempenho. Será o clima? Será o tempo perdido em conversa, em bares? Ou então será a falta de planejamento. Tudo que afeta nosso desempenho esta competindo com nós.
Espero que você não tenha entendido por competitividade, aniquilar seu visinho de negócios só porque ela está próximo a você. Na verdade um dos segredos nos negócios é justamente o oposto, ou seja, ser o melhor sem precisar bater em ninguém.
Muitas vezes não nos damos por conta de quem realmente compete com nós, com outras palavras, apanhamos sem saber de quem, muitas vezes nem percebemos quem são nossos verdadeiros competidores.
Qual concorrente de um piloto de corridas, os outros pilotos ou o cronômetro? Se você vende livros, seu concorrente e a livraria mais próxima ou a internet?
Quando você perde terreno para outra empresa, é porque sua adversária avança, ou porque você deixa de avançar, ou seja, se enquanto as outras empresas trabalham elaboram protocolos rotinas e aperfeiçoamento, você fica ai parado, dispersando sua energia produtiva, para um fim nem tão produtivo assim, ai desta forma, você esta competindo contra você.
Agora se o produto que você vende, não é muito bom, então você não tem concorrentes, você têm inimigos, ou seja, os próprios clientes, que vão comprar somente uma vez e não voltaram mais a comprar, além de difamar por ai sua marca.
Quem poderia vencer a melhor seleção do mundo, a não ser ela mesma. Geralmente nosso principal concorrente somos nós mesmos. A maior adversária de uma empresa é ela mesma. As outras empresas do mesmo ramo de negócios, mais ajudam que atrapalham, pois são elas que nos forçam a inovar e a crescer.
Hoje mais do que nunca é recomendável à gestão compartilhada, para continuar competindo com adversários inusitados, para competir com nossos verdadeiros adversários, que podem ser do mundo todo.
Portanto antes de colocar a culpa no Ricardão pergunte-se: - será que eu dou a ela todos os dias todos os motivos para que ela seja uma eterna apaixonada por mim? Não. Então a culpa não é do Ricardão!
delion@conectsul.com.br