sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O poderoso chefão


Delion Teixeira Pereira
O poderoso chefão
Pra quem você trabalha? -Não sei se você já ouviu esta pergunta, mas faça esta pergunta a si mesmo, ou a seus amigos, subordinados, etc.
Só pra dar uma dica, você não trabalha para aquele seu líder de grupo, que muitas vezes passa a mão por cima de seus erros. Seu chefe, é impiedoso apaixonado rancoroso, assume diversas formas, e várias personalidades. Seu chefe dificilmente irá perdoar seus erros, ele não irá pensar duas vezes em trocar você por outro, caso não esteja satisfeito com seus serviços.
Adivinhou agora quem é seu chefe? – Parabéns! De agora em diante, quando perguntarem para quem você trabalha, você respondera: - eu trabalho para o cliente. Han hein... Cliente? Isso mesmo quem paga seus vencimentos é o cliente. Seu líder de grupo ou patrão é só alguém que zela para que seus recursos produtivos fiquem cada vez mais produtivos, e faz isso posicionando seu grupo, de forma a convencer os clientes a investirem em sua empresa, em seus produtos.
Muitas vezes nosso chefe (clientes) é maltratado e acaba nos abandonando nos trocando por alguém que satisfaça de forma mais completa suas expectativas, por alguém que lhe proporcione mais facilidades.
Para zelar pelo nosso tão precioso emprego, ou empreendimento, é preciso aprender a ouvir nosso chefe (clientes). Então quando nosso chefe esta feliz é necessário ficar atento tomando providencia para que esta felicidade perdure, pois acredite, se nosso chefe ficar infeliz com nós, é apenas uma questão de tempo, para que o descontentamento, também nos atinja.
Muitas vezes achamos que somos melhores que nosso chefe (clientes), achamos inclusive que ele precisa mais de nós, que nós dele. Ai quando as coisas dão erradas, muitas vezes tomamos decisões sem consultar nosso chefe (clientes). Que absurdo não!
Se nossa estrutura organizacional não vem agradando nosso chefe, ou seja, nossos clientes, a melhor coisa que temos a fazer, é perguntar para nossos colegas de trabalho, para nossos colaboradores, perguntar o que eles que andaram ouvindo do chefe (cliente) ultimamente, pois são eles que estão em contato diário com o chefe (clientes).
Mas se você achar que as informações que seu chefe (cliente) deixou escapar para seus colaboradores não são suficientes, então faça uma pesquisa junto a ele, pesquise profundamente sua personalidade. Descubra o que ele realmente espera de você. Descubra qual seu sonho de facilidade, qual seu conceito de facilidade, e então trate de se adequar aos sonhos de seu chefe (cliente), atualize e revitalize os conceitos que ele considera importante, de forma a proporcionar cada vez mais facilidades para seu chefe (cliente).

delion@conectsul.com.br