sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dinheiro Público


Delion Teixeira Pereira
Dinheiro Público
Quando criticamos uma pessoa pública, na verdade, estamos criticando quem escolhemos para administrar o dinheiro de nossos impostos.
Quando vaiamos alguma autoridade eleita, na verdade estamos desrespeitando quem votou nela, por isso a importância de pensar bem na hora de escolher quem vai administrar nossos bens públicos.
Quando depredamos o patrimônio público, na verdade estamos destruindo o que é nosso. Em outras palavras, estamos desviando verbas de setores importantes, para restaurar o patrimônio por nós depredado.
Quando agimos de forma imprudente, provocando acidentes, na verdade, estamos colaborando de forma negativa com o sistema de saúde, estamos ocupando um leito que poderia estar à disposição de pessoas que realmente não tem culpa de sua enfermidade.
Quando vamos à escola e ficamos só de malandragem, na verdade, estamos jogando o dinheiro público fora. Na verdade as estradas são conservadas com dinheiro público, o ônibus escolar que nos leva a escola é pago com dinheiro público, a estrutura que o colégio oferece é paga com dinheiro público, nossos professores são pagos com dinheiro público. Quando não damos valor ao dinheiro público, na verdade não estamos somente desperdiçando as oportunidades que o setor público nos proporciona, mas também estamos desperdiçando recursos que poderiam ser aproveitados em outros setores.
Quando aceitamos ou pedimos dinheiro em troca de apoio eleitoral, na verdade estamos determinando o quanto vale nossa liberdade de escolha, estamos escolhendo alguém que nos suborna, para administrar o que é público, o que é de todos.
Quando estamos à frente de alguma instituição pública, temos que lembrar que somos eleitos por uma maioria, e se depois de eleito passamos a representar os interesses de uma minoria, é natural que nos sejamos responsabilizados por conflitos originados pelas irresponsabilidades de nossas ações.
Muitas vezes o dinheiro público não é muito bem aproveitado, muitas vezes associações, grupos, Ongs, recebem recursos, seja em dinheiro seja em equipamento, e estes recursos acabam sendo destinados a poucas pessoas, deixando muitas vezes, outros integrantes e a própria comunidade descontente. Na verdade tanto o aval para funcionamento, como também os recursos, só vieram porque existe uma necessidade coletiva. Por isso a ilegalidade do ato, onde certas pessoas se aproveitam da boa vontade de um grupo para obter vantagens.
O descrédito cada vez mais crescente no setor público, originado do destino controverso dado às verbas, esta fazendo com que muitas pessoas idôneas, passem a não acreditar mais em políticos, e não é só isso, conheço pessoas idôneas, que tem atitude social, que agora não participam mais de associações, ou iniciativas populares, pois sentem que seu esforço acaba sendo usado para um fim nem tão coletivo assim.
Na verdade o dinheiro público serve para combater as desigualdades e estimular a economia. Muitas vezes o imposto é visto como negativo, isto acontece porque a parcela de quem paga é pequena, se todos pagassem, o imposto seria menor. O dinheiro dos impostos serve para pagar todas as despesas de hospitais, quando nascemos, os auxílios maternidade e bolsas escolas, alimentação, enfim e etc. O Dinheiro público forma cidadãos capazes, íntegros, para trabalhar no desenvolvimento do país, seja nas empresas privadas, ou públicas.
delion@conectsul.com.br