segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Introdução a Contabilidade

A contabilidade é utilizada rudimentarmente desde a Pré História associando quantidade de bens a quantidades de pedras, controlando assim seu patrimônio (uma pedrinha para cada bem).
A contabilidade nasceu na Itália entre os séculos XII e XIX, e se consolidou em 1494, com a publicação do “Tratado Contábil”, que falava sobre partilhas dobradas de autoria do Frei Luca Pacioli. Até o Século XX, a Europa foi o centro contábil.
Com a ascensão da economia americana, a contabilidade se desenvolveu juntamente com suas normas.
Entende e interpretar dados contábeis, pode ser o diferencial para o sucesso pessoal ou empresarial, uma vez que os dados contábeis fornecem um raio x da saúde financeira da empresa ou pessoa física, auxiliando assim na tomada de decisões administrativas mais acertadas, ou seja, a contabilidade é uma importante ferramenta administrativa.
Na contabilidade não devemos misturar a contabilidade da empresa com a de seus sócios (ENTIDADE CONTÁBIL).
A contabilidade registra o patrimônio financeiro das empresas dês de sua constituição. Estes registros são apresentados na forma de Balanço Patrimonial.
A contabilidade esta relacionada com o controle e planejamento administrativo.
As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas indústrias, comércios) ou não (Cooperativas e associações).
A contabilidade quando o volume de negócios for alto, pode ser feito para pessoas físicas, transformando-a em uma Entidade Contábil. Não Havendo entidade contábil, não há contabilidade aplicada.
A contabilidade é mantida pela entidade, distinguindo-a dos sócios. Não se deve confundir pessoa física com jurídica.
Resumindo, a função da contabilidade é gerar informações financeiras através da coleta e registro de dados das operações. O entendimento destes dados é fundamental para uma boa administração, lembrando sempre que a observação da Entidade Contábil, como regra, é muito importante.
"Contabilidade é o registro da História Financeira de uma instituição"

Patrimônio
Após conhecer a definição de contabilidade, e saber que ela através do Balanço Patrimonial registra quantitativamente as alterações financeiras, vamos conhecer agora o conceito de patrimônio.
"Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade."
Bens é tudo aquilo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas. Os Bens são classificados como tangíveis quando possuem forma física, exemplo, dinheiro, veículos mercadorias. E intangíveis, que não podem ser tocados, ex: marcas, patentes de inventos, direitos autorais e ponto comercial.
Direitos são valores ou obrigações “a receber” de terceiros. Ex: uma venda a prazo. Na contabilidade pessoal, após um mês de trabalho, temos o direito de receber nosso salário.
Obrigações – São compras a prazo, ou empréstimos de produtos. As Obrigações são lançadas no lado direito do “Balanço Patrimonial”.
Em um balanço patrimonial observam-se aspectos qualitativos (denominar bens, direitos e obrigações) e quantitativos que é dar aos bens, direitos e obrigações os devidos valores.
Podemos entender agora, que na pratica o Balanço Patrimonial demonstra o tamanho do patrimônio da Empresa ou Pessoa Física, com a definição de quanto se possui em dinheiro, a valorização dos imóveis, o que temos a receber e o valor das dívidas. Ou seja, resumindo:
*Patrimônio é bens direitos e obrigações
*Bens é o patrimônio positivo tangível e intangível
*Direitos são produtos a receber
*Obrigações é a dedução dos bens utilizada para amortizar dividas.

Ativo Passivo e Patrimônio Líquido
* Ativos – E o conjunto de bens e direitos de uma entidade, que devem ser lançados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
* Passivos – E as obrigações da entidade, ou seja, dívidas contraídas, que devem ser lançadas no lado direito do balanço patrimonial.
* Patrimônio Liquido – E a soma de bens mais direitos menos obrigações, Lançado no lado direito do Balanço Social, abaixo das obrigações.
Para igualdade da coluna do ativo e do passivo, podemos dizer também que o ativo sempre será igual ao passivo mais o patrimônio liquido. Exemplo:
Ativos: b = 4 (+) d = 2 total 6
Passivo: o = 2
Patrimônio liquido = 6 – 2 = 4
A = 4 + 2 = 6
Assim podemos formular a equação básica do patrimônio liquido:
PL = Bens + Direitos menos obrigações. Resumindo:
PL = Ativos - Passivos

Estados patrimoniais:
*Situação liquida positiva, quando o ativo é maior que o passivo.
Ativos = bens + direitos > Passivo = Obrigações. (superávit líquido)
*Situação liquida negativa, quando o ativo é menor que o passivo.
Ativos = bens + direitos < Passivo = Obrigações. (déficit liquido) *Situação liquida nula, quando o ativo é igual ao passivo. Ativos = bens + direitos (=) Passivo = Obrigações. Resumindo: O Patrimônio Liquido representa a riqueza de uma entidade, o mesmo pode ser positivo, negativo ou nulo.



Contabilizando com Balanços sucessivos
Balanço Sucessivo significa a seqüência de mudanças no balanço patrimonial, registradas dês do investimento do Capital social de Fundação, até a ultima alteração sofrida.
A história de uma empresa, inicia com a identificação do mercado a ser explorado e a idéia de criar uma empresa naquele setor. O primeiro Balanço Social, da empresa criada, será registrado no ato da fundação da empresa com a aplicação do Capital Social Inicial, dali por diante cada movimentação financeira, resultara em um balanço que demonstrará as alterações patrimoniais ocorridas.
Importante frisar que a principal função do Balanço Social é demonstrar a origem e o destino das movimentações financeiras, permitindo assim um controle maior sobre o patrimônio.
Um Balanço Patrimonial inicia com a entrada de recursos do capital social inicial, estes recursos são movimentados, investindo-os na estruturação da empresa e linha de produção.
A próxima entrada de capital pode ser obtida com a venda de produção e um provável lucro, ou então através de investimentos de terceiros nas compras a prazo (duplicatas a pagar), ou ainda com aumento do capital social, através de investimentos por parte dos sócios.
Quanto a dívidas, não é bom ter, contudo o uso eficiente de capitais de terceiros pode nos trazer inúmeros benefícios.
Todo capital que entra no caixa de uma empresa é oriundo de um crédito e quando ele entra na empresa, é debitado ou destinado, ou seja, todo balanço social apresenta origem e destino da movimentação do capital.
Resumindo o Capital inicial é o Capital Social. O capital investido é o Capital de Terceiros.
A soma destes capitais forma o Capital Total a Disposição da Empresa.
Perguntas:
Contabilidade é:
A contabilidade é um instrumento de apoio à administração, pois praticar contabilidade é analisar o patrimônio e movimentação financeira de pessoa física ou jurídica, e através da interpretação e entendimento destes dados, tomar decisões administrativas mais acertadas.

Um empresário fica aborrecido porque sua empresa em determinado momento apresentou resultados negativos, chamado para dar explicações, o contador informou que, que o resultado negativo é fruto da aquisição por parte da empresa de um veiculo, o qual foi dado de presente à sua esposa. O que deixou de ser observado pelo empresário e o contador tem obrigação de observar de agora em diante?
Deixou de ser observado o seguinte:
A contabilidade é mantida pela entidade, distinguindo-a dos sócios, como a contabilidade é realizada para entidade o contador não deve misturar a movimentação da entidade com a de seus sócios. Não se deve confundir pessoa física com jurídica.

Conceito de patrimônio?
Patrimônio é o que você possui o que você tem a receber, e também suas obrigações com terceiros. Patrimônio é a soma dos bens que você possui, mais o que você tem direito a receber, menos as obrigações a pagar

Mais conteúdo, siga os "Marcadores"
Página Inicial.    orkut participe