sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Diferencial Humano


Delion Teixeira Pereira
Diferencial Humano
Qual diferença entre uma empresa e outra, porque uma cresce e outra, nem tanto. Porque empresas com patrimônios grandiosos acabam falindo, enquanto outras com pouca estrutura aparente acabam emergindo, se tornando potências?
Todos nos conhecemos casos de empresas que concorriam no mercado, com aparente igualdade, e umas delas faliu, enquanto a outra cresceu, e então nos perguntamos; se tinham tecnologia, clientes e localização semelhantes, porque uma cresceu e outra faliu?
A resposta esta no diferencial humano. Lembra! – Temos que inovar para competir. Inovação vem da integração entre ser humano sistema e produto final apresentado. Então nos perguntamos qual fator variável que interfere no resultado final de um produto ou serviço, para que o mesmo seja ou não inovador? Se a tecnologia é padrão, é obvio que o fator variável que diferencia uma empresa de outra é o fator humano, então inovação pode vir de máquina, mas vem principalmente de quem à cria, de quem a opera. Inovação vem de gente, em outras palavras se quiser se manter no mercado tenha um pessoal qualificado, tenha um pessoal inovador.
Mas acontece que é um pouco complicado identificar uma pessoa inovadora, que vai fazer a diferença, na verdade existem muitas pessoas interessadas em trabalhar para ganhar o dinheiro, mas muito poucas estão preocupadas em fazer bem este trabalho. Eu diria que o diferencial humano esta no grau de comprometimento com a causa da empresa.
Eu diria que uma pessoa diferenciada, sabe desde os tempos de escola, que quem tem que aprender é ela e não seus professores, uma pessoa diferenciada na faculdade não participa de um grupo porque ele é inteligente, mas sim porque neste grupo vai ser possível desenvolver suas idéias, uma pessoa diferenciada não cola na faculdade, porque depois em seu trabalho não vai ter quem lhe passe cola, uma pessoa diferenciada, começa e termina seu trabalho, uma pessoa diferenciada presta atenção aos detalhes, não faz trabalho pela metade ou malfeito.
Uma das principais características, que realmente faz a diferença, um dos componentes que mais influi positivamente no diferencial humano, é o quilometro extra, é aquele funcionário que extrapola os padrões positivamente é aquele que faz ainda um pouco mais que se espera dele, é aquele que empreende que inova que trabalha como se a empresa fosse realmente dele, é aquela pessoa que não precisa de superior para trabalhar, para tomar decisões, e sabe exatamente à hora consultar seu superior.
Bons funcionários, funcionários diferenciados, qualificam e ajudam a qualificar o quadro funcional da empresa, pois um bom funcionário, seguro de seu papel no desenvolvimento da empresa, não vai impedir a ascensão de outro bom funcionário, por medo que o mesmo venha a ocupar seu cargo, sua função, porque ele entende que hoje para sermos competitivos temos que trabalhar com pessoas iguais ou melhores do que nós, resumindo: Funcionários diferenciados atraem mais pessoas diferenciadas.
O importante a ser ressaltado é o seguinte, o único fator realmente competitivo na sua empresa é o funcionário, por isto a importância de identificar e contratar a pessoa certa, para se manter no mercado, então a chave do sucesso nos dias atuais é saber garimpar talentos que garantam sua sobrevivência, pois pessoas preparadas, que desempenham de forma brilhante sua função, são pessoas que farão com que sua empresa proporcione cada vez mais facilidades aos clientes.
delion@conectsul.com.br