sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Inovar para competir.


Delion Teixeira Pereira
Inovar para competir.
Quando passou o primeiro avião, muita gente acabou se escondendo, por não conhecer tal máquina voadora. A inovação do avião trouxe enorme vantagem competitiva, para quem tem acesso a ela, ou aos benefícios que ela proporciona.
Certa vez uma professora minha, trouxe uma pergunta que lhe fizeram na faculdade; porque os carros estão cada vez com formas mais arredondadas?
A resposta esta na inovação. E porque inovar? Inovar, porque o cliente não quer a solução de seu problema, o cliente quer muito mais que isso, nós clientes queremos ser surpreendidos, na verdade quando escolhemos um produto ou serviço, nós só temos um critério, qual deles me proporciona mais “facilidade”.
Se a fabricante de carros, só quisesse satisfazer o cliente, ela construiria os mesmos carros quadrados de sempre que seu cliente estaria acostumado a comprar. O cliente escolheria o carro, a empresa satisfazia seu desejo de ter aquele carro e pronto cliente satisfeito.
Na verdade as empresas de carros ou qualquer outro produto, inovam, elaborando formas e designes mais arrojados, que exigem maior tecnologia, porque o objetivo das empresas e se destacar perante os concorrentes, apresentando um produto melhor que o cliente esperava, surpreendendo o cliente, ou seja, apresentar ao cliente um produto que proporcione a ele mais facilidade, e ainda, o melhor de tudo, apresentar ao cliente um produto melhor que de seus concorrentes.
Na verdade a inovação nos traz inúmeras vantagens competitivas. Inovar para uma empresa de varejo, por exemplo, pode significar trocar seus equipamentos de refrigeração por outros mais modernos, melhorando o designe da loja e ainda obtendo 50% de economia no consumo de energia elétrica. Já para o setor público, inovar pode significar, usando um exemplo simples, a compra de uma roçadeira a trator, que vai substituir o trabalho de quatro ou cinco trabalhadores manual, e ainda realizar um trabalho mais padrão economizando mão de obra e os salários de novos funcionários.
Inovar não deve ser uma palavra constante somente no vocabulário de dirigentes de empresas, deve também ser uma preocupação constante dos funcionários. Se o funcionário não se atualiza, não se prepara para desempenhar novas funções, daqui a pouco ele está desempregado, e não porque não tem emprego, e sim, porque a função que ele e seus quatro colegas exerciam, não existe mais, esta sendo desempenhada por outra pessoa mais especializada e atualizada.
Mas é importante ressaltar, que inovar, não é instalar uma parafernália tecnológica, e esperar resultados. Pois o sucesso de uma tecnologia, mais ou menos complexa, sempre obedece a três variáveis: Qualidade do profissional que opera o equipamento, o nível de tecnologia e possibilidades que este equipamento oferece, e o trabalho final, resultante da interação entre profissional e máquina.
Muitas empresas instalam sistemas sofisticados, mas não aproveitam todo potencial que este sistema proporciona. Acontece que uma empresa deve ser sistêmica, ou seja, o sistema informatizado deve ser adaptado ao modo da empresa atuar, pois se ele não é aproveitado em sua totalidade, ou ele não esta adequado as necessidades, ou então não tem pessoas capacitadas para operá-lo. Um sistema informatizado pode promover uma inovação de 5% em uma empresa, mas se ele for operado corretamente e estiver totalmente adequado as necessidades, então a inovação pode chegar a 100%.
Resumindo a inovação permite as empresas competirem no mercado, oferecendo cada vez mais facilidades aos clientes.
delion@conectsul.com.br