quinta-feira, 10 de março de 2011

Administração da produção - Básico


Planejamento e controle da produção.
Considerando limites da empresa, devemos fazer com que a mesma opere continuamente, esta é a função do (PCP). Toda operação requer um planejamento, que receba informações de setores da empresa administrando as de modo a atender aos objetivos da empresa e as exigências dos clientes. Com estes controles setoriais é possível elaborar um plano estratégico produtivo, seu planejamento mestre, programar a produção e acompanhar a mesma na busca de resultados mais eficientes.
Tipos de processos/Operações
É o caminho percorrido por um material, da entrada até a saída da empresa, neste caminho o material sofre quatro tipos de processo, que dependem de dois fatores: Valor e Variedade.
Material de processo continuo: com alta uniformização, ex energia elétrica petróleo água.
Material com processo repetitivo em massa: produtos altamente padronizados, ex automóveis e produtos com linha de produção padrão.
Material com processo repetitivo em lotes: padronizado especificamente por lote, ex alimento industrializado sapatos e restaurantes.
Material processado por projeto: que atendem a uma necessidade especifica do cliente, ex navios usinas, e projetos particulares.
Neste processo é importante as empresas desenvolver e aperfeiçoar um conjunto de características, que atendam as necessidades dos clientes, para que os mesmos obtenham vantagens e tragam novos clientes. Isto se chama estratégia de produção.
Para que a estratégia produtiva ajude a empresa do cliente a ter vantagens, precisamos elaborar claramente à forma de acompanhamento de desempenho produtivo, geralmente como critério estratégico utiliza se objetivo de desempenho, que são:
Custos, produzindo bens e serviços a preços mais baixos que a concorrência.
Qualidade, produzir bens e serviços com qualidade superior à concorrência.
Desempenho de entrega, confiabilidade velocidade, prazo de entrega, superando a concorrência.
Flexibilidade diante de eventos inesperados
Outros, preservar ambiente.
Estratégias de produção afetam diretamente a competitividade da empresa, vejamos as áreas e os pontos importantes nas estratégias adotadas.
Instalações; área geográfica, tamanho, volume e mix de produção grau de especialização arranjo físico e forma de manutenção;
Capacidade produtiva, qual nível necessário, como ampliar.
Tecnologia; tipo de equipamento e sistema, grau de automação, flexibilidade, atualizações e expansão.
Integração vertical; que se produz na interna, que se compra de terceiros, política padrão a ser adotada com fornecedores.
Organização, tipo de estrutura organizacional, nível de centralização, formas de comunicação e controle das atividades.
RH; como recrutar, selecionar, contratar, desenvolver, avaliar e remunerar a mão de obra.
Qualidade; atribuição de responsabilidades, que controles normas e ferramentas de decisões deve empregar quais os padrões e métodos de comparação.
Planejamento e controle da Produção; que sistema PCP empregar, qual política de compras e estoque, que nível de informatização das informações, qual ritmo produtivo e a forma de controle.
Novos produtos, ciclos, com que freqüência lançar e desenvolver, produtos e processos.
Entendi que o PCP tem finalidade funcional e continua. Para atingir esta finalidade, as operações têm que ser planejadas, de modo a atingir os objetivos da empresa e as exigências dos clientes.
Para planejar uma produção precisamos reconhecer os tipos de processos, escolher o mais adequado e acompanhar seu desempenho, através de critérios previamente definidos, para que através de um conjunto de estratégias, se possa atingir os objetivos, que seria disponibilizar um produto de qualidade superior ao cliente, superando a concorrência.
Saiba mais:
Planejar é administrar informações recebidas de forma a elaborar um plano estratégico produtivo que venha satisfazer a empresa e agradar o cliente, e o controle da produção é o acompanhamento da mesma, para ver se o plano produtivo esta sendo executado de acordo com o planejado.
 As Informações que devem ser enviadas ao PCP:
Informações de planejamento estratégicos da produção a logo prazo com estimativas de venda, capacidade produtiva e recursos financeiros, Planejamento mestre da produção com verificação das famílias dos produtos, com identificação de possíveis problemas antes da fabricação, para que medidas preventivas possam ser tomadas evitando surpresas no processo, Programação da produção para estabelecer roteiros produtivos, descrição de ordem de compras e recepção de materiais e Informação de acompanhamento da produção orientar a programação produtiva dentro das expectativas planejada, com resoluções rápidas objetivas e práticas.

processos repetitivos em massa e em lote:
Em massa é uma linha de montagem altamente padronizada, e em lote o padrão pode mudar a cada lote.

Custo é produzir bens e serviços a preços mais baixos que a concorrência
Qualidade é produzir bens e serviços com qualidade superior à concorrência.
Desempenho de entrega resulta em confiabilidade e velocidade nos prazos de entrega e consequentemente em melhores serviços.
Flexibilidade é ter capacidade de reação rápida a eventos repentinos
Outros seria respeitar as leis ambientais, como tendência de aceitação de mercado.
...
Administração dos estoques
A maximização dos lucros passa pela administração dos estoques através do balanceamento da demanda produtiva. A demanda determina a sobrevivência empresarial, sendo assim o balanceamento dos estoques facilita a administração deixando a empresa mais flexível e conseqüentemente mais competitiva.
Os estoques devem ter um planejamento estratégico a curto médio e longo prazo para um sincronismo entre demanda atua e futura.
Devemos prever a demanda para minimizar erros, utilizando métodos de previsão, as previsões são uma parte importante e fundamental, e devem ser tomadas pelas partes diretamente interessadas, inicialmente pelo conselho, depois com pesquisa de clientes para expectativas de vendas futuras, comparar vendas com a versão anterior do produto, e é claro pesquisa de mercado.
            Existem modelos quantitativos de previsão, baseados em modelos matemáticos e dados históricos da organização.
Se existe uma flexibilidade maior a demanda pode ser independente, de acordo com o pedido dos clientes.
A gestão de estoques é uma estratégia de desempenho, sua função é planejar o andamento produtivo.