terça-feira, 15 de março de 2011

Economia Avaçada


Macroeconomia

Lei da oferta e procura.
Objetiva a estabilização de preços através de um equilíbrio entre quantidade de produtos disponíveis e demanda existente.
Comportamento do consumidor em relação a mercadorias
À medida que a mercadoria aumenta seu preço, o consumidor tende a procura-la menos ou substitui-la por similares mais baratos. A utilidade de um produto pelo consumidor, também depende de sua quantidade no mercado, o excesso de determinado produto pode inicialmente ter boa aceitação, mas com o tempo torna-se reduzido seu consumo.
Existe um conflito de interesses entre consumidores e empresários, uma vês, que o consumidor, busca o menor preço possível e o empresário tenta vender seu produto com a maio margem de lucro possível.
O equilíbrio entre consumo e produção ocorre na medida em que o mercado competitivo adequado ao seu sistema de produção, proporcionando ao consumidor uma demanda equilibrada com a procura, e a preços, que estimule tanto a compra, como o setor produtivo.
Este fenômeno de adequação do mercado a lei da oferta e procura, buscando um equilíbrio mais harmonioso entre as parte, é chamado Mão Invisível.

Elasticidade da procura e da oferta.

Dá-se pela necessidade, ou seja, pelo essencial e pelo supérfluo.
É o teor de aumento ou diminuição da oferta ou da procura, de acordo com aumento ou diminuição dos preços.
Procura:
Se um produto é essencial ele tem pouca sensibilidade à baixa de preços, ou seja, é um produto inelástico, agora se o produto for supérfluo e raro, qualquer baixa nos preços representa a oportunidade de obter um produto raro, aumentando sua procura, tornando esta procura elástica.
Oferta, é o estimulo para produção de acordo com o produto final (preço do produto de acordo com a produção e aceitação no mercado).
 Elasticidade da oferta
A proporção entre aumento de produção e aumento de preços é diferentes de mercadoria para mercadoria, esta variação entre aumento de preços e produção de uma mercadoria para outra, é medido pela elasticidade do preço da oferta.
Oferta elástica aumento na quantidade ofertada, superior ao aumento de seus preços.
Oferta de Elasticidade Unitária,  é quando o aumento da oferta e preço dos produtos é proporcional.
Oferta Inelástica é quando a quantidade ofertada é menor que o aumento dos preços.
Fatores influentes na elasticidade do preço de oferta.
O fator tempo, ou seja, o tempo de elaboração do produto até ele ficar disponível para o mercado, e a disponibilidade de recursos para investimentos influencia diretamente na elasticidade da oferta, no primeiro caso, se o produto demora a ser elaborado, o aumento de seu preço, não implicara em um aumento imediato de sua oferta. Ex aluguéis na praia.
No segundo caso vai depender da disponibilidade de recursos naturais, humanos e de capital.

Estrutura de mercado

É a estrutura onde ocorrem as transações comerciais baseadas:
Na concorrência perfeita, a estrutura de mercado é baseada em um grande numero de firmas e compradores. Onde as firmas e consumidores conhecem plenamente o mercado. Há liberdade de saída e entrada no mercado, onde compras individuais não alteram preços devido à concorrência acirrada, exemplo as feiras livres de hortifrutigranjeiros.
Competição Imperfeita, ou Monopolista  diferencia-se da concorrência perfeita pelos produtos diferenciados oferecidos por cada firma, agregando preços de acordo com a qualidade e marca.
Oligopólio é quando a estrutura de mercado é baseada em um pequeno numero de empresas responsáveis pela oferta de grande parte do mercado. Exemplo o setor produtivo brasileiro, automotivo, cervejeiro, combustível.
Monopólio é quando o ofertante, por ser único tem maior poder de negociação frente ao consumidor, exemplo o sistema de fornecimento de energia elétrica. Este monopólio se dá pela obtenção de patentes e controle sobre as matérias primas básicas, controle financeiro, e estrutural.
Monopólio Institucional quando determinado setor da economia é considerado estratégico para o governo. Exemplo Petrobrás até 1995 detinha o monopólio sobre o petróleo brasileiro.