quinta-feira, 10 de março de 2011

Paper - Administração da Produção


O PAPEL DO GERENTE DE PRODUÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 


Delion Teixeira Pereira

Prof. Marcos Alexandre Greuel
Prof. Sérgio Cadore

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 1741) – Administração da produção
dd/mm/aa

RESUMO

O papel do Gerente de Produção na preservação do Meio Ambiente, diz respeito às preocupações básicas na hora de tomar decisões gerenciais de produção. Entre as principais preocupações esta a obtenção de matérias primas para produção e a preocupação no gerenciamento e preservação das fontes, como política ambiental e de sustentabilidade empresarial em longo prazo. Outro ponto importante a ser ressaltado que merece atenção especial do Gerente de Produção é a realização de procedimentos adequados no departamento de produção ou beneficiamento, para um melhor aproveitamento das matérias primas, evitando desperdício, e conseqüentemente preservando o meio ambiente. Um terceiro e ultimo ponto a ser ressaltado, é o impacto desta visão sistêmica no departamento de venda da empresa. Produtos que respeitam os padrões ambientais de qualidade tem tendência a ter melhor aceitação no mercado, e por ultimo e mais importante, os padrões de qualidade e gestão ambiental da produção só são válidos se forem certificados tanto por órgãos nacionais como internacionais, dando assim condições tanto de crescimento da empresa como na obtenção de créditos para investimento.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Produtividade; Meio Ambiente.


1 INTRODUÇÃO


Projetar um artigo sobre um determinado tema, significa ter uma visão sistêmica e em segundo passo, separar este tema por departamentos explicando separadamente cada um deles, mostrando suas conexões e interdependências, depois tentar integra-lo com o conhecimento de seus detalhes, chegando à conclusão da sua importância. Assim será desenvolvido este paper, ele partira de uma visão ampla, posteriormente separada em três departamentos distintos, mostrando em seguida as funções de cada departamento e a integração entre eles, ou seja, de que forma eles interagem influenciando no resultado geral de uma empresa e na visão externa, que a empresa passa para seus clientes, envolvendo fontes de matéria primas, departamento de produção e departamento de vendas, tudo dentro das normas ambientais, em uma visão sistêmica e integrada.


2 FONTES DE MATÉRIAS PRIMAS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

A primeira preocupação de um gerente de produção com visão sistêmica sobre toda cadeia que envolve o processo produtivo e sua relação com outros departamentos da empresa, e a relação da empresa com seus clientes, pois tudo que se retira da natureza, para ser processado, passa a ter valor comercial, e só tem valor comercial àquilo que é raro, ou seja, não esta disponível para todos, tendo valor comercial, portanto o gerente tem que dedicar uma atenção especial a sua fonte de matéria prima.

Só esta argumentação já seria suficiente para demonstrar a importância de preservar as fontes produtivas e por conseqüência o meio ambiente. Acontece que o conceito de preservação ambiental é recente e, portanto como algo novo com muito a ser aprendido, com conceitos a serem formados. Há quem ache que preservar o meio ambiente faz parte de uma política de conquistar clientes, cada vez mais exigentes, quando na verdade preservar o meio ambiente é preservar as fontes de matérias prima e por conseqüência garantir competitividade e sobrevivência da empresa.

Ao contrário do que possa parecer, uma exploração ponderada de uma fonte de matérias primas não significa um retrocesso na empresa e sim um pensamento em longo prazo. Pois qualidade não tem valor, mas produto sem qualidade, este sim perde o valor, e a qualidade de um produto passa pela preservação de suas fontes.

Além do fator ambiente outro fator que um Gerente de Produção deve se preocupar é com as condições de trabalho no departamento de produção, pois nada adianta uma política voltada para o meio ambiente e consequentemente para melhora da qualidade de vida no planeta, se na sua empresa os funcionários não têm uma remuneração justa e o ambiente de trabalho não é adequado e seguro.


3 DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO E CUIDADOS COM MEIO AMBIENTE


Como foi falado inicialmente na importância que um Gerente de Produção e de suas medidas para preservação das fontes produtivas, pois estas fontes são a garantia de abastecimento sustentável do departamento de produção. Neste item três, vou falar do fator ideológico que deve integrar a linha administrativa de um gerente de produção entre preservação de fontes de matérias primas e processo produtivo.

Imagine, se um gerente de produção se preocupar tanto com a fonte produtiva, e na hora de processar a produção utilize todos os métodos possíveis para extrair o máximo que a matéria prima pode render, sem se preocupar com os resíduos, este procedimento seria no mínimo incoerente, pois em longo prazo se todos os gerentes se comportarem assim, um dia estes resíduos, produzidos deliberadamente e sem o tratamento adequado, atingiriam a fonte de matéria prima, esta se debilitaria e consequentemente todo processo produtivo estaria prejudicado, é como diz um jargão popular este comportamento seria “um tiro no próprio pé”.

Em vez disso o procedimento recomendado em um sistema de produção, seria uma utilização racional dos recursos de produção tratando o excedente, com sabedoria e de acordo com as especificações dos órgãos que estabelecem as normas ambientais, e dando um destino correto a cada tipo de matéria prima ou excedente, pois na natureza, nada se perde tudo é reaproveitado. Este conceito faz parte da política econômica atual de empresas líderes, que chegam a abrir novos ramos de negócios, através da comercialização de resíduos.

No caso dos resíduos orgânicos, geralmente são reaproveitados, vendendo-os para fábricas de fertilizantes. Os resíduos de petróleo formam vários derivados, como gás, graxa, plástico etc.

Os resíduos que porventura tenham que devolvidos a natureza, devem passar por um longo processo, de acordo com seu potencial de destruição ambiental. Isto evitaria a contaminação de fontes produtivas, pois querendo ou não, tudo que existe um dia veio da terra e tudo a ela vai retornar, e o tempo que levara para se decompor em matéria prima novamente, vai depender do tratamento que daremos a ela ao descartá-la.

Resumindo evitar o desperdício de matéria prima dando um destino ambientalmente adequado aos resíduos, faz parte de uma política de preservação empresarial em longo prazo. 


4 REFLÉXO DE POLÍTICAS AMBIENTAIS NO DEPARTAMENTO DE VENDAS


O principal objetivo de um Gerente de Produção ao seguir uma linha de raciocínio integrada desde a fonte produtiva e departamento de produção, está relacionado com a qualidade total do produto que será oferecido ao cliente pelo departamento de vendas. Este tipo de comportamento em um cenário macroeconômico é extremamente positivo na hora de conquistar os clientes, principalmente no setor de exportação e também recentemente no setor interno que com campanhas populares de preservação e principalmente de conscientização ambiental, esta formando consumidores cada vez mais exigentes. Campanhas estas que serão faladas mais adiante.

Este fator não citado anteriormente de propósito com certeza é o fator integrador que move as ações de um gerente de produção, pois ainda esta valendo a velha tese de produzir um produto de acordo com a tendência de consumo.

Uma prova da influencia, do meio ambiente sobre as transações comerciais, é a recente restrição da União européia ao Etanol brasileiro, alegando que o mesmo não vem de fontes ambientalmente confiáveis e que o mesmo agride o meio ambiente, provocando desmatamento de áreas de preservação natural, para cultivar a matéria prima. Segundo Correio do Povo (2007) “[...] Montadoras teriam dúvidas sobre misturas de combustível e não querem dar garantia aos motores. Por trás da discussão está a necessidade de fixar padrões de composição e uso. O governo brasileiro lançou certificado ambiental para o álcool brasileiro em resposta às pressões”.

Além de adotar medidas protecionistas para exportação de seus paises os governos também se previnem de possíveis cartéis internacionais, que possam objetivar tirar do mercado um produto alegando que o mesmo não rege normas ambientais, e é nessa prevenção que novamente o Gerente de Produção deve ficar atento, pois para emitir certificados nacionais de qualidade ambiental de determinado produto, o governo tem que ter um ou mais órgãos para fiscalizar e punir exemplarmente as irregularidades e desastres ambientais, estes órgãos são a Fepan, Ibama e outros, são eles os responsáveis pela credibilidade interna do setor produtivo, credibilidade esta que é utilizada pelo governo para defender os interesses do país perante blocos comerciais. Nesta linha já da pra se ver a importância ambiental no sistema de produção, que tem conseqüências amplas, que podem ser positivas ou negativas, voltando assim àquela frase dita anteriormente sobre a importância da qualificação de um Gerente de Produção, pois “competência não tem valor, mas falta de competência pode custar muito caro”.

Inclusive órgãos financeiros de incentivo a produção, como é o caso do BNDES, exigem uma série de medidas sócio-ambientais, para aprovação de um projeto de financiamento. Entre os itens quem devem constar em um projeto, estão: BNDES (2007) Classificação ambiental, quanto à localização do empreendimento, a natureza da utilização de recursos naturais, visão e práticas ambientais na empresa, status de licenciamento da empresa postulante, status de licenciamento do projeto, a existência de passivos ambientais, as necessidades de licenciamento ambiental previstas, enfim qualquer aspecto positivo de caráter ambiental é extremamente importante na hora de pleitear um financiamento para o crescimento de uma empresa.


5 CERTIFICADOS AMBIENTAIS E ACORDOS INTERNACIONAIS

Empresas que buscam excelência em exportação podem aderir há um certificado internacional importante que garante a Idoneidade do processo produtivo, este certificado seria A norma ISO 14001, um certificado ambiental Internacional de qualidade de produção e gestão ambiental. A empresa para conseguir este certificado, tem que cumprir uma série de normas capazes de qualificá-la como detentora do selo internacional de qualidade ambiental, e passar por fiscalização rigorosa periodicamente para manter o selo de qualidade.

Países também aderem a tratados internacionais de emitir menos poluentes na produção geral da indústria, como por exemplo, Wikipédia (2007) “Protocolo de Quioto discutido e negociado no Japão em 1997 e assinado em 2005, este tratado propõe a redução de 5,2% da emissão de poluentes até 2012, comparados com 1999”.

Outra prova para o Gerente de Produção, sobre o cuidado na obtenção e elaboração da matéria prima, são as recentes campanhas populares sobre preservação do meio Ambiente, feitas por Ongs, como Greenpeace, que atualmente divulga até um guia dos chamados produtos do segmento verde, ou seja, que seguem os padrões ambientais de produção. Outro grupo de destaque é o WWF.

Atualmente são promovidos festivais contra poluição com cantores de grande influencia popular como é o caso da edição brasileira do festival Live Earth que na realidade é um evento realizado em todo mundo no dia 07/07. Estes shows pressionam os países a adotar medidas menos poluidoras, que por seus vês através de seus órgãos de fiscalização impões uma série de normas sobre os sistemas de produção de um determinado país, e consequentemente sobre o Gerente de Produção. 

Mas na minha opinião integrar produção e meio ambiente, é criar um ambiente produtivo favorável onde o sistema de produção seja induzido a adotar medidas que venham a colaborar com meio ambiente e com sua própria saúde, ou seja, antes de punir temos que ter alternativas sustentáveis de renda. Por exemplo, uma pessoa que se dedica ao setor apícola, ela para não prejudicar suas atividades, será induzida a moderar nos defensivos agrícolas, plantara flores, não poluir o meio ambiente, terá em sua mesa um alimento saudável, terá uma vida mais saudável e sadia, dificilmente irá ao médico. Ou seja, preservar o meio ambiente é criar um sistema integral onde possa viver harmoniosamente e sadiamente, o ser humano e a natureza, onde os dois possam tirar proveito gerando um grande fator agregado que é a qualidade de vida. E toda empresa na qual seu Gerente de Produção que conseguir demonstrar na prática qualidade de vida nos padrões ambientais, com certeza terá melhor chance de vender seu produto.

Para finalizar este paper vale a pena citar um poema baseado na carta do Grande Chefe Indígena Seatle em 1854, em resposta a proposta de compra das terras indígenas. Trata-se de um texto com previsão em longo prazo sobre comportamento produtivo e conseqüências ambientais. De acordo com Delion (2007):

SABEDORIA INDÍGENA. 

Sejas no sul na Patagônia
Sejas na Europa ou no Canadá
A poluição ainda nos da insônia
E é deste assunto que vamos tratar

    Para inicio de assunto
Vou relatar este fato
E uma carta de um chefe indígena
Em mil oitocentos e cinqüenta e quatro
    
    O motivo e o remetente
É o que eu vou falar agora
Porque preocupação com o meio ambiente
Já era coisa de outrora

    Uma proposta do presidente
E o conteúdo o chefe índio se apavora
Era uma proposta indecente
De comprar a fauna e a flora

    E na resposta do nativo
E que esta sua lição
E em cada frase um motivo
Para fazer reflexão
"-Devemos cuidar da terra
Porque tudo que fizermos a ela
Terá reflexo na futura geração"

    "-E o solo desta terra
É as cinzas dos nossos avós
Tudo que acontecer a ela
Acontecera a todos nós"

    E tudo isso ele falou
Tem gente que não ouviu
"-O tecido da vida, o homem não tramou
É apenas um de seus fios"

    E no final de daquela carta
Ele nos deixou uma advertência
“-A degradação do meio ambiente e o fim da vida”.
“E o início da sobrevivência”

    Apesar de tudo que ele falou
Pouco veio a adiantar
Em alguns lugares veja só o que restou
Veja só a que patamar
O que tinha na floresta, só tem no zôo
E o óleo que derramou
Agora polui o mar

    Este desequilíbrio biológico
Esta afetando o eco sistema
Estão a viver no zoológico
Como a cumprir uma pena
Não pôr culpa merecida
É que acabaram com sua comida
E a falta de consciência os condena

    Hoje tem novas entidades
Novos grupos de preservação
Onde buscam na verdade
Encontrar a solução
E a separação do lixo, é a única conhecida.
Reciclar e preservar a árvore florida
É evitar a poluição.

    Tem o problema da poluição
Tem a solução da reciclagem
O lixo não e degradação
Quero que entendam esta mensagem
Porque lixo reciclado
É economia de material utilizado
E a preservação dos recursos naturais e a vantagem.

Então virão aqueles dias em que o caraíba procurará sombra e verá que ela não mais existe, sentirá sede e não encontrara água; A noite sentira frio, e descobrira que não há mais matéria prima para tecer suas cobertas.

... E então ele descobrira que de tudo aquilo que ele destruiu com seu egoísmo voraz, restou para ele somente a morte, sua eterna companheira de destruição.

Segundo Renner, Michael (2007) A economia ambiental sustentável já criou cerca de 14 milhões de empregos, novos empregos e oportunidades surgem, no segmento de reciclagem, eficiência energética, desenvolvimento de fontes renováveis. A Gestão Ambiental Estratégica, ajuda a manter os empregos em longo prazo, atualmente investimentos em energias renováveis e uso eficiente das mesmas, criam mais empregos que a industria extrativista. A pratica de reaproveitar valores aumenta em 5% o valor agregado da matéria prima. Este recurso economizado é investido no departamento de produção e conseqüentemente na criação de novos empregos. Uma medida simples como ferramenta de gestão em nível amplo, que poderia ser adotada, seria a diminuição dos impostos sobre o salário e aumento dos mesmos sobre a matéria prima, isso facilitaria a contratação de pessoal, ao mesmo tempo em que estimularia uma utilização cada vez mais racional da matéria prima pelo seu valor.


5 CONCLUSÃO

Após a realização do presente paper, conclui que é importante um Gerente de Produção agir sempre no sentido de evitar e minimizar os impactos ambientais de suas ações, na obtenção de matéria prima e elaboração do produto, pois o mesmo é responsável pela obtenção da matéria prima para a produção e elaboração da mesma de acordo com a demanda do departamento de vendas.

Conclui-se também que o Gerente de Produção deve atuar de forma a satisfazer seus clientes. Como atualmente políticas ambientais devido à escassez de recursos, estão se mostrando cada vez mais eficientes na obtenção de cliente e redução de custos, as mesmas têm que andar junto passo a passo com o processo produtivo, desde a coleta da matéria prima até a elaboração como política de autopreservação no cenário econômico.

E por ultimo conclui-se que o tipo de política ambiental aplicada no departamento de produção tem influencia decisiva na hora de fechar negócios com clientes, se uma empresa age dentro das normas ambientais de produção fica fácil ela se destacar no mercado, como também conseguir financiamentos para ampliar sua capacidade produtiva. Isso faz chegar a conclusão que Responsabilidade Ambiental é uma integração entre empresa e ambiente na busca de uma sobrevivência mútua e equilibrada.


6 REFERÊNCIAS


BNDES. Meio Ambiente: Política Ambiental. Disponível em: . Acesso em 13 Jul. 2007.

CORREIO DO POVO: UE impõe exigências para o uso do etanol. Disponível em: . Acesso em 13 Jul. 2007.

PEREIRA, D. T. Textos Poesias: Sabedoria Indígena. Disponível em: . Acesso em 13 Jul. 2007.

RENER, M. WWI: Preservação do Meio Ambiente: Fábrica de Empregos Para o Século XXI. Disponível em: < http://www.wwiuma.org.br/fabrica_emp.htm>. Acesso em 13 Jul. 2007.

WIKIPÉDIA: Protocolo de Quioto. Disponível em: . Acesso em 13 Jul. 2007.