sexta-feira, 11 de março de 2011

Técnicas de Gestão - Avançado

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Objetivos:
Descrever os impactos das mudanças econômicas nas organizações e no trabalho.
Caracterizar estratégias de gestão, demonstrando sua importância e aplicação.
Discutir ética e responsabilidade social.
Administração em tempos de mudanças
A interdependência entre organização e ambiente externo, relatada na teoria contingencial, nos faz concluir que as mudanças atuais, especialmente na comunicação e na informação, através do incremento da tecnologia, nos influenciam profundamente no setor prático da administração. O objetivo do presente estudo e desenvolver os principais aspectos de um ambiente atual, em transformação. Apontando possíveis caminhos.
Internacionalização dos negócios
Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural entre países. Desta integração resulta o barateamento dos transportes e da comunicação. A globalização se intensificou com avanço na comunicação, há partir do século XX.
A globalização como fator de integração econômica, pode ser percebida desde os princípios da civilização, pela troca de bens e serviços entre as pessoas.
A globalização cada vez mais complexa esta associada a mudanças globais, em particular no modo de realizar negócios.
Atualmente as transações globais permitem que uma empresa francesa, possua capital suíço, maquinas canadense, de fabricação japonesa, marketing italiano, sócios capitalistas na Polônia e no Marrocos que vende seu produto aos americanos.
Devido à competição globalizada, muitas empresas se associaram para sobreviver. Essas fusões deram origem a corporações poderosas muito comuns na atualidade. São empresas que tem marcas reconhecidas no mundo inteiro.
Paralelo a este comportamento corporativista, surgiu blocos econômicos, de países com interesses econômicos comuns.
Diante de tantos tratados, existem organizações criadas para sanar possíveis desentendimentos, Exemplo, OMC, ONU que supervisionam o cumprimento dos acordos.
Sendo assim uma economia aberta transformou-se numa aldeia global, incentivando a eficiência do produtor e tendo como resultado a satisfação do consumidor. Este clima pode gera tanto diminuição, quanto aumento de desemprego e domínio de alguns países sobre outros.
Negócios internacionais: Ao caracterizar como um produto é concebido, ou seja, se tem alguma origem internacional, motivada por expansão de mercado ou busca de recursos naturais perecíveis, ou que não podem ser transportado ou pela proximidade o do consumidor.
Para caracterizar a internacionalização de um produto, ele pode ser exportado para consumo (padrão internacional licenciado, o modo mais simples), exportar produto para ser montado no país anfitrião ou abrir filial internacional em parceria com empresa local, formando assim uma terceira empresa, uma participação societária, ou ainda transferência de tecnologia.
Mudanças de tecnologia na área da exportação
Dos computadores a válvulas dos anos 40 aos modernos Pendrives de12 Gigas, isso nos dá uma base para refletirmos sobre os avanços tecnológicos da era da informação.
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser entendida como um processo de inter-relação de componentes sejam programas pessoas ou componentes. O fenômeno do casamento do computador com tv e aparelhos de comunicação, é chamado por alguns como 3º Revolução Industrial (COTRIM, 2002 ), e por outros de Era da Informação(Castells 1999; Chiavenato, 2003).
A TI é responsável por mudanças significativas na vida econômica das pessoas e organizações diferenciando assim a nova e a velha tecnologia. A TI na economia se apresenta:
1 – A nova economia é o conhecimento humano aplicado aos produtos e serviços.
2 – A nova economia é digital, via internet.
3 – A realidade virtual faz parte da nova economia, com lojas virtuais empresas virtuais.
4 – A corporação é substituída por moléculas dinâmica e grupos de indivíduos e entidades.
5 – A nova economia é interligada (integrada) em rede, e conectada pela internet.
6 - o consumidor elimina o intermediário pelo contato direto com o produtor pela internet.
7 – Toda economia empresarial converge para conteúdos computadorizados, com uma economia predominantemente digital.
8 – A palavra de ordem é inovação, e rápida obsolescência de produtos.
9 – maior integração produtor consumidor, com opinião de consumidores, em relação ao produto. Consumidor colabora na produção opinando, consumidor produtor.
10 – Empresa em tempo real, sem férias, pela internet, imediata.
11 – Não há fronteiras para negócios e conhecimento (NEGÓCIOS GLOBALISADOS).
12 – Questões sociais provocam traumas e conflitos. (exclusão competitiva = protesto)
A informação pode ser considerada a terceira onda, sendo a primeira a agricultura, a segunda a industrialização.
Novo mundo do trabalho.
Os efeitos da inovação tecnológica globalizada enfatizam a importância do elemento humano trabalhando em equipe e da capacidade intelectual de inovar, valorizando o capital intelectual.
Tendo como diferencial humano inteligência e conhecimento, a força de trabalho se distingue, em duas classes: Dos altos funcionários com bons salários, e freqüente promoção, e dos funcionários de baixa qualificação com mínimas chances de promoção.
            A segurança de emprego depende de sua formação, ou seja, você vale o que pagam por seu serviço. Para manter o nível de empregabilidade o funcionário deve inovar o conhecimento de acordo com a inovação tecnológica do mercado.
          Atualmente sempre tem alguém a altura para nos substituir. Os funcionários devem se habilitar à tendência de trabalhar em equipe, ouvir e se fazer ouvir.
            Pela redução no quadro funcional resultam em excesso de trabalho, e consequentemente em um possível aumento do nível de estresse. Em determinado período, devido a aumento de trabalho, são contratados funcionários temporários, aumentando a flexibilidade da empresa e diminuindo os custos.
As jornadas de trabalhos estão diferenciadas, com horários móveis e flexíveis, por carga horária, ou então trabalhos moveis. Também há remuneração flexível, ou seja, por produção, ou desempenho. Há também uma descentralização de poder pela planificação hierárquica, com delegação de poder, com autoridade autonomia e confiança.
Um bom administrador deve estar atento às tendências, além de é claro administradores tope de linha, lançam tendências, influenciam, mas para chegar lá tem que aprender identificar tendências, e se adequar a um mercado em constante transformação.
Complemento
Informatização empresarial
Entre as tecnologias de pontas que mais se destacam, encontram-se as tecnologias informatizadas com seus componentes funcionais eficientes. A dinamização da informação proporcionada pela internet coloca o mundo em rede e pode ser considerada a mola propulsora da globalização, ou seja, da integração da informação.
Atualmente empresas têm parques industriais distantes de seus escritórios centrais, muitas vezes em outros países, com produtos sendo feito em países com mão de obra mais barata, ou seja, paises de terceiro mundo, proporcionando assim um produto mais competitivo perante o consumidor.
       O empregado passou a ser um colaborador servindo o empregador com informação. Esta informação depende de conhecimento e adaptação, fazendo com que o funcionário esteja em um processo de eterna reciclagem, para poder acompanhar os novos tempos, e não ficar a margem do mercado de trabalho.
           O dinamismo do mercado virtual, força empresas e empregados a mais responsabilidade e produção, através de enxugamento do quadro funcional, investimento em tecnologia, aprimoramento, e contratação de mão de obra especializada.
         A empresa que quiser entrar neste sistema novo e competitivo deve estar dinamicamente preparada e ter agilidade suficiente para manter-se atualizada as novas tendências.
       Os programas empresariais com mais chance de sucesso diante de um consumidor consciente, são os ecologicamente corretos, pois a informação deixa o consumidor cada vez mais exigente.
         Empresas tradicionais, se não aderirem à informatização, perderão seus melhores funcionários para as concorrentes, e em um mercado onde o fator humano é a diferença, manter uma empresa atualizada e informatizada, já é uma necessidade de mercado, simplificando os processos e estimulando os funcionários a continuar a prestando serviços.
         A era da informatização esta em franco crescimento se estruturando dinamizando um mercado estratégico, inovador e eficaz. A adaptação a novas tecnologias, pode significar a diferença entre o sucesso e perdas irrecuperáveis.
     Um pouco mais.
Características de uma Empresa do Século XXI:
        Diversas características definem uma empresa ideal da era da informação, abaixo estão listados algumas delas, com exemplos.
Toda empresa baseia-se em experiências anteriores para inovar, portanto inovação a partir do conhecimento é uma característica das empresas deste século
As corporações chegaram a ser um ambiente aconchegante e seguro de se manter no mercado, mas com a inovação através da informatização, ouve uma democratização do conhecimento, transformando um mercado aconchegante em competitivo.
            As empresas antes com preocupações de mercado local, passam a partir de agora a se preocupar com competitividade global, é crescer ou vender, exemplo da Vale do Rio Doce, Gerdau, Ambev, e Gol, que estão crescente regime de aquisição e incorporação de concorrentes, exemplo a Vale em 2007, adquiriu a carbonífera australiana AMCI por 663 milhões, a Gerdau faz constantes aquisições no mercado do aço americano, a Ambev, representante das marcas de bebidas mais importantes e a Gol processou a compra da Varig.
            Eficiência administrativa, também esta se tornando um produto caro, fazendo com que empresa passem a competir por bons profissionais. A competição entre empresas de diferentes setores, tanto na busca de recursos humanos, como na atração de investimentos públicos ou privados, através de recursos governamentais ou do mercado de ações, também é uma característica das empresas atuais, que já não competem somente com empresas de seu ramo de atuação.
            A capacidade industrial variável e com fronteiras incertas, faz com que a estabilidade empresarial de lugar a volatilidade tendo como único diferencial os recursos humanos e capacidade administrativa. Por exemplo, uma empresa com um departamento de produção bem preparado e um departamento de vendas com três pessoas eficientes que conhecem o mercado, pode superar outra com estrutura funcional densa, com departamento de vendas com 10 ou 15 funcionários. (Qualidade é melhor que quantidade)
            A tendência de eliminação de intermediários nas transações comerciais faz com que a logística tenha papel essencial, transformando a empresa em um ambiente estratégico e multifuncional.
            A convergência tecnológica faz com que empresas com sistemas de mercado comum tenham maior valor, ou seja, seus negócios convergem em um mesmo mercado ou sistema de atuação, seja real ou virtual. (padrão diferenciado valorização diferenciada)
            Versatilidade e readaptação no mercado também é um fator importante, exemplo, a Nokia a 20 anos atrás trabalhava com celulose, hoje é líder de mercado no segmento de celulares.
            Vigiar a concorrência refletir sobre o que vê e as possíveis mudanças em andamento e tomar decisões para se adaptar a mudanças de mercado e postura ética, ainda são diferencias que destacam uma empresa da concorrência. Exemplo, A AOL que comprou a Warner bros em 2000, era líder no segmento de Internet, atualmente a mesma é superada pela Yahoo, e pela líder de mercado Google.
            Existem alguns sucessos administrativos, que são impressionantes apesar das restrições de ordem jurídica de atuação, como por exemplo, da Al-Qaeda, liderada pelo milionário Saudita Osama Bin Ladem, que consegue sobreviver a ataques Estatais. Com uma rede interligada com núcleos móveis descentralizados. Segundo especialistas, para desestruturar um modelo Hierárquico convencional, basta eliminar 5% do comando central, já em uma organização como a de Bin Ladem, seria necessário atingir pelo menos 20% do comando para desestruturar a organização. Por isso a importância de descentralizar organizações e delegar funções, dando liberdade administrativa.
            De acordo com exemplos acima podemos reconhecer as seguintes características de métodos de gestão moderna:
            Executivos:
    têm que pensar em longo prazo, mas devem mostrar resultados imediatos;
    são cobrados por inovação, mas não podem perder eficiência;
   devem pensar em escala global, mas não podem perder de vista as responsabilidades locais;
    têm que colaborar, mas também competir;
    têm que fazer os negócios crescerem, mas sem perda de desempenho;
   devem trabalhar em equipe, mas são cobrados por sua responsabilidade individual;
   têm que ser flexíveis, mas não podem deixar de seguir os padrões.
            Se a Empresa não pode contratar funcionários caros, a mesma deve investir no seu quadro funcional, pela gestão da ignorância. "Gestão da ignorância é o processo de identificar o que a equipe não sabe, e projetar uma política que ajude a reduzir essa ignorância a um nível que permita avanços”.
            Uma boa regra de atuação equilibrada no mercado: "Use o bom senso em todas as situações. Não haverá outras regras". Lembrando sempre que O melhor jeito de multiplicar o conhecimento é dividi-lo” pois crescer todo mundo cresce, evoluir que é o difícil.
            Complemento: Técnicas de marketing.
            Expressões de marketing tem mudado curiosamente nos últimos tempos, exemplo: Rifa é Ação entre amigos; Se você for participar de uma palestra, você não assiste a um palestrante, e sim a um facilitador, há e o valor pág para assistir, não se chama mais custo, e sim investimento. No pós-marketing, as empresas on-line costumam pagar caro por bancos de dado (E-mail), que possibilitem divulgar seus produtos, estimulando a criação de programas espiões que violam a privacidade de internautas.
            Com base no que acabamos de ver, cabea a nos utilizar nosso conhecimento para nos aprimorar nos tornando aptos ao mercado de trabalho. Lembrando que ninguém é insubstituível.
Especial:          Aprenda com Bin Laden                                                                 A cartilha do cibermarqueteiro
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Vamos tratar das mais conhecidas pela ciência administrativa, entre elas: Gestão de Qualidade Total; Reengenharia;Downsizing.
Gestão de Qualidade Total: Qualidade são todas as características de um produto. Conhecendo-as, poderemos adequá-lo de acordo com suas características, ou seja, sabemos pra que ele serve. Conhecendo o produto podemos geri-lo de forma que o mesmo venha a adquirir uma eficiência total de sua qualidade. Quem define a qualidade de um produto é o cliente de acordo com o grau de satisfação com o mesmo, ou seja, Se ele realmente cumpre o que promete com eficiência. Isso mostra a influência do consumidor sobre o produto a ele direcionado.
Para uma empresa continuar competitiva, seu produto tem que inovar, lançando novas versões melhoradas, de acordo com a tendência e aceitação de mercado.
Os funcionários devem ter metas reais para atingir os objetivos, unir números a qualidade, estimular o aperfeiçoamento pessoal. Revisar os pontos básicos de qualidade de gestão.
Qualidade exige normas técnicas, as Chamada ISSO, que atestam se as empresas seguem os padrões internacionais, de gestão de qualidade, fornecedor x comprador (14000) e de gestão ambiental (9000).
Estes certificados comprovam o padrão de qualidade da empresa, isso possibilita novos negócios, principalmente no setor de exportação. Este processo tem um custo beneficio alto devido a consultorias especializadas e auditorias periódicas.
Reengenharia: E um conceito administrativo com objetivo de adaptar as estruturas de uma organização a mudanças. Neste conceito a Empresa inicia do zero reestruturando radicalmente os processos empresariais, ou seja, com este modo de agir sempre estaríamos inovando os métodos existentes por outros novos.
A Reengenharia segue alguns passos, primeiro se define os objetivos a serem substituídos, depois se diagnostica o processo existente e o seu resultado para empresa, se for vantajoso, mantém o processo atual com pequenas modificações. Com bases em aspectos revelados durante análise, desenhar um novo processo colocando a reengenharia em ação. E por ultimo reinplantar o os processos substituídos treinando operadores estruturando o processo piloto acompanhando o resultado.
A reengenharia substitui uma estrutura tradicional com funções especializadas, por uma voltada para os processos e clientes com autonomia liberdade e responsabilidade sem regras ou regulamentos, com gerentes com habilidade técnicas substituídas por habilidades interpessoais.
Este tipo de reestruturação pela modernização do processo gera um enxugamento no quadro funcional e consequentemente uma sensação de insegurança e perda da lealdade e confiança.
Downsizing
É a planificação dos níveis hierárquicos e redução de cargos de empresas antes com estruturas gigantescas e onerosas, tornando-as mais flexíveis. Esta Estratégia de Gestão provoca demissões em todos os níveis.
Benchmarking (marca de referência)
Consiste em (indicar) aplicar práticas bem sucedidas de gestão, como referencia administrativa. Ou seja, confronta-se práticas da organização com as melhores do mercado, imitando os exemplos mais eficientes. Exemplo Record atualmente esta em processo de benchmarking da Globo e do SBT. Não basta somente implantar exemplos eficientes, é preciso, entender o processo e há partir dai conseguir resultados melhores de forma sistemática e continuada.
Para este processo define-se o produto ou processo a ser comparado, identificam-se os desempenhos de referencia no setor, coleta-se dados para comparar e identificar falhas define-se onde a empresa pretende chegar com as melhorias, coloca-se em prática o plano para solucionar as falhas e compara os resultados com os da empresa de referencia, repetindo avaliações periódicas.
Um pouco mais:
A Ford, TINHA 500 pessoas trabalhavam em seu departamento de contas, e descobriu que a empresa Mazda, fazia o mesmo trabalho com 5 pessoas. Concluiu assim que seus procedimentos eram complexos e que precisava mudar suas práticas administrativas obsoletas. A Ford resolveu o Problema copiando os Procedimentos da Mazda. Computadorizando o sistema, as mercadorias eram conferidas pelo banco de dados e o cheque era gerado e fornecedor pago. Com esta simplicidade o setor de contas diminuiu de 500 para 100 funcionários.
Esta experiência revela que uma administração muito hierarquizada, os cargos devem sofrer processo de Reengenharia, ou então benchmarking.
Qualidade São todas as características de um produto ou processo, o conjunto de qualidades demonstrara sua eficiência, que vem a ser seu nível de qualidade comparado com seus similares.
 Gestão de qualidade total é quando um produto atinge sua eficiência máxima, demonstrada no alto grau de satisfação do cliente.
 Afastar o medo, porque com isso dando liberdade de criação poderá ter uma idéia da capacidade e limites de cada funcionário.
 Organização que aprende, É uma organização capaz de identificar exemplos bem sucedidos em seu setor e usa-los como referencia administrativa.
 Uma pessoa para formar sistemas operacionais para o desempenho e capacitação de recursos humanos, primeiramente tem que conhecer a si mesmo, ter domínio pessoal, e há partir daí traçar estratégias organizacionais, baseadas nas tendências vigentes, para atingir os objetivos alcançados. Que seria aprender e evoluir com o mercado. Por este motivo eu acho que  o mais importante, é o Domínio pessoal.
...
Ética e responsabilidade social.
Ética e responsabilidade social estão todos os dias representados na mídia, com bons e maus exemplos, fazendo com que os consumidores passem a exigir uma postura mais positiva das empresas, alterando seus modos de agir.
Em paises desenvolvidos questões ambientais, podem interferir no fechamento de negócios, fazendo com que empresas não visem somente lucro imediato e sim evitar também conseqüências negativas a médio e longo prazo.
Ética
As definições de ética apontam para um sentido de agir de acordo com os valores morais de uma sociedade, ou grupo, ou ainda organização. Levando por estes termos a ética variaria de acordo com cada civilização. Ou seja, por este conceito a ética pode variar de acordo com os costumes dos povos e com a evolução dos costumes ao longo do tempo, de acordo com os valores de cada civilização ou da mesma civilização no decorrer do período.
Moral é um conjunto de regras que coletivamente são consideradas corretas, ética é a reflexão critica sobre os fundamentos do sistema moral.
Moral também seria uma descrição critica de como os seres humanos de determinadas culturas de fato agem, e ética é como eles deveriam agir. Exemplo nudismo pode ser considerado imoral, más como não faz mal a ninguém, não é antiético.
O QUE É UM CÓDGO DE ÉTICA
É uma um guia de conduta formal sobre procedimentos em determinados ambientes, sejam de trabalho ou público. Este sistema é vantajoso, pois fornece critérios ou diretrizes deixando pessoas seguras ao encaminhar ou realizar procedimentos e tarefas especificas, integrando mais funcionários e empresa.
Elevados padrões éticos contribuem para organização, fidelidade de clientela, atração de novos clientes fornecedores e colaboradores e parceiros, e com isto agregar valor e fortalecer a imagem da Empresa.
Responsabilidade Social
Esta relacionada com a obrigação de uma organização em melhorar o bem estar da sociedade em geral, harmonizada com seus próprios interesses.
Esta responsabilidade social atinge os grupos de interesse na busca dos objetivos da organização, ou seja, clientes fornecedores, a comunidade, os funcionários e o meio ambiente. E o papel da organização no desenvolvimento da sociedade. Este papel seria a adoção de uma conduta socialmente responsável, com uma devida prestação de contas.
Segundo estudiosos, a principal obrigação das organizações é satisfazer seus proprietários e acionistas, ou seja, conduzir a administração objetivando maximizar os lucros, sendo a contribuição social, o restrito cumprimento das obrigações legais. Na verdade uma empresa bem administrada oferece empregos e salários justos a sociedade e pagando seus impostos, cabendo ao governo corrigir as desigualdades sociais.
Mas existe o argumento que as ações sociais melhoram a imagem da organização perante a sociedade, e que os negócios existem porque proporcionam benefícios sociais, (claro; sociedade pode ser aberta ou restrita).
Balanço Social.
É a ferramenta de responsabilidade social mais conhecida, publicada anualmente pela empresa informando os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados.
O balanço social tem origem no boicote a produtos de empresas ligadas a conflito do Vietnã, exigindo das empresas uma postura mais ética, que para comprovar esta postura passaram a prestar contas de suas ações sociais.
O modelo de balanço social Brasileiro é estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), uma instituição federal criada em 1981. Existe um selo para empresas que divulgam anualmente seu balanço social.
Complemento:
Responsabilidade Social não é exclusividade de grandes empresas, uma pequena empresa pode desenvolver ações sócias voltadas a comunidade, como por exemplo disponibilizar uma espaço para criação de um biblioteca para funcionários, desenvolver ações culturais, com shows, peças de teatro, ou anda disponibilizar acesso gratuito da comunidade a serviços, como por exemplo cadastramento de CPF, podendo reservar uma data anual para estas ações. Este é um conceito de cultura cobrado atualmente pelo consumidor. Uma boa ação deve começar pelos funcionários, exigindo e auxiliando em seu constante aperfeiçoamento gerando benefícios mútuos.
Um pouco mais
O BNDES Empresa Pública Federal, que tem por missão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País com lisura e transparência.
Os princípios éticos se aplicam a todos administradores e empregados do BNDES, lembrando que ética é o ideal de comportamento que orienta o ser humano na relação com seus semelhantes. O empregado deve observar o regulamento interno da empresa, diante do imprevisto deve equilibrar conduta e finalidade, consolidando assim a moral do ato administrativo.
São convergentes os princípios éticos das empresas e dos funcionários, no caso de uma instituição pública os funcionários devem obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moral e publicidade.
Proporcionar um ambiente de trabalho adequado, tratando com justiça seus trabalhadores, mantendo as informações pessoais restritas aos interessados, estimulando assim o exercício da cidadania e do desenvolvimento de valores éticos.
Procurando um compromisso mais ético os prestadores de serviços do BNDES, devem seguir as mesmas normas éticas.
Sendo assim o Código de ética do BNDES, se constitui em um compromisso individual coletivo e institucional.