terça-feira, 15 de março de 2011

Metodologia do Trabalho Acadêmico - Avançada


Níveis de conhecimento cientifico
 Os limites destes níveis não são claros, e, portanto sua divisão não pode ser tomada como ponto definitivo classificatório e sim como reflexão da abrangência do conhecimento cientifico.
 Níveis de conhecimentos científicos
Conhecimento Popular, Vulgar ou Empírico.
Também denominado senso comum, é desenvolvido espontaneamente pelo contato social, sem intenção de ser aprofundado ou utilizar alguma sistemática, é acumulado com a existência.
É um conhecimento superficial, por informações ou experiências casuais.
Conhecimento Religioso ou Teológico.
Fundado na fé, sem necessidade visual para crença, são verdades definitivas, que não permitem revisão, estas verdades, estão reveladas em Livros Sagrados, este tipo de conhecimento é chamado de místico ou espiritual.
Dogma da verdade e os passos do conhecimento teológico:
                 Deu existe, tem ciência e poder infinito e, portanto pode comunicar-se com os homens, fazendo-os participar de seus próprios conhecimentos. Para se comunicar com os homens usou diversas maneiras, como a revelação direta a cada um, ou a revelação direta, a alguns profetas e hagiógrafos[1], que comunicavam aos homens sob inspiração divina seja por fala ou escrituras.
Tudo que Deus falou aos homens através dos profetas e a toda humanidade através de seu Filho Jesus; O Cristo. O que ele falou, ou parte, se encontra nas escrituras sagradas conhecidas também como Bíblia;
A ciência divina comunicada por Deus aos homens merece todo crédito e exige aceitação da condição da palavra como fonte de salvação. Naturalmente não ha busca de evidencias, no conteúdo da revelação divina, o Dogma é aceito, porque assim foi divinamente revelado.
Conhecimento Filosófico.
Iniciou-se com os pré Socráticos na Grécia Antiga, com um tipo de saber, que procurava se diferenciar dos mitos, estabelecendo-se por séculos, como espaço de liberdade de pensamento. Nos dias atuais, Aristóteles, Platão, continuam fazendo parte dos nomes mais importantes da Filosofia com dialogo em nível de igualdade com os contemporâneos, permanecendo como fonte de inspiração e aprendizado.
A principal característica da filosofia é seu raciocínio abstrato e valorativo, comparados aos métodos pragmáticos das ciências. No inicio as diferenças não eram claras, pois os filósofos foram os primeiros cientistas. A filosofia, portanto, é a mãe das ciências, que aos poucos foi se especializado e tornando se independente.
Com objetivo de diferenciação podemos caracterizar o conhecimento filosófico contemporâneo como um dialogo continuo com os filósofos precedentes, com base em raciocínio lógico sem obrigação da aplicação direta a realidade. Segundo Charbonneuu (apud MÁTTAR NETO, 2002, P. 4) “A diferença entre cientista e filósofo é que o cientista se fixa sobre o  objeto sem o olhar o sujeito que o influi, já o Filósofo, centraliza suas atenções sobre o sujeito e as atividades do espírito, ou seja, Filosofia é uma reflexão do espírito sobre o trabalho do espírito e a Ciência é uma reflexão sobre o objeto pelo qual ela se debruça.
Conhecimento Cientifico
É racional sistemático é tem preocupação de revelar aspectos reais. É obtido através de experiências e verificação, além de ser passível de revisão.
O conhecimento Cientifico, não atinge somente fenômenos Globais, mas também suas causas e constituições sendo capas de analisar, desdobrar, de justificar de induzir ou aplicar leis para prever com segurança eventos futuros.
A ciência é uma tendência humana em procurar explicações lógicas, é conhecer pelas causas, e ser capaz de demonstrar cientificamente o conhecimento.
MÉTODO CIENTÍFICO
É um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados na investigação cientifica. Os métodos que fornecem as bases lógicas à investigação são: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.
Resumindo, é um conjunto de regras utilizadas para que o objetivo cientifico seja atingido.
Método Dedutivo
É uma soma de dois ou mais fatores gerais aplicada como regra em um terceiro fator particular. (Geral => Particular)
Método Indutivo
É a soma de fatores particulares gerando uma generalização. (Particular => Geral)
Método Hipotético Dedutivo
É quando há falhas na explicação de determinado assunto. Esta insuficiência de conhecimento gera uma hipótese dedutiva de haver evidencias que apontem para outra explicação para falha apresentada no estudo anterior.
Método Dialético
Fundamenta-se na dialética que as contradições geram outras contradições, exigentes de solução. É um método com visão mais dinâmica e geral da realidade. Com fatores influentes no contexto.
Método Fenomenológico
Não é dedutivo nem indutivo, descreve diretamente a experiência, tal como ela é. A realidade é construída socialmente, não sendo única e dependendo da interpretação e comunicação.
ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO
Explicando em etapas o método Cientifico aparecera na seguinte seqüência:
i)                    Observação;
ii)                   Problematizarão;
iii)                 Levantamento de Hipóteses;
iv)                 Experimentação;
v)                  Comprovação ou Refutação das Hipóteses;
vi)                 Conclusão ou generalização.
“Pensar cientificamente significa pensar obedecendo às etapas do método cientifico”.
Pesquisa Cientifica e suas aplicações
Existem várias definições de pesquisa. Pesquisa de uma forma simplificada significa procurar respostas para indagações propostas.
COMO CLASSIFICAR UMA PESQUISA CIENTÍFICA
EM RELAÇÃO A SUA NATUREZA
*Pesquisa básica => Gera conhecimentos novos e úteis para ciência sem aplicação prática prevista. É mais universalizada
*Pesquisa aplicada => Gera conhecimentos dirigidos na aplicação de soluções de problemas específicos.
EM RELAÇÃO A ABORDAGEM DO PROBLEMA
*Pesquisa quantitativa => Traduz em números opiniões e informações para classifica-los e analisa-los, requer recursos estatísticos.
*Pesquisa qualitativa => Considera a dinâmica entre o mundo real e o sujeito, como um vinculo indissociável que não pode ser traduzido em números. A interpretação de fenômenos e atribuição de significados são a base no processo deste tipo de pesquisa. Não requer métodos estatísticos, coletando dados diretamente do Ambiente natural, onde o homem é o instrumento chave, analisando os dados indutivamente. O processo e seus dados são os focos principais da abordagem.
EM RELAÇÃO A SEUS OBJETIVOS
*Pesquisa exploratória => Se familiariza com o problema, faz levantamento bibliográfico, analisa os exemplos vividos.
  • Pesquisa descritiva => Descreve características de população ou fenômeno, ou estabelece variáveis exige técnicas de coleta padrão de dados, possui caráter de levantamento dos dados.
  • Pesquisa explicativa => Identifica fatores influentes na ocorrência de fenômenos, aprofunda conhecimentos, buscando a razão e o porque das coisas.
EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
  • Pesquisa bibliográfica => elaborado a partir de publicações
  • Pesquisa documental => Elaborada há partir de trabalhos, sem tratamento analítico.
  • Pesquisa experimental => selecione-se o objeto a ser analisado, leva-se em consideração as influencias que o mesmo irá sofrer, controla-se e observa os efeitos das influencias sobre o objeto observado.
  • Levantamento => interrogação direta fonte sobre seu tipo de comportamento.
  • Estudo do caso => Detalha o conhecimento profundamente através dos poucos objetos existentes.
  • Pesquisa ex-post-facto => experimento realizado aos os fatos.
  • Pesquisa ação => Realizada associada a uma ação ou resolução de um problema coletivo, os participantes se envolvem cooperando ou participando.
  • Pesquisa Participante => parte da integração entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
AS ETAPAS DA PESQUISA
A pesquisa é à busca de respostas a problemas ainda não solucionados. O planejamento sistematizado para executar uma pesquisa exige elaboração de etapas, que servirão como guia na elaboração da pesquisa, em caráter mais de orientação do que metódico:
Escolha do tema;
É a escolha de uma parcela delimitada de um assunto com os devidos limites.
Revisão literária e justificativa;
Levantamento e análise de literatura já publicada sobre o assunto, desenvolvendo assim enfoques diferentes do tema explorando lacunas ainda não abordadas. Justificar o motivo da pesquisa, sua relevância, pontos positivos, vantagens e benefícios.
Formulação do problema;
Apresentar o problema analisar a viabilidade de solução para o mesmo.
Determinação de objetivos;
Apresentação do alcance da pesquisa, com objetivos coerente com a pesquisa e por sua vez coerente com o problema proposto, ou seja, a determinação dos objetivos é uma síntese geral do que se pretende alcançar, sendo os objetivos específicos um desdobramento do objetivo final. (ver pág 127, verbos infinitivos)
Metodologia;
É onde se define o método de realização da pesquisa, tipo e local, os instrumentos e a organização e análise dos dados.
Observação;
É quando se obtém dados, através da: observação assistematica que não tem planejamento nem controle previamente elaborado.
Observação sistemática: tem planejamento, as condições da observação são controladas para obter êxito.
Observação não participante: presencia se o fato, mas não participa dele.
Observação Individual: realizada por um individuo.
Observação em equipe: feita por um grupo de pessoas.
Observação da vida real: dados registrados no momento em que ocorrem
Observação em laboratório: 100% controlada.
Entrevista:
Padronizada ou estruturada: Roteiro definido
Despadronisada: Roteiro flexível, permitindo a exploração mais ampla de algumas questões.
Questionário;
Série ordenada de perguntas para ser preenchida pelo informante, com instruções para facilitar o preenchimento.
Formulário;
 É uma grade de preenchimento das respostas de perguntas formuladas por um entrevistador na presença do informante.
Coleta de dados;
É a pesquisa de campo propriamente dita.
Tabulação e Apresentação dos dados;
Organização dos dados obtidos seja em índices, cálculos estatísticos, tabelas quadros e gráficos.
Análise e discussão dos resultados;
Interpretação dos dados conforme a organização dos mesmos, através da comparação e confrontação dos dados, com objetivo de confirmar ou rejeitar as hipóteses ou pressupostos da pesquisa.
Conclusão da analise dos resultados obtidos;
Onde uma síntese explica se os objetivos foram atingidos ou rejeitados, e a contribuição acadêmica ou cientifica tecnológica das análises.
Redação e apresentação do trabalho cientifico;
Redigir relatório de pesquisa correto claro, objetivo, preciso e agradável nas normas da ABNT e as normas do próprio curso.
Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa;
Constituem as etapas da pesquisa que são escolha do tema, revisão literária, formulação do problema, determinação de objetivos, metodologia e coleta de dados.
ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE PESQUISA
Trabalho cientifico é um texto escrito, com objetivo de apresentar resultados, a sua estrutura esta explicada na Unidade 1.
COMPLEMENTO
Na indução cientifica os antecedentes propostos, podem ser verdadeiros sem que a conclusão o seja, já a dedução lógica se as primícias forem verdadeiras, a conclusão também o será. A dedução só será correta quando a extensão dos termos conclusivos, não for maior que os termos das primícias. E no caso indutivo ocorre o contrário sem no entanto necessariamente estar incorreto.