sexta-feira, 11 de março de 2011

Técnicas de Gestão - Básico

Normalmente as políticas componentes do planejamento são elaboradas de forma abrangente servindo de orientação as decisões mais importantes. Leva em conta a estratégia elaborada para organização, que geralmente tem como objetivo manter-se no mercado cada vez mais concorrente. Os procedimentos e forma de atuação, e de tomar decisões, devem ser coerentes com as políticas e estarem de acordo com os objetivos.

O plano é resultado de um planejamento, expresso formalmente em documentos. Os programas são desdobramentos dos planos e os projetos, desdobramentos dos programas.
Planejar envolve um conjunto de práticas e passos seqüenciais. O objetivo deve estar de acordo com as premissas básicas da empresa.
Identificar objetivos e implantar as mudanças necessárias para alcançá-lo.
Identificar os aspectos ambientais influentes, como a mudança no ambiente externo pode influenciar na organização.
Identificar as vantagens e desvantagens da organização em relação aos seus concorrentes, Analisar as oportunidades e ameaças enfrentadas.
Analisar a estratégia utilizada pela empresa, através da diferença entre os objetivos estabelecidos e os resultados alcançados. Esta diferença é que determinara o grau da mudança estratégica da empresa. Após estabelecer alternativas, avaliar as que obterão um melhor desempenho na superação da diferença entre objetivos traçados e metas atingidas.
Para implantar esta estratégia no dia dia da organização, entram em ação os planos operacionais, onde é preciso comparar  a diferença entre o planejado e o desempenhado em estágios críticos ou periódicos.
Planejamento e frieza são fatores importantes em negócios, pois tende a tona-los mais auto-sustentáveis.
Complemento: No mercado o mais importante é a marca e a clientela, tendo-se isto ao encontrar dificuldade diante da concorrência, vale a pena a aliar-se a parte dela e revender seus produtos. Com negócio lucrativo pra ambos, uma vez que sua empresa tem um nome e uma clientela fiel, mesmo em compra de empresas por concorrentes, estas empresas não mudam de nome imediatamente, isso é devido à marca conquistada de mercado, que é importante.
Tendências
Uma tendência de taxação sobre investimentos, ou transações, tende a inibir a entrada de moeda em  determinado pai, fazendo com que investidores se voltem pra outros mercados, que ofereçam outros atrativos, menos onerosos.
Este tipo de tendência apresentada:
Ponto forte: Uma alta do dólar facilita o setor exportador. Quem pensava em investir no mercado, ira reter seu capital, tornando assim o dólar valioso pela sua falta no mercado.
Ponto fraco: Com Dólar em alta, sobre o preço de insumos importados, encarecendo determinados tipos de mercadorias.
Oportunidade: O dólar em alta significa uma oportunidade para o turismo nacional mostrar a cara, uma vez que com a moeda estrangeira valendo mais, não incentiva viagens internacionais, mantendo o turista brasileiro em seu território e atraindo o turismo internacional, injetando assim dinheiro na economia.
Ameaça: Mas o dólar em alta pode significar uma ameaça a instabilidade econômica, pela ejeção de dinheiro no mercado, forçando o mesmo a aumentar os juros, para manter a economia estável.
...
LIDERANÇA:
Administrar é o ato de trabalhar por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização. Entre as habilidades de um administrador, uma das essenciais é a habilidade humana de lidar com pessoas. Este é um valor interessantíssimo na liderança.
Pelo papel fundamental da liderança nos resultados alcançados por uma organização, a liderança tem sido preocupação de pesquisa de muitos autores. Estudos estes voltados para os traços de liderança, aos comportamentos eficazes, ao estilo de líderes mais apropriados.
Liderar é o processo pelo qual um indivíduo influencia outras pessoas para alcançar objetivos, ou seja, sem objetivos não há liderança, no máximo popularidade.
Liderança e autoridade formal.
O comando está mais próximo de autoridade formal, do que de liderança. A liderança é uma sintonia entre o líder e as aspirações de seus liderados. Autoridade formal, esta regulamentada por um conjunto de regras da organização, que define hierarquicamente o comando.
Contesto de liderança.
É um processo interpessoal com quatro variáveis:
Líder: Liderar é apenas um dos papeis de um gerente, os resultados desta liderança, depende das características individuais do líder, seu estilo e motivações.
Liderados: A liderança é inversamente proporcional à competência do liderado.
Tarefa: é o objetivo a ser cumprido. O objetivo para cumprir a missão, pode ser moral, quando há um apelo de liderança para o sentimento dos liderados, ou calculista quando os motivos são racionais e de recompensa material.
Conjuntura: Aspectos culturais, fatores históricos, e organizacionais, entre outros, podem mudar o rumo da relação entre líderes e liderados.
Estilos de liderança:
É como os líderes usam sua autoridade.
Autocracia VS democracia.
Esta na característica de compartilhar ou centralizar a liderança, ou seja, o estilo democrático e o autocrático do gestor.
No estilo autocrático, o líder toma decisões e estabelece diretrizes de trabalho e tarefas a serem cumpridas, sem a participação de outras opiniões. As recompensas, geralmente são de caráter material.
No estilo democrático os lideres compartilham sua autoridade com o grupo, aceitando opiniões e contribuições. A oposição entre os dois tipos de liderança, na verdade é apenas uma tendência variável, que acaba por caracterizar cada estilo de liderança.
Liderança Bidimensional.
É  a utilização dos dois estilos de liderança conjuntamente. Ou seja, um líder tem que liderar com flexibilidade, para satisfação da equipe, e também com orientação de regras, para o bom desempenho das tarefas.
 Liderança Carismática VS Transacional
É a classificação do estilo de liderança elo tipo de recompensa oferecido (o estilo de motivar o grupo).
Líder carismático quando ele cativa seus comandados pela lealdade e devoção, fazendo-os ir além de seus próprios interesses, em prol de um objetivo.
Líder transacional é aquele que utiliza motivadoras recompensas materiais, incentivando as pessoas para concretização de objetivos. Ou seja, a motivação vem de promessas de recompensa ou ameaça.
Liderança situacional
Não há um estilo ideal de liderança, o estilo deve ajustar-se a situação.
Estilo 1 comando: Adequado para pessoas imaturas com tratamento com ênfase na tarefa e pouca ênfase no relacionamento. (o líder manda)
Estilo 2 venda: Adequado a pessoas que gostam de assumir responsabilidades, mas tem pouca experiência. O líder orienta para tarefas e relacionamentos. (líder direciona e motiva)
Estilo 3 Participação: Pessoas com elevada competência, mas sem motivação,(Líder motivacional).
Estilo 4 delegação. Para pessoas competentes e motivadas. Líder delega lideranças.
COMPLEMENTO:
Liderança Marines.
É um estilo de liderança dos fuzileiros navais Americanos, baseado na liderança pela persuasão, em lugar da chefia Autocrática.
É um sistema baseado na delegação de autoridade aos níveis inferiores, com simplicidade e eficiência. Os cargos são distribuídos, de acordo com as habilidades de liderança e autonomia a capacidade de tomar decisões. Portanto iniciativa própria e questionamentos a respeito de duvidas existentes a respeito de ordens recebidas, são considerados pontos positivos.
 As similaridades seria o estilo de persuasão pela delegação da liderança, mas antes que isto acontece, o candidato passa por uma seqüência de testes, elaborados, para se tornar evidentes a capacidade de liderança. Ou seja, há uma medida entre estilo de liderança, de acordo com a situação, criada e a resposta obtida por parte do candidato avaliado. Uma das diferenças é a simplicidade para gerar eficiência, e sabemos que nas empresas delegar lideranças, nem sempre é simples ou as funções delegadas são simples.

Independente do tipo de liderança nas duas situações há concorrentes a serem superados, ou a serem contidos. Nos dois casos há um cenário de competição de variável complexibilidade.
Disciplina é o ato de desempenhar determinada tarefa, cumprindo todas as normas recomendadas para o bom desempenho da mesma. Exige conhecimento da função desempenhada para tomar as decisões necessárias para o desempenho da tarefa confiada. (democracia)
Obediência é fazer algo solicitado, seguindo regras preestabelecidas, sem liberdade de criação. (autocracia)
...
Organização:
É distribuir o trabalho, estabelecer atribuições, dispor de recursos para atingir os objetivos propostos. É o resultado do processo de organizar.
A reorganização freqüente é bem vinda para adequar o negócio à realidade ambiental externa e interna.  As estruturas organizacionais atuais são mais enxutas e flexíveis e, portanto mais ágeis no ambiente competitivo atual.
Processo de organizar e estrutura organizacional.
Organizar e agrupar logicamente as atividades da empresa delineando assim autoridades e responsabilidades estabelecendo assim as relações de trabalho.
O processo de organizar gera a estrutura organizacional, que vai determinar a aplicação dos recursos e dos trabalhos que a pessoa deve fazer.
Elementos fundamentais na estruturarão organizacional.
Especialização do trabalho. E o grau de subdivisão das tarefas de acordo com os cargos.
Departamentalização: é o agrupamento de pessoas com tarefas comuns para melhor coordená-las. Criando assim departamentos.
Critérios de departamentalização: Definem a responsabilidade de cada departamento.
Os departamentos podem ser organizados por função, ou por área de atuação, por região.
Por produto ou serviço: Agrupar tarefas por órgãos. Ou seja, o grupo que possa satisfazer a necessidades necessárias daquele órgão.
Departamento por clientela Um grupo é criado para atender por área as necessidades dos clientes. Exemplo, tele atendimento, de operadoras de telefonia, tem o departamento de telefone fixo, móvel, pessoa física, jurídica etc. ...
Cadeia de comando
É uma linha de autoridade que liga as pessoas de uma organização, do mais alto ao mais baixo cargo, através de postos gerenciais onde somente uma pessoa comanda.
Margem de Controle
Aponta o numero de pessoas que se subordinam a uma chefia. Aconselha-se até sete funcionários por gerente, mas atualmente há departamentos, com até 50 pessoas. Ou seja, dependendo do tamanho da estrutura, é o tamanho da margem de controle. Se a estrutura é alta, a margem é pequena, e vice versa.
Centralização e descentralização é a delegação de autoridade de acordo com nível hierárquico onde as decisões são tomadas. Quando as decisões são tomadas pelo topo da hierarquia, são chamadas de decisões centralizadas, quando são tomadas pelos baixos níveis da organização são chamadas de decisões descentralizadas.
A centralização obtém um controle mais rígido, mas inibe a iniciativa. A descentralização tem a vantagem de criar competitividade, pela comparação de resultados, mas não estimula a especialização.
Formalização: São manuais e procedimentos regras e normas da empresa que descrevem as responsabilidades e autoridades de decisão das pessoas. Dando ao ocupante do cargo, pouca ou muita liberdade administrativa.
Organogramas: é uma representação gráfica de uma estrutura organizacional que exibe os departamentos de uma empresa, os níveis hierárquicos e seu relacionamento.
Este sistema é muito utilizado para analisar a organização da empresa, e encontrar possíveis disfunções.
Os principais aspectos relacionados em um organograma são os seguintes:
Divisão do trabalho. Retângulos indicando subunidade ou pessoa responsável por parte do trabalho da organização.
Administradores e subordinados: Linhas interligando o retângulo indicam a cadeia de comando.
Tipo de trabalho feito: Descrito nos retângulos.
Grupamento segmental do trabalho. (geográfico funcional ou por produtos.).
Níveis administrativos. Departamento ou pessoas subordinadas ao mesmo líder é o mesmo nível de departamento. O organograma mais clássico é o vertical.
*No organograma, linhas cheias representam autoridade hierárquica exercida dos superiores a seus subordinados, linhas de pontilhado maior, representa uma autoridade normativa ou técnica, ou seja, especialistas que instituem normas técnicas a um determinado grupo. Linhas de pontilhado menor representam autoridade de fiscalização exemplo auditorias. A autoridade Normativa e autoridade Fiscal, não dão ordens, só apontam como o trabalho deve ser feito, ou verificam seu andamento.
Um pouco mais (como delegar)
A tentativa de delegar, muitas vezes empaca, pela incapacidade de delegação da gerencia de nível médio. Os gerentes se sentem mais a vontade tomando decisões corriqueiras e também entendem delegar como perca de prestigio e ainda responsabilidade pelo desempenho.
A descentralização desenvolve a capacidade de tomar decisões. Confira alguns passos:
Passo 1 – delegar tarefas inteiras ao gerente, dando-lhe responsabilidade completa e algum controle sobre o resultado.
Passo 2 – selecionar a pessoa correta que já demonstrou capacidade e vontade de liderança no passado.
Passo 3 – Delegar autoridade semelhante à capacidade, para tomar decisões de como desempenhar o trabalho.
Passo 4 – Instruir o subordinado, fazendo com que o mesmo compreenda claramente as tarefas e os resultados esperados.
Passo 5 – estar à disposição do subordinado para responder possíveis dúvidas, mas sem exercer muito controle. Reuniões programadas de orientação e interação.
Passo 6 – Avaliar o resultado e não os métodos, recompensando-as com elogios e delegação de novas tarefas.