terça-feira, 8 de março de 2011

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Avançado


Administração e Gerenciamento da Informação
O gerenciamento da informação é a atividade mais importante para tomada de decisão estratégica.
O planejamento tecnológico deve levar em conta o que a empresa quer alcançar e para que quer alcançar. Para isso deve estar alicerçado nos planos estratégicos, fornecendo aos administradores as informações adequadas e organizadas de forma a transmitir o conhecimento adequado auxiliando na administração.
O planejamento da informação obedece aos níveis administrativos da empresa, nível estratégico, tático e operacional.
O planejamento da informação passa por um plano diretor em informática que estabelece todas necessidades da empresa, sua necessidade de atingir metas, a universalização da informação seus aspectos morais legais e éticos.
Saiba mais:
O gerenciamento da informação para uma empresa representa a atividade mais importante dentro da organização sendo um fator estratégico, na tomada de decisão. Este trabalho deve ser executado por  profissionais que tenham conhecimento da realidade tecnológica da empresa.

Premissas de planejamento em informática:
Existência prévia de objetivos externos pois planejar é construir o futuro da empresa.
Instrumento de tomada de decisões, reagindo com as mudanças ou previsões de mudanças dos fatos.
Ser coerente com o plano estratégico da empresa., pois os objetivos de informática se deduzem dos objetivos estratégicos da empresa.
Dinâmico e evolutivo replanejando se necessário o que foi estabelecido inicialmente.
O sucesso de um plano depende dele e das pessoas que o planejam


Componentes do planejamento em informática.
Sistemas de informação: e a forma de obter e tratar a informação utilizando as Tecnologias da Informação.
Estrutura Organizacional: ordem de recurso pessoal e tecnológico, papel dos envolvidos, a organização e a segurança da informação.
Sistema de decisão: Procedimentos e métodos para tomada de decisão de acordo com as prioridades.

O Planejamento Estratégico da informação pode se distinguir:
O Planejamento estratégico que e de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Formulação de objetivos, dos cursos de ação considerando as condições externas e internas e sua previsão evolutiva.
Planejamento Tático desenvolvido pôr níveis organizacionais intermediários, utilização eficiente de recursos seguindo as estratégias da Gerência Geral.
Planejamento Operacional organizado pêlos níveis organizacionais inferiores, com foco básico nas atividades diárias.

PDI – Plano Diretor de Informática.
A finalidade é planejar a informatização da empresa com as diretrizes que guiaram as atividades voltadas a informática.

Elaboração de um PDI na empresa:
Conhecimento da empresa, levantamento da situação atual, estabelecimento dos objetivos, definição das necessidades, cronograma, orçamento, execução, acompanhamento e revisão.

Objetivos da organização da Informática.
Conhecimento do objeto principal da empresa, melhoria de qualidade, produtividade e efetividade, diminuição de custos, aproximação dos clientes e dos envolvidos, maior retorno financeiro, Satisfação dos recursos humanos internos, possibilidade de focar os esforços na atuação da empresa.

Atividades devem ser desenvolvidas para administrar a informação.
Interpretação de sensores para descrever uma situação. Prever as possíveis conseqüências de uma ação. Diagnosticar soluções há partir de uma seleção de alternativas. Desenhar a configuração de um objeto baseado em um conjunto de restrições do problema. Planejar decidindo um programa de curso de ação antes da execução. Rastrear o comportamento do sistema, se esta de acordo com o esperado. Depurar o encontro de soluções para o funcionamento incorreto. Reparar planejadamente utilizando um recurso alternativo. Instrução pela realização de diagnóstico apresentando a solução como aprendizado. Controlar o comportamento total do sistema.

Para atingir suas metas o administrador de sistemas precisa:
Fazer perguntas certas, Conquistar pessoas, Ter visão do todo, Planejar o futuro, antecipar as mudanças, operacionalizar as mudanças, conviver com o longo prazo tendo paciência, não esquecer do agora, gerenciar a complexidade; tentar sempre...

Aspectos que devem ser levados em conta com o uso das Tecnologias da Informação e dos Sistemas de Informação.
Aspecto moral decidir através de seus valores e princípios, o que é certo e o que é errado.
Aspecto Legal Observar se as situações apresentadas pêlos sistemas de informação se enquadram a legislação vigente.
Aspecto ético conceito do que é certo e é errado adotado perante outros indivíduos, se enquadrando em situações de sistemas de forma ética.
...
Desenvolvimento de Sistemas
Desenvolver sistemas é um processo complexo que visa solucionar problemas, mesmo após desenvolvido, um sistema é constantemente implementado.
Os sistemas podem ser implantados por equipe técnica, interna ou usuário final. O sucesso da implantação vai depender do domínio organizacional do mesmo. O sucesso poderá ser medido pela aceitação uso, desempenho e satisfação.
Existe uma metodologia de desenvolvimento de sistemas que visa atingir objetivos através de passos pré-estabelecidos. Estes passos podem ser compostos por estudo preliminar, analise do sistema atual, projeto lógico, projeto físico e projeto de implantação. Dentre as metodologias de engenharia utilizadas, a prototipagem como versão demonstrativa do sistema tem sido bem eficiente para uma analise do comportamento inicial do mesmo.
Saiba mais:
Implementação de Sistemas:
É um processo de implementar sistemas, caracteriza-se por uma mudança na organização através da adição de implementos no sistema, visando otimizar o desempenho do processo ou atividade desempenhada.

Ciclo de Vida de um Software.
É o período que vai desde seu planejamento até sua morte. Neste período o software é atualizado constantemente para atender as mudanças de desempenho da organização perante o mercado.

Etapas de um ciclo de vida do software.
As etapas que um software passa durante seu ciclo, iniciam com o planejamento do mesmo, de acordo com os pontos que o sistemas visa resolver, adequando-o a necessidade da empresa.
Análise é a etapa onde analista e usuários definem os problemas e especificam possíveis soluções a serem encontradas
Projeto: Detalha-se o que foi escolhido a ser feito, aspectos organizacionais humanos e tecnológicos que vão compor o sistema.
Construção etapa em que o sistema ganha suas características é quando a equipe cria a linguagem de programação e banco de dados.
Instalação: é quando o sistema fica pronto e é instalado na empresa.
Produção: é quando o usuário começa utilizar o sistema armazenando os dados, com o tempo surgem às necessidades de melhorias para atender demanda ou então evolução e mudança de tecnologia.
Manutenção: são as alterações citadas anteriormente feitas durante o processo produtivo, muitas vezes estas alterações reformulam o sistema desde o inicio.

Tipos de Implementação dos Sistemas de Informação.
Um sistema pode ser implementado por uma equipe interna especializada, mantida pela organização.
O sistema também pode ser implementado pelo usuário final controlando a construção da informação de acordo com suas necessidades. Para isso o usuário tem que ter capacitação e ferramentas.
Implementação por terceiros: Implementa-se sem ter que desviar o foco da atividade da empresa. A terceirização implica na perda de controle sobre funcionamento e manutenção do sistema dependendo inteiramente de recursos terceirizados.
Implementação por pacotes de softwares: Pratica comum que busca no mercado solução já existente. Este processo reduz trabalho de análise construção e manutenção. É importante identificar o pacote mais útil a organização.

Domínios organizacionais que se apresentam como fator de sucesso na implementação de sistemas.
Para o sucesso na implementação de um sistema, e necessário:
Domínio técnico sobre os problemas dos componentes do sistema de informação (software hardware), como também dos métodos técnicas e ferramentas.
Domínio de dados através da implementação do sistema de acordo com natureza forma e conteúdo processado e acessado pelo sistema.
Domínio de usuário de acordo com a competência de quem esta direta ou indiretamente envolvida na implementação e uso do sistema.
Domínio Organizacional sobre a natureza e conteúdo, como também o papel da organização, ou sua função (foco do sistema x foco da empresa) perante as atividades realizadas. Domínio sobre comportamento esperado expectativas, autoridade e desempenho função, grau de responsabilidade. (primeiro tenha uma organização e depois um sistema.).

Indicadores que são utilizados como medidas de sucesso da implementação.
O grau de aceitação da implementação de um sistema pode ser analisado pelos seguintes indicadores:
Aceitação como predisposição para uso do sistema;
Uso relativo ao desempenho e satisfação proporcionados pela aceitação;
Desempenho avaliação do sistema pela sua efetiva utilização pelo usuário da organização.
Satisfação de acordo com impacto do sistema sobre a atividade do usuário. A satisfação é um indicador definitivo na continuidade e uso de um sistema.

Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas.
MDS é um método organizado para atingir um objetivo, por processos predeterminados, ou seja, é um roteiro que utiliza várias técnicas para construção e desenvolvimento de software. Este roteiro é como um auxiliar as necessidades do usuário.

Fases de uma Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas.
O método para desenvolver sistemas inclui um Estudo preliminar com visão global e genérica do projeto, detalhando requisitos funcionais, objetivos, abrangências limitações e área envolvida, compreendendo assim a necessidade e a estrutura do projeto.
E feita uma analise do sistema atual, através do relato de seus requisitos funcionais, suas vantagens e desvantagens. Esta análise é elaborada para conhecer ambiente e produto existente.
O próximo passo criar um projeto lógico com macro propostas e definição de pré-requisitos funcionais, desenho e detalhamento da lógica ideal (foco sistema x foco empresa) do projeto. Elaborado para visualizar detalhada e integrada mente a solução dos produtos dos processos organizacionais através do sistema a ser implantado.
No projeto físico cria-se e testam-se os softwares, tendo assim uma visão sistêmica física e de segurança de resultado.
Na fase de projeto de implantação é disponibilizado o produto e executa-se o treinamento do usuário implanta-se o sistema e acompanha-se o pos implantação, acompanhado o desempenho das características reais de qualidade e produtividade do software.

Metodologias que podem ser utilizadas como Metodologia de Engenharia e Qualidade.
São parâmetros, métodos utilizados para garantir qualidade de desenvolvimento dos sistemas, como se fossem quesitos a serem considerados, durante o detalhamento do MDS. Podemos citar os parâmetros metodológicos:
·         ISSO 9000-3
·         Total Quality Management – TQM
·         Capability Maturity Model – CMM
·         Personal Software Process – PSP
·         Team Software Process – TSP
·         Quality Improvement Paradigm – QIP
·         Software Process Improvement and Capability dEtermination – SPICE

Prototipagem de Software.
Prototipagem é um processo de construção de um sistema de informação experimental, disponibilizando versões de avaliação ou demonstrativa, para dar uma idéia de como funcionara um sistema final (software final).
...
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOS NEGÓCIOS
Os sistemas de informações devem atender todos processos empresariais. Este atendimento deve ser isento de invasão de privacidade.
O sistema deve evitar erros e desperdícios de tempo, com assuntos não focados no objetivo social da empresa.
Os sistemas devem colaborar na implantação do código de ética da empresa e na qualidade de vida dos funcionários.
Devido a amplitude evolutiva da internet, e funcionários sem os conhecimentos e experiência necessárias, os crimes virtuais tem aumentado muito, o que exige uma auditoria para identificar o grau de confiabilidade dos sitemas.
Saiba mais:
“Invasão de privacidade” em Sistemas de Informação É a obtenção ilícita de informações em sistemas alheios adulteração e modificação de dados.


Práticas que proporcionam a invasão de privacidade.
Uma técnica hacker chamada hacking consiste na invasão de sistemas para obtenção de dados, danificação de sistema.
Outra técnica interessante (Jamming) e bloquear acesso a software, através de bloqueio de segurança de requisitos do sistema, ou rotinas e software on-line.
Ou técnica chamada Sniffing, consiste em capturar informação na rede pelo comportamento de rotina dos softwares. Outro método de conseguir informações de forma ilícita é a criação de sites falsos, que enganam e obtém dados sem autorização esta técnica chama-seSpoofing.
Outro item que tem perturbado a privacidade é a pratica de propaganda por e-mails, chamada também de Spamming.


Itens que proporcionam o desperdício em informática.
Desperdícios em informática aumentam os custos e diminuem lucro, entre os desperdícios esta descarte de equipamentos, seja por ser antigo, ou pela configuração ser inadequada
Outro desperdício são recursos excessivos nos sistemas, que tiram o foco e objetividade, sem contar que nunca serão utilizados.
Tempo gasto em frente ao pc com atividades sem importância ou entretenimento, e o tempo gasto lendo e-mail sem importância, não referente à linha de ação da empresa.

Código de Ética em Sistemas de Informação:
Algumas organizações adotam um conjunto de regras de conduta a serem seguidos pelos usuários evitando assim comportamento fora dos padrões da organização, esse conjunto de regras chama-se código de ética. Os padrões de procedimentos dão amplo entendimento sobre a responsabilidade de cada usuário.


Finalidades para as quais é empregado o código de ética em Sistemas de Informação.
O código de ética como diretriz de condutas a serem seguidas é empregado profissionalmente com diversas finalidades. Tais como:
Simbolizar o caráter profissional da organização, linha de conduta profissional padrão refletindo na imagem da empresa.
Protege os interesses da organização;
Especifica as regras de relacionamento;
Inspira uma conduta adequada entre usuários e usuários e clientes;
Educa os usuários em relação ás práticas e aos padrões aceitos pela comunidade profissional;
Disciplina através de mecanismos de punições a quem infringir o código;
Orientar o relacionamento externo profissional;
Enumeração de princípios Gerais;
Expressão de idéias a serem seguidas pelos membros;
Regras de condutas definidas em relação a situações concretas;
Normas especificas e detalhadas sobre o que pode e não pode ser feito;
Estabelecer direitos e deveres na organização.


Princípios éticos abordados.
São princípios a serem observados pelos integrantes de uma empresa, entre eles destacam-se:
Regra de Ouro: Fazer aos outros, somente o que quiser que façam a você.
Imperativo Categórico de Kant – “se uma ação não é correta para todos então não é correta pra ninguém”
Regra da mudança de Descartes – “Se uma decisão não pode ser tomada repentinamente, então ela não deve ser tomada nunca”
Principio Utilitário – A melhor decisão é aquela que traz os maiores benefícios possíveis
Principio de aversão ao risco – A melhor decisão a ser tomada é aquela que traz o menor custo potencial
“Principio do não existe almoço de graça – ‘Tudo que existe pertence as alguém”e, portanto devemos conservar.

Características que mudaram a qualidade de vida das pessoas em função dos Sistemas de Informação.
Mudança do mundo do trabalho pela transição para um perfil mais tecnológico sistemas de informação com ênfase na informação e conhecimento utilizando como recursos estratégicos da organização. Este perfil mais tecnológico e industrializado colabora para uma automatização e redução dos postos de trabalho, por outro lado no setor produtivo contrastam regiões com recursos de alta tecnologia, com regiões com recursos artesanais de economia familiar.
Desigualdade social: Mesmo com acesso mais universalizado a produtos e serviços, podemos ainda detectar bolsões de pobreza em todas as nações.
Exclusão digital restrições de acessos ainda põe grande parte da população a margem dos benefícios da tecnologia da informação, Isto contribui para o agravamento da desigualdade social.
dependência tecnológica de sistemas de informações deixam as pessoas vulneráveis no caso de falha nestes sistemas.
O uso da tecnologia da informação e dos sistemas de informação têm causados riscos para saúde como pôr exemplo lesões pôr esforço repetitivo, estresse informacional devido a disponibilidade da tecnologia ate em ambientes domésticos contribuindo para um ritmo de vida mais estressante.


Dos crimes praticados por intermédio do Computador   suas divisões
·         Fraudes do cartão de crédito, ocorre com acesso a sites falsos que capturam senhas do usuário.
·         Falsificação de dinheiro com equipamentos de alta qualidade de impressão.
·         Falsificação de cheques
·         Falsificação de bilhetes passagens ingressos etc. ...
·         Certificados de ações que estão em alta.


Motivos que levam as leis não serem efetivas perante os crimes praticados usando o computador:
Estes crimes nem sempre são detectados pelas empresas, e quando detectados muitos não são perseguidos, pois a segurança é inadequada, além disso os criminosos condenados não são punidos com rigor.


Diferentes abordagens adotadas para um processo de auditoria de Sistemas de Informação.
Serve para testar o grau de confiabilidade do sistema. Para se realizar um processo de auditoria podem-se adotar os seguintes métodos de abordagem:
Abordagem ao redor do computador examina-se a capacidade e confiabilidade na aplicação de controles organizacionais.
abordagem através do computador caracteriza-se pelo manuseio de dados, aprovação e registros de transações comerciais sem evidencias documentais razoáveis, ocorrendo o processo pelo computador.
Já a abordagem com o computador realiza a auditoria do sistema de informação totalmente computadorizado com assistência total e acompanhamento computadorizado as amplas vantagens deste sistema de auditoria vão desde a criação e desenvolvimento de programas específicos até a economia de tempo em auditorias com a utilização de pacotes.
Complemento:
Software livre.
Como este tema não foi muito abordado, seria interessante estuda-lo mais a fundo.
As políticas tecnológicas avançadas precisam favorecer a privacidade e segurança nos sistemas, em um circuito de informação convergentes, nada mais importante do que as chaves públicas e integradas dos softwares livres.
Um software livre permite certificações digitais mais confiáveis, com procedimentos lógicos com criptografias assimétricas, dependentes e indifusíveis matematicamente.
A vantagem deste tipo de software esta no desenvolvimento colaborativo e livre acesso ao código fonte, com liberdades de uso para qualquer finalidade, como também para estudá-lo completamente alterando e melhorando o software redistribuindo as alterações feitas. Esta troca de experiências e informações possibilita o desenvolvimento de aplicativos mais seguros e estáveis.
A utilização de software livre é uma pratica difundida em todo mundo inclusive no Brasil. Sendo utilizado por governos locais, empresas privadas e universidades.
O estado do Rio Grande do Sul é o pioneiro nesta prática. As prefeituras têm a mesma indicação. As vantagens desta forma colaborativas de trabalho são melhorias do designe, facilidade de interagir e sua segurança superior através da detecção de pontos vulneráveis e ajuda ao autor no sentido de corrigi-los, tornando cada versão ainda mais segura.
Em um software proprietário você tem que confiar na empresa sem possibilidade de aprendizado e desenvolvimento, já software com fontes abertas tem milhões de pessoas explorando e apontando suas falhas de segurança.
Qualquer pessoa com acesso ao código fonte de um software livre e entendimento do mesmo, é capaz de aperfeiçoar o programa desenvolvendo novas opções, inclusive prestando consultorias a empresas que estão trocando de software proprietário para software livre.
A verdadeira mudança esta no acesso ao conhecimento sem necessidade de pagamento de royalties ao exterior por utilização de software básico, pois o software livre permite enfrentarmos este desperdício de recursos. É necessário nos dias atuais com a diminuição das margens e a globalização, existirem soluções baratas estáveis e seguras.
Para maiores detalhes sobre o assunto acesse: Domínio Publico.org
Como obter bom desempenho na metodologia de ensino a distancia
Eu pessoalmente procuro seguir os seguites passos:
·         No inicio de cada disciplina, ler primeiro a agenda da disciplina, depois começo no caderno de estudos, pela apresentação, índice sumário e plano de estudo da disciplina.
·     Quando chega aos tópicos, ir direto às auto-atividades e copio todas as perguntas, tendo assim uma visão geral do assunto a ser tratado.
·         Depois voltar ao inicio do tópico e ler todo ele.
·      Como as perguntas já estão copiadas, responder na hora, com isto passo a ter uma visão geral da matéria.
·      Mas esta visão pode melhorar. Ao terminar de responder as perguntas voltar ao inicio do tópico e resumi-lo, quando chegar ao final do resumo, revisar as respostas. Com isto é possível respondê-las utilizando conceitos próprios e interagindo com a matéria, e não só copiando. Este tipo de procedimento dura em média duas horas e meia em cada tópico.
Uma dica importante é estudar em um ambiente semelhante à sala de aula, tendo comportamento adequado, sem elementos que possam dispersar a atenção.