quinta-feira, 10 de março de 2011

Técnicas de Gestão - Introdução

A administração sempre esteve presente nas atividades humanas, com evidencias múltiplas desde os Sumérios e os Egípcios HÁ 300 anos a/C. O estudo sistemático da administração é recente iniciando no final do século 19.
Algumas idéias e técnicas administrativas são antigas. Instituições como Igreja Católica e Exército, economistas e filósofos, todos contribuíram para evolução dos conceitos administrativos.
Nos manuscritos egípcios são encontrados pensamentos administrativos, mas a obra concreta são as pirâmides egípcias, uma das sete maravilhas do mundo, na qual o planejamento e engenharia foram essenciais para perfeição.
ORGANIZAÇÃO ECLESIÁSTICA E MILITAR
Certos princípios administrativos hierárquicos e organizados foram sendo transferidos no decorrer do tempo, de instituições como exercito e Igreja Católica, para organizações em geral. Estas organizações tinham formas bem claras de planejamento e estratégia, que muito nos auxiliam até hoje, exemplo A OBRA A ARTE DA GUÉRRA 500 ANOS A/C e a Obra do general Karl von Clausewitz.
ADAM SMITH 1723/1790. Escócia. O mais importante teórico do liberalismo econômico, e dos princípios fundamentais da administração cientifica de Taylor, o principio da especialização e da divisão do trabalho, por partes de acordo com a especificação. Filósofos gregos também influenciaram no saber administrativo, como também economistas socialistas e capitalistas.
 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Antes da industrialização as atividades eram artesanais, por oficio, mas com aumento da demanda e a criação da linha de produção surgiu às indústrias e máquinas, e com elas as primeiras teorias que serviram de bases para os princípios de planejamentos organizacionais atuais, sistematizando o conhecimento na área administrativa.
 Contribuições Clássicas
As perspectivas clássicas da administração surgiram durante o século XIX, e inicio do século XX, devido às conseqüências da Revolução Industrial. Empresas em crescimento acelerado precisavam se organizar para enfrentar a concorrência.
 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
É a primeira teoria surgida com a finalidade de melhorar a eficiência operacional no trabalho. Inicia com Taylor nos EUA com os Princípios da Administração Cientifica em 1911. Segundo seus estudos a baixa produtividade dos operários estava relacionada com a insatisfação financeira, reduzindo intencionalmente sua capacidade produtiva.
Em um conjunto de princípios chamado ORT, Organização Racional do Trabalho, ele propunha reconhecer as habilidades do trabalhador, selecionar trabalhadores por função de acordo com seu potencial, especializá-lo na função, e por fim remunera-lo por produção.
A ESCOLA NORMATIVISTA
Estas questões faladas foram abordadas na publicação do livro Administração Geral e Industrial, do engenheiro francês Henri Fayol em 1916. Neste livro destaca-se a contribuição do autor em destacar a administração como uma função distinta das demais funções da empresa, além de decompor seus elementos essenciais:
* Previsão: Projetar o futuro baseado em métodos implantados no presente.
* Organização: Estabelecer modo de operação da empresa, e os recursos necessários para seu funcionamento.
* Comando: Hierarquia, corpo social e funcional da empresa, com coordenação e direção.
* Coordenação: Harmonizar os atos da empresa garantindo assim seu sucesso.
* Controle: verificar se está sendo cumprido às ordens dadas de acordo com as regras pré-estabelecidas.
COMPLEMENTO
Uma biografia de Taylor lançada nos EUA, no ano passado, caracteriza seu redesenho dos processos de trabalho, como o mais bem sucedido até a atualidade.
A eficiência no século XX passou a ser prioridade de todo executivo. Para atingir tal eficiência, nunca esteve tão vivo os processos de produção e gestão de Taylor.
A influencia de Taylor no mundo moderno é semelhante à de Henry Ford, Thomas Édson, Peter Drucker, “guru supremo da administração”, Freud e Darwin. Suas idéias são consideradas as mais inteligentes da humanidade.
Suas idéias estruturaram e deram sentido desde o chão da fábrica, até a cultura do século contemporâneo e seguinte a sua existência.
Japoneses russos alemães aprenderam seus conceitos utilizados atualmente até em robôs. Ele propôs uma ciência administrativa eficiente e inovadora, valorizando o tempo de execução do trabalho, um exemplo equivocado e muito utilizado hoje em empresas menos evoluídas é a famosa frase, “cliente em primeiro lugar”, quando na verdade isto é uma conseqüência da remuneração justa do trabalhador, fazendo com que este trabalhe satisfeito e consequentemente tratando bem seus clientes. Ou seja, funcionários em primeiro lugar e os clientes será uma conseqüência. Resta compreender reengenhar e superar Taylor.

Um pouco mais...
A construção da pirâmide de Quéops pode servir como exemplo de conceitos da administração para o mundo antigo, porque administração não existe sem planejamento, e a construção desta pirâmide demorou mais de duas décadas e envolveu o trabalho de mais de 100 mil homens, e o resultado foi um obra monumental, ou seja, ouve um planejamento, foi disponibilizados os recursos necessários, eles foram aplicados com eficiência, e obtiveram a eficácia esperada, admirando a todos até hoje.

Os princípios da Hierarquização das funções por unidade de comando que significa distribuir de forma ordenada determinados cargos de acordo com critérios predefinidos, onde há um comando central que organiza e distribui ordens para os demais.
Uma das principais contribuições de Adam Smith é a defesa do liberalismo econômico como forma de igualdade social. COM OS PRINCIPIOS ADMINISTRATIVOS, divisão, e especialização
A Revolução Industrial é considerada um marco histórico no estudo da administração, porque ate aquele momento não havia divisão do trabalho e o artesão confeccionava toda ferramenta sozinho, mas com aumento da procura, foi montada linhas de produção organizada, contribuindo para o desenvolvimento de teorias administrativas mais eficientes.

ORT e seus princípios.
É a Organização Racional do Trabalho, ele propunha reconhecer as habilidades do trabalhador, selecionar trabalhadores por função de acordo com seu potencial, especializá-lo na função, e por fim remunera-lo por produção.

As funções universais da administração
* Previsão: Projetar o futuro baseado em métodos implantados no presente.
* Organização: Estabelecer modo de operação da empresa, e os recursos necessários para seu funcionamento.
* Comando: Hierarquia, corpo social e funcional da empresa, com coordenação e direção.
* Coordenação: Harmonizar os atos da empresa garantindo assim seu sucesso.
* Controle: verificar se está sendo cumprido às ordens dadas de acordo com as regras pré-estabelecidas.
...
Da burocracia Weberiana a Teoria Contingencial

A administração não se resume somente a clássicos, pois a administração esta em constante evolução com renovação de conceitos e idéias.
Organizações Burocráticas
A teoria da burocracia na administração surgiu na década de 40 com estudos do sociólogo alemão Max Weber. Seu desenvolvimento esta relacionada com a necessidade de modelos organizacionais aplicáveis em todas formas de organização, ajudando na organização e controle de empresas cada vez mais complexas. A maior influencia deste estudo esta na administração pública.
O trabalho de Weber teve por objetivo descrever o tipo ideal de organização caracterizando as organizações formais modernas em geral, com aparato administrativo semelhante à sociedade legal racional, ou burocrática. Weber entende a burocracia como uma forma de organização humana baseada na racionalidade procurando atingir seus objetivos com a maior eficiência possível, adequando os meios aos fins estabelecidos.
Nas sociedades legais, a burocracia é o ato do povo obedecer às leis, como um procedimento escolhido por governante e ,governado. Neste sentido a formação do pensamento burocrático, é o oposto do pensamento popular a respeito, que tem a burocracia, como um sistema ineficiente.
Elementos da burocracia Weberiana, aplicados em grandes empresas:
=> O trabalho é dividido e definido, sendo a autoridade e responsabilidades legitimas, como obrigações oficiais.
=> As posições obedecem à hierarquia da autoridade
=> A promoção se da por qualificação técnica avaliadas em exame ou treinamento e experiência.
=> Os atos e decisões administrativas são registrados por escrito, mantendo assim este registro armazenado, fornecendo memória e continuidade através do tempo.
=> a administração é separada da propriedade da organização.
=> Os administradores estão sujeitos a regras e procedimentos, que lhes asseguraram a confiança de um comportamento previsível. As regras são impessoais e aplicadas uniformemente a todos empregados.
Perspectivas humanísticas
Conceitos, como remuneração por desempenho, programas de beneficio, teste de seção e administração participativa e o comportamento humano nas organizações, são perspectivas humanísticas administrativas, onde os interesses por aspectos ligados ao método e a estrutura, sedem lugar as pessoas e grupos sociais.
MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS
A escola das relações humanas surgiu na década de 30, baseado em um experimento do psicólogo alemão Elton Mayo (1880-1949). A experiência de Hawthorne, iniciada em 1927, nas instalações da Western Electric Company, uma companhia de componentes telefônicos de Chicago EUA.
A experiência desenvolveu-se em quatro fases
1 – estudou-se o efeito da iluminação sobre o desempenho dos funcionários, não alterando o nível de crescimento de produtividade.
2 – Para estudar a influencia psicológica, no ambiente de trabalho, em um grupo, foi mudado os horários, retirando concessões, mesmo assim a produção continuou aumentando, destacando assim que a criação de um ambiente amistoso de trabalho favorecia o desenvolvimento social do grupo.
3 – Para estudar as relações humanas entrevistou-se funcionários, o resultado destas entrevistas foi à revelação de uma organização informal, com a finalidade de proteger o grupo, contra as ameaças da organização. Haviam padrões produtivos informais que mantinham os operários unidos.
4 – Foi separado um novo grupo com intuito de estudar a relação entre organização formal e informal e com isso foi observado que um individuo pode diminuir seu ritmo de trabalho para proteger seu grupo.
... A principal conclusão desta experiência é que o fator social é muito importante nos propósitos da organização, ou seja, a capacidade física e fisiológica, como também incentivo financeiro, não são determinantes exclusivos na capacidade produtiva individual, pesando também o relacionamento com colegas do grupo dentro da organização. Outro fator observado que o conteúdo e natureza do trabalho influencia na moral do trabalhador.
CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL
A Escola do Comportamento Humano (Behaviorismo), se desenvolveu nos EUA há partir da década de 50, com o descobrimento da Teoria das Relações humanas.
Marcado pela influencia das ciências comportamentais, sobretudo pela psicologia organizacional, a Escola do Comportamento Humano valoriza, sobretudo as pessoas e as formas de motiva-las, integrando-as aos objetivos da organização, administrando seus conflitos.
Segundo Douglas Mc Gregor, existem basicamente, dois estilos opostos de se administrar.
Pela teoria x, acredita-se que o homem é preguiçoso e precisa ser controlado, impondo de cima pra baixo um esquema de trabalho aos liderados.
Pela teoria Y, entende que os indivíduos querem e gostam de trabalhar, sendo para eles a administração um processo de remover obstáculos e liberar potenciais dando condições de trabalho.
* Abordagens contemporâneas
São abordagens modernas, ou integrativas da administração, reconhecendo a interdependência das funções da empresa e a relação empresa ambiente, tendo a administração caráter situacional.
ORGANIZAÇÃO SISTEMA ABERTO
É o entendimento da influencia que a organização sofre do ambiente externo. Esta noção aparece por volta de 1960 pela TGS (Teoria Geral dos Sistemas) do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. Segundo esta teoria a natureza não se divide em áreas, e os sistemas devem ser estudados como universais este estudo foi o caminho para o pensamento sistêmico, ou seja, compreender a organização como um todo organizado composto por partes interdependentes trabalhando em sintonia para atingir determinado objetivo. Sendo assim as organizações como conjunto de sistemas, são constituídas de partes físicas, como materiais e equipamentos e partes conceituais, como comportamentos idéias conceitos.
Os sistemas podem ser classificados como de Natureza aberta quando interagem com ambiente sofrendo influencia externa, ou fechada quando não interagem com ambiente (ou a interação é facilmente detectada).
TEORIA DAS CONTINGÊNCIAS
Esta fundamentada em uma série de pesquisas sobre os modelos estruturais mais adequadas a certos tipos de empresas, avaliadas pelo sucesso nos negócios. O resultado demonstrou que o modelo de organização depende da tecnologia adotada. Se a empresa é automatizada, privilegia o departamento de Marketing, se é mecanizada, prioriza o departamento de produção.
Concluindo, não existe um modelo ideal de administração, sendo o funcionamento dependente do ambiente esterno ou tecnologia adotada, ou seja, as ações dependem das características do ambiente para se chegar a um resultado.
Complemento (Enfoque Administrativo)
Existe um confronto entre organização e problemas humanos. A resistência a mudanças é identificada, manipulada e explorada, por especialistas em relações humanas, conselheiros e psicólogos das empresas, em um jogo onde o empresário quer o máximo de lucro e o funcionário o máximo de remuneração. O ser humano dita as tendências, e as empresas desenvolvem sistemas organizacionais, para se adequarem às tendências.
O plano de recompensas salariais por prestígios simbólicos, faz parte do plano secundário de recompensas da teoria de relações humanas.



Um pouco mais
Entre os elementos da burocracia weberiana, que considero mais importante, esta a promoção por qualificação técnica, pois além de liderar, um chefe tem que transmitir segurança aos seus comandados, conquistando-os pela sua capacidade tanto técnica como pessoal Isto estimularia o crescimento do grupo como todo e surgimento de novas lideranças.
A principal conclusão desta experiência de Hawthorne, é que o fator social é muito importante nos propósitos da organização, ou seja, as capacidades físicas e fisiológicas, como também incentivo financeiro, não são determinantes exclusivos na capacidade produtiva individual, pesando também o relacionamento com colegas do grupo dentro da organização.

 O que enfatiza o Behaviorismo enfatiza o comportamento Humano valoriza, sobretudo as pessoas e as formas de motiva-las, integrando-as aos objetivos da organização, administrando seus conflitos.



A TGS do biólogo von Bertalanffi contribuiu para o pensamento sistêmico e integrado, a compreender a organização como um todo, composto de partes independentes, trabalhando em sintonia para atingir determinado objetivo.

Estudos realizados na Teoria Contingencial acabaram concluindo, não existe um modelo ideal de administração, sendo o funcionamento dependente do ambiente esterno ou tecnologia adotada, ou seja, as ações dependem das características do ambiente para se chegar a um resultado.