segunda-feira, 7 de março de 2011

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Básico


Sistemas de informações Empresariais
 O sistemas de informações empresariais servem para auxiliar a gestão das empresas. A política de informação deste sistema será de acordo com a filosofia empresarial da empresa.
Empresas que interagem com ambiente externo tem tendências a adotarem sistemas empresariais e gerenciais abertos. Já empresas mais isoladas do meio externo tendem a adotar sistemas fechados.
Os sistemas abertos interagem com outros sistemas. A interação de sistemas é chamada de ecossistema. Os sistemas de informações empresarias devem solucionar todos problemas da organização. O sistema deve disponibilizar a informação de acordo com nível hierárquico que ela é solicitada.
Estes sistemas podem ser de processamento de transações, de informação gerencial, de apoio a decisão, de informação executiva, e sistemas amplos de planejamento geral.

Saiba mais:
Cultura são valores que norteiam o padrão de comportamento por crenças ou inserção social, ou outros fatores que venham a influir na cultura empresarial. Já as filosofias empresariais, são características gerais presentes nas ações e no modo de pensar agir e compreender o mundo real.
As políticas empresariais são regras que regem uma corporação de acordo com os princípios doutrinários pré-estabelecidos.

Informatizar o trabalho organizado dando mais agilidade e economia aos processos, é uma busca incessante das empresas. Entre os processos informatizados destacam-se:
Produção e fabricação, onde montagem, controle de qualidade dos pedidos e compras podem ser informatizados.
As vendas e marketing também podem ser informatizadas na área de atendimento ao cliente, setor de vendas e busca de novos mercados.
Finanças e contabilidade com informatização de pagamentos, demonstrações contábeis, controle de movimentação de caixa e previsão acertada de investimentos.
O RH, também pode ser informatizado, controlando a contratação de pessoal avaliação de desempenho e inscrição em planos e benefícios.

Sistemas empresariais abertos interagem com ambiente externo recebendo e passando influencias, obtendo sua independência pela sustentação destacada no mercado.
Em um sistema empresarial fechado não há interação com meio ambiente tornado se um ambiente fechado e isolado, sem receber nem passar influencias.

Os modelos de gestão da informação, são criados de acordo com a estrutura da empresa.
Existe o modelo de Gestão Autoritária centralizada na alta administração, a qual decide a respeito de determinado assunto, sem participação do departamento sem questão.
Existe o processo de Gestão Democrática, ao qual a alta administração permite a participação de níveis inferiores no processo decisório. Delegação de função.
O processo de Gestão Participativa se caracteriza pela descentralização administrativa permitindo a participação e envolvimento de todos os níveis, com sistemas abertos transparentes e efetivos.
Já a Gestão Situacional, requer situações especificas com assuntos discutidos e decididos com ou sem a participação do departamento envolvido.

Os sistemas de Informação devem prover alguns fatores, pois para propiciar ao gestor uma análise mais acertada nas decisões, devemos nos conscientizar de alguns fatores:
O objetivo de decisão é um fator importante e deve estar voltada a meta da empresa indo além dos valores quantitativos.
Deve-se aumentar as alternativas, para aumentar as chances de acerto.
A criatividade sempre será um diferencial entre você e o concorrente
As ações Sociopoliticas com envolvimento social na solução empresarial
Aspectos internacionais Modificam a operação e o nível de competição das empresas.
Tecnologias com maior numero de alternativas para tomada de decisão.
Necessidade da gerencia da informação em decisões de curto prazo.
Pressão do tempo: tempo é dinheiro.

A ligação entre os níveis decisórios e o fluxo da informação.
No nível estratégico o fluxo da informação é amplo, macro contemplando a organização como um todo.
No nível tático a informação é agrupada por setor de negócios
Em nível operacional a informação é detalhada, contemplando detalhes de um todo ou de uma atividade.
Ou seja conclui-se que os níveis de decisão modelam ou ditam as regras do fluxo da informação.

Tipos de sistemas:
SIG Sistemas de Informações Gerenciais. SAD Sistema de Apoio a Decisão. SIE Sistema de Informação Executiva. ERP Enterprise Resource Planing.

Os gestores de nível tático utilizam o Sistema de informação gerencial. SIG, Sistema de Apoio a Decisão (SAD)

Os Sistemas de Processamento de Transações Servem parar registrar e processar transações através dos seguintes passos:
Coleta de dados, processamento e automatização de processos, armazenamento em forma de histórico, distribuição dos dados na forma de relatórios ou documentos. Gerar consistência dos dados na forma de Feedback.

Tecnologia ERP –Enterprise Resource Planing é usada para o planejamento de recursos empresariais, contemplando amplamente as áreas da empresa, permitindo maior controle sobre o processo produtivo disponibilizando elementos que facilitam a tomada de decisões por parte dos dirigentes da corporação.  Este sistema une vários departamentos de uma mesma companhia.
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Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas gerencias atendem a gerencia da empresa, levando em conta fatores organizacionais, tais como: planejamento, direção e controle na tomada de decisão.
Um sistema gerencial auxilia os administradores, através de componentes de suporte de solução de problemas, de estrutura dos problemas e suporte de níveis de tomada de decisão.
Pra criar um sistema de informação pode ser necessário entrevista, verificação de sistemas existentes, e partida de um sistema inicial.
Um sistema de informação pode ser decisivo para o sucesso da empresa, para um sistema ser satisfatório, o usuário precisa opera-lo sem ajuda de terceiros. O sistema precisa ser acessível, exato e maleável. Pela complexidade um sistema deve ser implantado gradativamente.
Para evitar controvérsias os sistemas devem ter uma única base de dados, para poder fornecer soluções imediatas para problemas complexos, auxiliando a tomada de decisões pela sugestão de alternativas.
Um sistema que fornece pareceres de suporte a decisão podem ser considerados como sistemas especialistas, pois os mesmos possuem um banco de dados especialistas que substitui os especialistas.
A qualidade e produtividade de um sistema é resultado que reúne metodologias, técnica, e critérios utilizados em seu desenvolvimento. O desenvolvimento e melhoria de sistemas obedece a critérios gerais, que são: Planejar, Executar, verificar e agir. Para dar qualidade ao seu uso, adota-se a arrumação, limpeza, padronização, e disciplina.
Enfim o SIG, envolve a empresa toda, as pessoas, as atividades e os métodos.

Veja mais:
Um Sistema de Informação Gerencial atende  a camada genrencial ajudando a atingir metas