terça-feira, 15 de março de 2011

Matemática Financeira - Básica


Juro Simples

Matemática financeira, como qualquer operação numérica que permite várias linhas de raciocínio, recomenda-se mexer o mínimo possível na formula original, atrasando o máximo possível a proporcionalização das unidades de medidas, quando necessário, evitando-se assim o excesso de cálculos e números, muito quebrados. “Simplicidade e objetividade facilitam a linha de raciocínio e consequentemente o aprendizado”
 JURO SIMPLES:
 J= juro simples
 C= capital inicial, valor presente, principal.
 I= taxa de juro unitária, sempre dividido por 100
 N = tempo que o dinheiro fica aplicado.
 Formula:  j = c * i * n
 Juro simples ou comercial:
Tem 360 dias, ou seja, divide por um numero menor de dias, o que vem a aumentar a parcela a ser paga.
 J = c * i * n
        360

JURO EXATO.
 Te o numero exato de dias, ou seja, o juro diário é dividido por um numero maior de parcelas, baixando um pouco o juro.
 J = c * i * n
        365

NUMERO EXATO DE DIAS ENTRE DUAS DATAS:
 Faz - se uma tabela com 32 linhas e 13 colunas na primeira linha da primeira coluna, coloca-se a palavra dia, e nas subseqüentes ao lado os meses de janeiro a dezembro.
Na linha dois, coluna dois, comece e numerar cada quadro, para baixo, iniciando pelo numero um até preencher o numero de casas correspondentes aos dias do primeiro mês, passando para a próxima coluna e assim sucessivamente, até a lógica levar a fechar exatamente todos os dias do ano.
Há partir dai para saber o numero exato de dias entre duas datas, basta achar o ponto de intersecção dia mês da tabela, correspondente a cada data, e diminuir o numero intersectivo final pelo inicial.
TAXAS PROPORCIONAIS:
São aquelas taxas, que utilizando à mesma unidade de medida, aumentam ou diminuem proporcionalmente. Exemplo, medidas derivativas dias meses ano, metro km etc.
Normalmente nos cálculos proporcionais, existem vários caminhos lógicos, que seguidos chegam ao mesmo resultado, uns caminhos mais curtos, outros mais extensos.
Exemplo:
Taxa mensal de 14 % ao ano.
Se um ano, é 12 meses, logo podemos calcular.
Tacha mensal igual 14%   o resultado seria 1,66% ao mês, ou para arredondar, 1,67% m
                                12
Se fosse ao dia a mesma coisa, e assim sucessivamente, uns vês, que são números proporcionais.
TAXAS EQUIVALENTES:
São taxas, que aplicadas ao mesmo capital, durante um numero exato de tempo produzem o mesmo resultado. Em geral o numero proporcional, que divide a primeira taxa, é o mesmo que multiplica o tempo, e vice versa, igualando os resultados, uma vez que a formula é a mesma, ou seja, o caminho para resolver a questão é o mesmo.