segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Gestão de Custos

Gestão de Custos. Como controlar os custos de seu negócio.

Seja mais responsável em seus investimentos. Controle os gasto da sua empresa de forma mais eficiente.

Delion Teixeira Pereira
Gestão de Custos
CONCEITOS DE CUSTOS.
"Gestão de custos é o estudo dos gastos e suas influencias nos resultados e desempenho das empresas.”
“Os gastos de uma empresa compreendem diferentes setores. Classificar estes gastos facilita a gestão de custos.”
“Investimento é todo gasto que é gerado ou consumido para gerar produtos ou serviços”.
“Gestão de custo é a gestão de gastos para produzir produtos e serviços.”
“Despesas são gastos feitos fora do ambiente produtivo, ou seja, são gastos que não são investidos diretamente na produção” (salário administradores, contador, etc.).
ð “Custos é tudo que esta diretamente relacionada com a produção”.
ð “Despesa é todo investimento indireto, ou seja, todo custo que não esta diretamente ligada com a produção.”
ð “Investimento é tudo que agrega valores a empresa”. (Matéria prima veículos, equipamentos).
Classificação de Gastos
“Os gastos são classificados em custos despesas e investimentos.”
Custos Diretos e Indiretos
O custo direto é fácil de prever, é a receita básica para fabricar o produto, componentes a mistura e acabamento final.
O Custo Direto é composto por custo de aquisição, mão de obra, custo de transformação em matéria elaborada.
Custo Indireto é aquele custo que abrange vários produtos, e de difícil mensuração, ex: energia elétrica.
Custos e Despesas; Fixas e Variáveis.
Os Custos Variáveis representam o tratamento individual dado, de acordo com a fonte de renda, ex, promoção de final para ocupar todos os assentos de um avião, ou todos os quartos de um Hotel. Pois é preferível ganhar menos, a não ganhar nada.
Os custos fixos, não aumentam com aumento da produção, ex, salários de gerente de produção.
Custos semi-fixos, são custos que em determinados padrões variam, ex, matéria prima comprada em lotes maiores custam menos.
Custos semi-variáveis são os que variam com a produção, ex, variação percentual do custo da energia elétrica incidente sobre a unidade de produto vendida, quanto mais vende, menos incide.
As despesas fixas são despesas que não aumentam com as vendas, ex, despesas contábeis.
CUSTOS. MÉTODOS & ANÁLISES.
Custeamento por Absorção.
Custo por absorção é o valor que é investido na matéria-prima, desde sua estocagem, até a venda.
O aumento produtivo deve ser sempre buscado, uma vez que aumentando a produção, o impacto dos custos por unidade de produto diminui.
Observa-se que um produto enquanto não é vendido (produto estocado), deve ser contabilizado com seu preço de custo, uma vez que o preço de venda incide somente sobre os produtos faturados.
Existe uma razão simples pra isso: se você é um revendedor e opta por devolver um produto ao fornecedor, recebera por este produto, o que você pagou por ele, e não o valor de venda ao consumidor.
Custeio Direto e Variável
No custeio por absorção, aceito pela legislação, supõe-se que o processamento de matérias primas tenha um custo padrão (média padrão), embora o mesmo analise a absorção por produto.
Como a especificidade da matéria prima (fator gerador de renda) pode variar, e com isto alterar o processo de elaboração, então neste caso tem-se para efeito administrativo, o Custeio Direto Variável.
Comparando o método de Custeio Direto Variável, com o método de Custeio por Absorção, perceberemos que componentes de custos provocam diferenças no resultado final de cada método.
O método de Custeio por Absorção, por ex, considera o custo da matéria-prima no momento de sua aquisição e a segunda análise de absorção de custo, só ocorrera em seu processamento, já o método de Custeio Variável, estuda inclusive uma possível variação do preço da matéria prima, ainda durante a estocagem, influindo assim nos custos.
Preço de Venda.
A formação do preço de venda pelo Método Integral ou de Absorção, ocorre uma soma percentual do aumento dos custos, desde a entrada da mercadoria até ser colocada a venda (custos de manuseio da matéria prima, percentual de desgastes de equipamento [ter no setor de patrimônio, um histórico com cálculo de desgastes e gastos do equipamento, consumo de energia, vida útil, etc.], tributação, custo percentual sobre as despesas variáveis de água e luz, do mês anterior, percentual de lucro etc.). Logo após o valor percentual encontrado é dividido por 100. O resultado é o preço de custo dividido pelo percentual resultante, que resultara no preço de venda.
A formação do preço de vendas pelo método Marginal, ou Direto Variável, ocorre através do pragmatismo dos cálculos de custo, o que pode acender uma luz amarela em longo prazo, por uma possível deficiência na gestão de investimentos.
(... carece de maiores informações...)
O impacto destes métodos na formação dos preços de venda se dá da seguinte forma usando o método de Custos Integral, o custo produtivo é mais alto, nos levando há um preço de vendas mais seguro, ao mesmo tempo em que menos competitivo. Já usando o método direto variável, geralmente o custo produtivo é mais baixo, porém com grande risco de falência em longo prazo.
Para empresas que utilizam captais de terceiros é recomendável o Método de Custo Integral, já empresas com capital próprio, podem utilizar o Método Direto Variável, uma vez que não tendo dívidas e não precisaram pagar juros.
delion@conectsul.com.br

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