quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orçamento Empresarial - Avançado


FLUXO DE CAIXA
Um planejamento de caixa precisa antecipar situações baseados em recebimentos e pagamentos. As situações que merecem especial atenção são as relacionadas à concessão de crédito, pois possíveis riscos de créditos devem ser cobertos.
Dentro do orçamento financeiro o fluxo de caixa representa a possibilidade real de o orçamento estratégico se tornar financeiramente viável. O fluxo orçado demonstrará o que aproximadamente teremos a receber e a pagar em determinado período, prevendo assim possíveis sobras ou falta de recursos financeiros em tempos precisos.
Saiba Mais.
Uma empresa não deve ter dinheiro parado, pois estaria interrompendo o fluxo de renda e conseqüentemente não gerando lucro. Ao mesmo tempo em que emprego de capital em vendas a prazo, pode ou não ser bom negócio, dependendo da política de crédito. No caso de necessidade de recebimento de contas em longo prazo, pode-se acelerar seu recebimento, cobrando menos juros caso receba em menor tempo, ou então utilizar-se de duplicatas (boletos), evitando atrasos nos pagamentos.
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A projeção financeira indica se o orçamento esta ou não dentro do esperado. Se o orçamento não esta dentro do esperado, é sinal que a estratégia é falha,  ou seja, tem que se refazer o processo orçamentário .
Há partir da elaboração do DRE, é possível pelas projeções financeiras, projetar um balanço patrimonial e através dele diagnosticar a situação financeira da empresa, em qualquer época, seja ela passada ou futura.
Saiba Mais.
Sempre que um orçamento financeiro apresentar resultados inferiores aos esperados, é necessário refazê-lo, até que este seja satisfatório. Uma demonstração financeira precisa congelar a imagem financeira (passivos e ativos) da empresa em um período especifico, seja ele passado, presente ou futuro.
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES
Um orçamento bem controlado, nos da segurança, para compararmos os valores orçados com os valores reais e perceber cada vez uma variação menor. Para analisar as variações e recalcular minimizando-as é recomendável a utilização de planilhas financeira, permitindo projetar diversos cenários apenas com pequenas mudanças.
EMENTA: A função de um orçamento é prever gastos e arrecadações. Orçar é algo importante e difícil de prever, pois não esta tudo sobre nosso total controle, uma vez que lidamos com clientes que embora tenham um comportamento racional previsível, podem apresentar variações. Para analisar comportamentos, é necessário conhecer o mercado por isto interaja saia converse com executivos importantes escute bem mais do que fale.
Lembre-se que a diferença entre valores orçados e realizados são decorrente de fatores externos da empresa ao qual você ignorava no momento de orçar.
O fato de ignorar fatores externos resulta em variações de receitas em sua empresa, e lógico, variações também de gastos. Neste sentido só uma coisa é eficaz, conhecimento seu e de sua equipe, dos fatores de mercado e da mudança de comportamento de seus clientes. Tenha uma equipe qualificada, capaz de desenvolver analisar e simular cenários, baseados em planilhas eletrônicas e tecnologia de ponta.
Seja aberto use tecnologia de ponta conheça o mercado, externo fornecedores clientes, outros segmentos, e principalmente, uma tecnologia com conhecimento, pois em um mundo atual um sem o outro, não faz o menor sentido.
Mais Conteúdo, acesse os "Marcadores" abaixo.
Página Inicial.    orkut participe