quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orçamento Empresarial - Introdução

FUNDAMENTOS DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Dizem que o medo e a dor são um alerta do corpo, que alguma coisa esta saindo fora planejado. Neste sentido em uma empresa, quando a crise chega é sinal que alguma coisa em nosso orçamento esta se comportando de modo inesperado, fora do previsto, ou então que nosso orçamento não previu certos comportamentos.
                Neste sentido o orçamento empresarial, permite que nossos tão sonhados empreendimentos saiam do papel com o mínimo de imprevistos possíveis
“Quem controla as contas tem mais saúde financeira”.
O Orçamento Empresarial pode ser encarado como uma prova real, do Planejamento Estratégico, ou seja, ele é que vai dizer se o planejamento estratégico pode ou não ser posto em prática (o Planejamento Estratégico bola o plano e o Orçamento Empresarial diz se tem verba pra pôr em pratica).
O orçamento empresarial dá suporte austero e correto ao planejamento. Um planejamento pode ser intuitivo ou técnico baseado em estatísticas.
O planejamento é elaborado em um nível estratégico e moral que permite o posicionamento da empresa no mercado.
Taticamente o planejamento define as posições das pessoas em uma empresa. Operacionalmente o planejamento detalha a função de cada pessoa, de acordo com sua posição ocupada.
Além de ser estratégico tático e operacional, o planejamento empresarial de divide em dois tipos: Por Projeto e Por Período.
A diferença esta que em um período podem ser desenvolvidos vários projetos. A vantagem em dividir estes dois tipos de planejamento esta na possibilidade de analisar o resultado da empresa como um todo em um período, ou então analisar cada projeto em execução naquele período, e sua contribuição para o sucesso ou insucesso da empresa.
De acordo com a analise por período e por projeto, é elaborado um orçamento adequado as necessidades da empresa.
O orçamento tem que ser distribuído de forma integrada (para todos), permitindo assim que a empresa possa seguir seu planejamento.

Saiba mais.
Usar somente previsão técnica, pode não ser uma boa idéia, pois a  previsão técnica nos limita muito, já que boa parte das variáveis esta implícita nos processos de tomada de decisão e não seriam considerados em um modelo de previsão estatístico.

Orçamento é a tradução numérica financeira dos planos de ação.

Existem diferenças ente os níveis de planejamento:
O planejamento estratégico define o rumo da empresa, um rumo que tenha rentabilidade e que garanta o retorno de seus investimentos, um rumo moral, no modo de gestão de pessoas e no posicionamento de mercado.
                O planejamento tático define diretrizes e políticas utilizadas diariamente na empresa. Este planejamento e indica os responsáveis pelas metas e sua área (região) de atuação, os possíveis aumento de vendas, estudos de viabilidade.
                O planejamento operacional, onde o orçamento é aplicado, planeja ações de marketing, produção, gerencia treinamento, compra logística, produção, captação e aplicação de recursos.

Planejar por período e também por projeto tem suas vantagens, pois na facilita a avaliação por dois ângulos.

O processo orçamentário apresenta vantagens:
A vantagem de um plano estratégico é distribuir de forma tática e controlada o orçamento fazendo com que o departamento operacional sabendo do controle e vigilância, tome mais cuidado nas atitudes e metas estabelecidas.
Quando se tem um orçamento podem-se controlar os resultados, alterando o planejamento, de acordo com os resultados obtidos.
Outra vantagem é a melhora das informações disponíveis, facilitando os resultados.

TIPOS DE ORÇAMENTOS
Existem diversos tipos de orçamentos, entre eles se destaca o orçamento público e o orçamento privado, ou seja, o orçamento empresarial.
As diferenças entre o orçamento público e o empresarial são as seguintes: no orçamento público os gastos têm que ser de acordo com a receita já no orçamento privado o retorno tem que ser superior ao investimento.
Existem ainda outros tipos de orçamentos.
Orçamento contínuo: são orçamentos periódicos renovados varias vezes durante um ano. A vantagem deste tipo de orçamento é que a cada renovação é revisados os índices melhorando as chances de acertos.
Orçamento por atividade: nesse tipo de orçamento calcula-se o valor do conjunto de atividades necessárias para consecução do objetivo.  É uma forma mais detalhada e eficaz de identificar os custos, porém exige grande conhecimento técnico devido a complexidade que cada atividade exige.
Orçamento incrementado: é um orçamento complementar que além da média de venda do orçamento anterior baseia-se também nas variações sazonais do período equivalente do ano anterior.
Orçamento base zero: ignora outros orçamentos, iniciando do zero. A vantagem deste orçamento é a renovação dos procedimentos, inibindo possíveis erros no modo de elaboração dos orçamentos anteriores       
Orçamento kaizen: visa o aprimoramento eliminando os erros através da continua reelaborarão dos orçamentos.
Orçamento estático: mantém o nível de produção e não o altera nem mesmo quando as vendas diminuem ou aumentam.
Orçamento flexível: é um orçamento mais trabalhoso, devido ao volume de produção flutuante.
Orçamento autoritário: é quando é elaborado pela alta direção da empresa. Os funcionários não participam da elaboração logo não se doam totalmente para cumpri-lo.
Orçamento participativo: todos participam de sua elaboração. Sua execução geralmente agrada a todos.

O processo orçamentário determina o rumo da empresa, em seguida transforma este rumo em planejamento tático, onde cada pessoa sabe sua função para que sua área siga a “meta” determinada.
Cada unidade tem que saber os custos dos processos realizados, como também as necessidades de melhorias.
Esta discussão entre diretoria e funcionários ajuda na elaboração de um orçamento mais redondo com propostas mais viáveis.
Uma vez aprovado o orçamento determina-se para os setores sua execução e acompanha-se o processo controlando o resultado, para que o futuro orçamento seja ainda mais eficiente.

Saiba mais:
Existe uma diferença básica entre orçamento público e empresarial, pois no orçamento público os gastos têm que ser de acordo com a receita já no orçamento privado o retorno tem que ser superior ao investimento.

existem as seguintes diferenças entre o orçamento base zero e o incremental:
O Orçamento Base Zero baseia-se no inicio, em dados iniciais, o orçamento incremental, só altera o que deu errado no orçamento anterior, melhorando cada vez mais.

Existem vantagens do orçamento participativo, sobre o autoritário, pois no Orçamento participativo, todos participam da elaboração, se comprometendo em praticá-lo. Orçamento autoritário é elaborado pela diretoria, diminuindo o comprometimento por parte dos responsáveis por sua realização. A vantagem é a participação em sua elaboração com dados preciosos, e o comprometimento da equipe na hora de por o plano em prática.

Existem diferenças entre os modelos de orçamento estático e os modelos flexíveis, pois o estático ignora as variações de produção e venda já o flexível se adapta as variações existentes.

A principal característica do orçamento Kaizem, é que sua melhoria continua, ou seja, o aprimoramento continuo é muito discutido, evitando-se assim erros já cometidos.

O processo orçamentário inicia-se pelo levantamento da linha de ação e das necessidades da empresa, este levantamento pode ser feito só pela diretoria ou em grupo, pode ou não levar em consideração as variações de produção e venda, de acordo com cada época. Em seguida o orçamento é aprovado e o plano é passado aos setores responsáveis por coloca-lo em pratica.
Um processo orçamentário sempre iniciara pelo planejamento estratégico, passando em seguida para parte tática e depois para a parte operacional. Posteriormente se calcula os custos de despesas e investimentos para manter a máquina funcionando, projetando em seguida a movimentação de caixa as demonstrações financeiras e suas variações.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Orçamento empresarial começa com a previsão de futuros fatores que afetarão a economia da empresa. Com estes dados projeta vendas e conseqüentemente a produção, captam-se recursos e capital humano necessário. A captação de recursos prevê investimentos financeiros, em ações e fundos de investimento, investimento em imóveis, em equipamentos operacionais e melhoramento dos mesmos. Projeção de retorno das aplicações, e finalmente as projeções do possível resultado do exercício.
COMPLEMENTO:
Orçar prever gastos é uma pratica que se iniciou com cultivo e armazenagem de produtos, prevendo utilizá-los posteriormente. O orçamento se desenvolveu na frança sob o governo de Napoleão Bonaparte e na Inglaterra no século XVIII.
No século XX o governo americano adotou uma série de medidas orçamentárias. Na iniciativa privada o orçamento passou a ser utilizado há partir de 1919.
No Brasil o orçamento passou a ser adotado com freqüência há partir de 1970. O orçamento mais detalhado e trabalhoso apresenta mais chances de dar certo.

Vamos revisar.
A diferença entre previsão e planejamento é baseada em conceitos:
Previsão é antecipação de fatos futuros que vão influenciar no andamento da empresa. A previsão possibilita maior grau de acerto nos orçamentos.
Planejar é antecipar respostas fatos que irão interferir de alguma forma nos rumos de sua empresa. É um conjunto de ações baseadas na missão e visão da empresa.

Existem três tipos de orçamento, o orçamento operacional, financeiro e de investimento.

As duas variáveis mais importantes para o orçamento de investimento são:
Orçamento de vendas e suas demandas de curto prazo, e o planejamento estratégico e suas demandas de longo prazo.
As variáveis referentes às aplicações e as variáveis referente às aquisições.
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