quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orçamento Empresarial - Básico

VENDAS RECEITAS E TRIBUTOS
Um processo orçamentário inicia-se pelas vendas e receitas. Em um orçamento de vendas pode haver restrições internas pela capacidade limitada de produção e restrições externas por fatores que dificultam a chegada de matéria prima ou expedição de mercadorias (distancias).
É importante conhecer as esferas tributárias incidentes sobre as vendas. No Brasil a tributação pode ser federal estadual e/ou municipal. Conhecer estas alíquotas significa conhecer seu real retorno financeiro.
Resumindo, o retorno financeiro, pode ser previsto, por um orçamento baseado no que é normalmente vendido no período. Sabendo suas possíveis receitas é possível mobilizar sua estrutura e força de trabalho, de modo que no encerramento das atividades, descontando todos os dispêndios, você pode ainda obter algum lucro.
Saiba mais
Um orçamento de vendas é importante porque:
O orçamento de vendas é o inicio do processo orçamentário com quantidades especificidade de itens que impactaram no orçamento. Um orçamento de vendas deficiente compromete os demais orçamentos, pois não adianta ter produtos, e na hora de vender, vender mais ou menos que o previsto.
Na falta de tal estimativa todos os demais setores da empresa ver-se-ão impossibilitados de programarem suas atividades futuras. Se você não sabe quanto vai vender aproximadamente, como saberá o quanto adquirir para produção, como administrara uma compra sem fazer idéia se vai vender ou não e se vender, quanto tempo vai demorar a renovar os estoques.
Na elaboração de um orçamento de vendas podem surgir alguns problemas:
Falta de estatísticas adequadas e conseqüentemente erros no calculo de vendas nas estimativas regionais, flutuações de mercado, sazonalidade, falta de informações detalhadas sobre os planos de competição, diversidade de produtos, reação do consumidor e erro nas precificações de produtos e serviços.
O fatores internos importantes na construção de um orçamento de vendas, são os seguintes:
Capacidade produtiva suficiente, estrutura administrativa com pessoal capacitado facilildade de créditos.
Conhecimento das vendas de períodos anteriores, ou seja, do histórico de vendas do produto.
Conhecimento da estratégia da empresa, ou seja, o orçamento deve respeitar a política de interesses da empresa.
Fixações preliminares dos níveis de preços a serem praticados. Os níveis de preços geralmente são de acordo com volume de vendas.
Valores das despesas e valores de venda, ou seja, as vendas têm que cobrir os custos de produção distribuição e propaganda.
Os fatores externos importantes, que devem ser levados em consideração na construção de um orçamento de vendas, são os seguintes:
Matérias primas de fontes confiáveis são importantes componentes, o custo da mão de obra, sempre relacionado com sua disponibilidade.
Sazonalidade, ou seja, certos períodos proporcionam variações de vendas de determinados produtos.
Condições gerais da indústria, ou seja, capacidade produtiva, estado de conservação dos equipamentos de produção.
Vendas atuais e crescimento demográfico ou variação do PIB, ou outros indicadores econômico-sociais.
Estudos da capacidade de mercado sempre são importantes na elaboração de um orçamento de vendas.
Existem alguns métodos indiretos para elaboração de orçamento de vendas observando:
Indicadores macroeconômicos contrapondo-os com dados do setor.
Analisar os dados históricos referentes à indústria, participação da empresa na indústria, indicadores econômicos nacionais e mundiais e correlação com desenvolvimento da indústria, ajustes da produção básica, determinação de participação futura da empresa na indústria, participação percentual da empresa nas vendas da indústria e determinação do volume total de vendas pelo percentual participativo sob o total de vendas da indústria.
Existem alguns métodos diretos para elaboração de orçamento de vendas, entre eles:
·         Projeção da equipe de vendas: projeções históricas <=X=> projeção futura da equipe, considerando possível otimismo exagerado dos vendedores, ou citação de baixos percentuais para facilitar o cumprimento de metas.
·         Se a empresa vende matéria prima, pode fazer a projeção do uso do produto na confecção de materiais, como também a projeção de vendas dos materiais que tem como componente a matéria prima da empresa.
·         A projeção dos executivos também é um fator importante.
A diferença entre orçamento de vendas e orçamento de receitas conceitua-se:
Orçamento de vendas se trabalha com dados quantitativos, enquanto orçamento de receitas trabalha se com dados financeiros, ou seja, quantidades multiplicadas pelo valor unitário.
CUSTOS E DESPESAS
Após calcular o orçamento de vendas, calcularemos agora custos de produção e despesas.
Para calcular a produção necessária devemos ter em mãos a projeção de vendas daquele período e as políticas de estoques (a política de estoques deve ser o mais próximo possível da previsão necessária para o período, com uma variação positiva sugerida de 6 a 8%). Estoque é um detalhe muito critico, pois: “um produto não valera nenhum centavo, enquanto sua venda não for efetuada”.
A matéria prima a ser adquirida, para suprir o orçamento de vendas, envolve quantidade e variedade necessária para composição do produto. Após calcular os custos desta matéria prima, devemos calcular o custo de sua elaboração, através de cronometragem de tempo exigido para industrialização de cada produto, mão de obra direta e indireta.
            Resumindo, com orçamento de vendas em mãos, devemos calcular os custos para disponibilizar os produtos orçados para venda. O estoque produtivo para suprir as necessidades apontadas nos estudos do orçamento de vendas é a peça chave.
            Há todo um planejamento produtivo para garantir suprimentos as vendas. O planejamento pode ser dos custos diretos e indiretos.

Saiba mais
Calcula-se a quantidade a ser produzida em determinado período da seguinte forma:
Primeiro se considera os índices necessários indicados no orçamento de vendas, depois diminui esta quantidade pelos estoques existentes.

A inter-relação entre orçamento de matérias primas e orçamento de compras é apresentada da seguinte forma:
Matérias primas é um orçamento relacionado ao setor produtivo, já ao orçamento de compras esta relacionado com a junção de matérias primas em estoques menos a necessidade do orçamento de compras

A importância da estabilidade da produção pode ser assim apresentada:
Esta estabilidade visa melhor utilização da capacidade produtiva dos ativos e pessoas. Quando há períodos de alta e baixa produção os recursos humanos hora sobram hora faltam prejudicando o desempenho, e desenvolvimento.
Os ativos da empresa também são prejudicados vistos que uma ora estão a todo vapor, outrora, estão ociosos.

Veja alguns exemplos de despesas administrativas:
            Aluguel, telefone, salários administração, atualização, depreciação de equipamentos administrativos. Energia elétrica do setor administrativo.

INVESTIMENTOS
Após elaborar e analisar o orçamento de vendas e de custos é natural que seja elaborado um orçamento de investimentos, para aplicação dos recursos provenientes das sobras.
Estes investimentos podem ser em imóveis, aplicações financeiras.

Complemento
            A previsão orçamentária em um ambiente político-econômico estável, nos da à tranqüilidade necessária para prever reservas financeiras mais próximas da realidade.
            Uma previsão adequada deve ser formulada pelas médias de várias previsões, pois os fatos econômicos sempre serão uma reação em cadeia.
            Na economia mudança sempre será uma certeza e ganhara com isto quem tiver as previsões de mudanças mais acertadas.

Vamos revisar.
As duas classes de investimentos estudadas são:
            Investimentos produtivos e aplicações financeiras.

Investe-se continuamente na empresa para se manter no mercado. Para incrementar a capacidade produtiva ou para diversificar produtos. Para gerar valores aos proprietários.

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