quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Marketing Avançado


Comportamento do Consumidor
Um produto é aprimorado de acordo com a tendência de comportamento do consumidor.
Deve-se conhecer os tipos de consumidores, pois isso torna mais fácil torna-los nosso cliente.
Conhecendo os clientes de seu segmento de atuação, torna-se mais fácil conquista-los, a ponto de torná-los clientes fieis.
Clientes apresentam comportamento de venda diferenciado, de acordo com as linhas de produtos oferecidos.
Clientes compram com mais freqüência produtos de necessidades fisiológicas, portanto a margem de lucro destes produtos pode ser mais baixa.
O segundo item a ser buscado pelo consumidor, são os itens de segurança, como casa, tranqüilidade.
O terceiro item na lista de compra esta os espetáculos esportes festas.
O quarto produto e, portanto com maior margem de lucro, são os produtos que revelam auto-estima e comodidade, que são automotores, marca de luxos, esteiras, veículos de lazer.
O ultimo item e, portanto o que apresenta maio margem de lucro é o setor de viagens turismo e comodidades, acompanhantes, que estão voltados para auto-realização pessoal.
Um consumidor sempre consome de acordo com estimulo que recebe por isso a importância de estimular o comportamento do consumidor.

Revendo
 Na compra, o individuo é influenciado Pelas marcas compradas por seus amigos
 Quem compra livros busca conhecimento, consome produtos ecologicamente corretos.
Quem busca automóvel procura comodidade status, executivos.
Brinquedos e roupas infantis são compras familiares. Estilo de vida familiar, com apego a família e suas necessidades. Vida simples sofre influencias na ora da compra.

Estímulos ao consumidor:
Propagandas de rádio tv, carro de som placas, roupas, enfim todo objeto que tem uma marca, pode influenciar alguém a compra-lo. Preço praça e promoção.
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Planejamento Estratégico de Marketing
Planejar a propaganda para que a mesma se se torne um instrumento que amplie as receitas da empresa, esta é por excelência, a principal função de um plano de marketing.
Um plano de marketing estrategicamente bem traçado, pode servir como roteiro de marketing, mas não é só isso! Pode ainda servir como guia na hora de elaborar um relatório sobre as estratégias de marketing, como também para convencer investidores a participar dos planos da empresa.
Um plano de marketing tem que acima de tudo deve ser convincente, isso é a missão de bom plano de marketing.
Para vislumbrar este objetivo, o plano de marketing deve ser elaborado de forma clara. Os dados devem ser completos, coerentes, as informações devem ser dispostas de forma inovadora, porem deve deixar claro que um bom plano é aquele que permite flexibilidade, revisões e atualizações.
Planejar o marketing, é colocar de forma organizada um conjunto de idéias no papel. O mapa da organização destas idéias, será o roteiro a ser seguido na implementação do plano, na correlação entre as idéias e análise das mesmas, como também estas idéias podem se tornar um produto de vendas, há partir do momento que seu plano de marketing, quando apresentado, atrair investidores.
As idéias têm que gerar lucro, este é o sinal de sucesso de um bom plano de marketing.
                                                                                                            
Revendo:
  Um plano de marketing deve ser  simples, prático, flexível.

 A ordem de um plano de marketing é: Levantamento de informações, lista de problemas e oportunidade, determinação de objetivos, desenvolvimento de estratégias, determinação de orçamento, projeção de vendas e lucros.
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Estruturas e Planos de Marketing
Um plano estruturalmente organizado inicia por um diagnóstico da empresa, sua integração e controle.
Externamente recomenda-se iniciar por uma pesquisa de satisfação pós venda de clientes, em relação a sua empresa e a concorrentes externos, comparando assim os resultados.
O próximo passo é elaborar uma análise SWOT, e a partir desta análise reavaliar o mix e estratégias de marketing, estabelecendo assim estratégias que maximizem os pontos fortes e oportunidades e minimizem os pontos fracos e ameaças.
Estas estratégias devem levar em consideração, produto, preço e promoção. Como as estratégias serão executadas por pessoas, a pessoa que executar a estratégia deve ser também um fator estratégico e ter treinamento especifico, para divulgação dos produtos, de acordo com a estratégia geral de marketing.
Neste caso, evidencias físicas das pessoas e de seus materiais de trabalho devem receber uma atenção estratégica, focando e representando (simbolizando) a união da empresa em torno de um objetivo, que é servir o cliente e surpreendê-lo da melhor maneira possível. (esta é a visão que se deve passar ao cliente.).
A parte final de um plano estratégico, esta relacionado com a análise da eficiência da aplicação das idéias do plano estratégico, se as mesmas seguiram a missão estratégica central, e se estas estratégias apresentaram ou não os resultados esperados.
Caso haja deficiências ou defasagens, temporais ou administrativas basta identificar os gargalos e otimiza-los, atualizando assim o plano estratégico de marketing.
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