quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Marketing Básico


Administração de Produto
Administrar marketing é planejar executar e controlar estratégias que tenham como foco, a melhoria da relação comercial com clientes.
Para administrar o marketing de produtos, o primeiro fator a se considerar é o ciclo de vida do produto, e há partir daí elaborar estratégias que o diferencie dos demais.
A estratégia produto abrange decidir o numero de linhas e segmentos que serão lançados, as versões, diferenciações da concorrência e valores.
O ciclo de vida de um produto influencia na estratégia utilizada, em seu lançamento, para promovê-lo, pode-se adotar uma estratégia de preços mais baixos, esta estratégia chama-se preço promoção, o preço tende a se normalizar quando o produto se estabiliza no mercado, mas quando o produto entre em declínio, ou seja, sua aceitação no mercado diminui, então pode se usar uma estratégia de preços mais baixos, para que o mesmo volte a ser adquirido, neste caso, logo se lança uma nova versão, ou então se lança uma nova linha substituta, este segundo processo chama-se canibalização.
Um produto pode se diferenciar, pelo atendimento da equipe (atendimento pessoal), pelos seus distribuidores, ou até mesmo pela aparência das pessoas e de seus equipamentos de trabalho.
Esta diferenciação é que vai determinar a imagem (o posicionamento) que o produto vai ficar na cabeça do consumidor, diferenciando-o da concorrência.

Relembrando:
 O estagio de ciclo de vida de um produto em que geralmente os lucros são maiores é o estágio do   Crescimento.
Um grupo de produtos relacionados pode caracterizar ...   uma linha de produtos
  Conceitos:
 Imagem (é o que diferencia externamente um produto de outro)
 Diferenciação (através das características, próprias de cada produto)
 Estratégia de posicionamento (como posicionar estrategicamente as diferenças de forma produtiva)
Fases em que se encontram no ciclo de vida dos produtos:
 máquina de escrever =>Declinio
telefone celular => Maturidade
e-book (livro eletronico) => Desenvolvimento
televisão => Maturidade
 vídeo cassete => Declinio
maquina fotográfica digital => crescimento
 Diferenciação de produtos
Estratégias de diferenciação de produtos são aquelas adotadas, para que os clientes consigam diferenciar um produto de uma empresa, do outro da concorrência. Existem produtos, que por serem formulas, ou de origem animal, sua diferenciação se torna mais difícil, já produtos, que envolvem engenharia, com um poder mais livre de criação, são as mais fáceis de apresentar diferenças entre uma marca e outra. Os produtos de acordo com suas características podem se diferenciar:
Por produto, através da forma, suas características próprias durabilidade, confiança que transmite, estilo designe etc.
Por serviços, facilidade de serviços entrega instalação, treinamento e orientação do cliente, manutenção e reparo das mercadorias vendidas e etc.
Por tratamento pessoal, competência, cortesia, credibilidade capacidade de respostas e agilidade na comunicação.
Por canais de distribuição, através da área abrangida pela empresa, especialidade e desempenho na entrega.
Por imagem, A simbologia do produto, sua divulgação na mídia, atmosfera em torno do usuário, eventos que patrocina.
...
Administração de Marketing - Preço
Estratégia de marketing por preço esta relacionado ao limite que o consumidor esta disposto a pagar por determinado produto, portanto é uma estratégia de agregar valores.
Uma estratégia de preços deve respeitar o posicionamento do produto no mercado, ou seja, mesmo que o custo seja barato se o segmento de mercado é elitizado, o mesmo deve apresentar um valor superior, e vice versa.
Em varejos populares, é viável expor variedades e criar produtos isca, abaixo do preço, pois o mesmo ira atrair o consumidor, que pela variedade existente vai consumir produtos que não estão na promoção.

Relação da estratégia de preço com o ciclo de vida do produto, a geração de caixa e a qualidade percebida pelo consumidor.
Um produto pode ter um preço reduzido em seu lançamento, para incentivar a experimentação. Mas se o mesmo for um produto exclusivo no mercado a redução de margem, não é sentida, pois o consumidor não tem como comparar preços e, portanto não vai reclamar dos preços. Se o público alvo é um público exigente em qualidade, é natural que o mesmo aceite preços mais elevados desde que o padrão de qualidade seja superior.
O preço do produto tem que manter o interesse do consumidor. Quando se reduz o preço no lançamento de um produto, estamos usando uma estratégia de promoção, promovendo e incentivando a experimentação, mas quando o produto não apresenta a procura esperada, podemos usar a estratégia de preço mais baixo, para que o produto apresente mais atrativos ao consumidor.
Peços mais elevados na introdução de um produto, visando atingir determinada camada da população para reduzi-los posteriormente, caracteriza uma estratégia de: Penetração
Preços diferenciados para diferentes quantidades de venda caracteriza uma política de descontos

Veja:
o estágio em que o produto se encontra no ciclo de vida pode determinar diferentes estratégias de preço de um produto.
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Administração de Praça:
Produtos que não conseguem diferenciar-se por si só ou pelo preço, podem diferenciar-se por sua distribuição e acesso. Neste quesito um diferencial importante é o acesso 24h ao produto através do e-comerce.
Os distribuidores de praça podem ser representantes ou atacados, atacados por comprar e armazenar tem margem mais alta. Já distribuidoras, tem menor margem, pois os mesmos não correm riscos.
Para eliminar atravessadores e manter preços dos produtos, pode utilizar-se a tática de distribuidores exclusivos.
Pode-se também distribuir produtos por linhas em mercados pré-definidos, esta tática, chama-se distribuição seletiva.
Uma estratégia que exige maior poder de e distribuição no maior numero de pontos de vendas possível, é a distribuição seletiva.
Outra estratégia interessante é deixar clientes menores para distribuidores e os maiores para os representantes.

Revisando:
Uma empresa pode utilizar terceiros (intermediários) e manter o controle de informações de vendas e ações nos clientes. Para não haver conflitos, é necessário, delimitar a área de atuação das revendedoras exclusivas. E muito comum você ligar para uma revendedora e a primeira pergunta do representante de vendas é: onde você mora e neste caso, indicar o produto ou então o representante da sua área, explicando que mesmo que deseje lhe vender determinado produto, se o vendesse estaria invadindo a área de outro revendedor.
Representantes de vendas é a forma mais fácil de manter o controle sobre as vendas sem gerar conflitos.
Distribuidoras, por comprar produtos à vista e assumirem risco de crédito ao repassar a mercadoria ao varejo, já fica difícil controlar sua área de atuação, surgindo à possibilidade de dois revendedores do mesmo produto disputem o mesmo mercado. Neste caso ganhara o distribuidor   que tiver uma empresa mais sadia e profissional.

Grandes clientes x pequenos varejistas
Grandes clientes ou distribuidoras e atacados, tem um poder de compra diferenciado, por ter melhor localização e clientela, e portanto, compram em maior quantidade gerando comodidade na entrega, pois é logisticamente mais econômico vender containeres de cada linha de produto, que vender unidades de produtos diferenciados, isto geraria muita mão de obra e tempo, encarecendo o produto final.
Já os pequenos varejistas, podem ser atendidos em seus municípios, por pequenos distribuidores, onde mesmo que vendam mais caro, compensa para o varejo receber a mercadoria em casa, ao invés de ter que ir a busca dela em diferentes fabricantes.

Produtos (iogurte) refrigerados, distribuir produtos UHT, junto ou separado do iogurte refrigerado.
A Empresa é uma fabricante de refrigerados, e como tal deve ter adquirido uma empresa de produtos derivados do leite não refrigerado, com um objetivo óbvio, obter o monopólio dos distribuidores, uma vez, que os mesmos buscavam estes produtos na concorrência, e com certeza, junto com estes produtos, comprava-se refrigerados. Neste caso entrar no mercado de UHT, é um ato estratégico, que visa chamar o cliente para sua empresa, suprindo todas suas necessidades.
Como os clientes e revendedores de refrigerados também trabalham com produtos UHT, Com certeza a Empresa, deve distribuir juntamente UHT e refrigerados.

MARCA X PREÇO:
A Empresa pode aproveitar sua rede de distribuição e de marketing, combatendo e utilizando o mesmo padrão estratégico. Demonstrando as vantagens da marca, dispondo sua estrutura a favor do cliente, com atendimento diferenciado, que de segurança ao cliente na aquisição do produto.

No caso da empresa que vai vender UHT com Congelados, ela basicamente poderia utilizar a mesma tática da concorrência, oferecer UHT, juntamente com seus produtos refrigerados, abrindo novos mercados.
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Administração de Promoção
Esta relacionado com estratégias que tem como objetivo promover o produto.
Propaganda promoção de vendas e publicidade está diretamente ligado ao objetivo central, promover produtos. Promover produto exige uma elaboração de plano padrão que deve ser distribuído a todos setores da empresa.
Quando o que se deseja promover é os serviços, os diferenciais são atendimento,a presença dos atendentes e a qualidade do ambiente.
A publicidade deve ser diferente e criativa e original, para chamar atenção.

O Modelo AIDA, resume-se:
* Comunicar de modo a chamar atenção.
* Se a comunicação chamar atenção, então o público demonstrara interesse pelo produto ofertado na mensagem.
* Este interesse gerara por parte do consumidor um desejo de adquirir o produto
* A satisfação do desejo deste consumidor, se consumara com sua ação de adquirir o produto. Este processo só ocorre se o processo de comunicar ou divulgar o produto for integrado, e, portanto eficiente, gerando assim um resultado eficaz.

Público infantil:
Um a mídia segmentada para este público, ou seja, uma mídia em que ele esteja exposto durante mais tempo. Um exemplo básico são os materiais escolares e roupas com estampas de personagens de desenho infantil. Mídias com vóz de criança também exercem uma atração e encanto especial sobre as crianças.
É comprovado que programas voltados pra criança, apresentados por crianças, dão mais audiência, assim como também os personagens jovens ou infantis, pois os mesmo representam à personificação do sonho infantil, ou seja, um modelo considerado agradável e bom.

 Avaliação da propaganda:
Analisar o nível de lembrança da marca por parte dos consumidores, através de pesquisas, por exemplo, da marca mais lembrada entre os Gaúchos. Consumidores fieis a marca, o que a empresa representa para seu público consumidor

Mídias direcionadas
São mídias apontadas diretamente para um público alvo. Um exemplo muito interessante disso é o site de busca google que oferece (inclusive nesta página) ao anunciante propaganda direcionada, ou seja, quando você usa a busca sobre um determinado tema, aparece no lado direito escrito Anúncios Google, com diversos anúncios de empresas que atuam no ramo relacionado com o tema pesquisado.
São anúncios colocados estrategicamente onde o público alvo circula, por exemplo: Propaganda de funerária em Cemitérios, promoção de marcas especificas e uma loja.
Análise e segmentação de produtos no mercado para conferir, use esta senha B0AA8EB3  e clique aqui.
Para conferir o paper use esta senha B0AF4EB0 e clique aqui.

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