quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Planejamento Estratégico


CONCEITO
Competir faz parte de nosso dia, dia, mas esta competição se torna realmente eficiente quando para tal objetivo, adotam-se métodos estratégicos.
Estratégia, portanto é um diferencial competitivo.
“Competição natural é você querer ser o primeiro da fila. Competição estratégica é chegar antecipado para ser o primeiro da fila”.
Planejar é antecipar ações e se preparar para elas.
Planejar é constante, pois cada mudança de mercado exige replanejamento.
“Planejar é criar o caminho mais próximo para atingir nossos objetivos”
Planejar é por fim elaborar uma estratégia e uma boa estratégia significa uma boa gestão.
Estratégias são elaboradas de acordo com a tendência de mercado, mas primeiro em nível departamental, e, quando os departamentos estiverem unidos diante de um mesmo objetivo estratégico, ai sim a empresa terá uma estratégia corporativa refletindo seu modo de atuar no mercado.
A flexibilidade de gestores é um fator decisivo na implementação de uma estratégia, desta forma uma estratégia nova pode representar um desafio de adaptação dos gestores às novas tática e estratégias competitivas.
“Estratégia varia de acordo com o mercado. O mercado atual sofre constates variações”.
Estratégia é fundamental, pois é um instrumento que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela corporação.

MÉTODOS
Para haver um planejamento estratégico, é necessário elaborar a missão e a visão para empresa.
“Missão é o que a empresa vislumbra passar para seus clientes como imagem ideal".
"Visão é o caminho, o mapa que vislumbra o percurso para cumprir a missão.”
Ações estratégicas que diferem um pouco da missão ou da visão da empresa devem ter particular atenção, pois existe a possibilidade de ela representar apenas o perfil de um gestor e não o interesse da organização em si.
“Ações corporativas para assuntos corporativos ações individuais para corrigir distorções de perfil individual adequando-o a visão da empresa”
Devemos levar em consideração os fatores ambientais na elaboração de uma estratégia, para saber como proceder de forma mais ágil diante de situações em que fatores ambientais podem ser decisivos.
Entre os fatores decisórios a serem considerados na elaboração da estratégia, podemos citar: variáveis econômicas, fatores tecnológicos, sociais, políticos, e ecológicos.
Criar formulários que permitam analisar o ambiente em que uma organização atua, pode ser uma ferramenta auxiliar importante na elaboração de um plano estratégico.
Analisar o mercado, não é só analisar oportunidades é também analisar a concorrência, tentando antecipar seus movimentos. “Antecipar a concorrência, estar um passo a frente, pode ser um fator chave para o sucesso competitivo”.

CONTROLES
O controle estratégico exige a adoção de diretrizes norteadoras gerais, pois o plano estratégico é composto de objetivos, ou seja, o conjunto de ações planejadas para atingir o plano estratégico geral.
Este conjunto de ações que compõe o plano estratégico são os planos operacionais de curto prazo, que quando bem planejados, realizam suas funções de forma eficiente diminuindo os impactos.
Para executar o planejamento estratégico, algumas ferramentas se fazem necessário.
Os sistemas de informações através de seu banco de dados possibilitam uma análise mais verídica das probabilidades do planejamento, ao mesmo tempo em que a Controladoria, verifica a correta aplicação e viabilidade dos subsídios investidos.
O BSC, como o próprio nome diz é um balanço das potencialidades estratégicas, demonstrado na forma de indicadores positivos e negativos possibilitando a melhoria e eficiência, dando mais pontualidade às atividades que a organização executa.
Os indicadores do BSC, deve ter como principio norteador a missão e visão da empresa, para tanto, para elaboração dos indicadores, os administradores de primeiro escalão devem ajudar na criação e estruturação dos indicadores.
Para maiores detalhes use esta senha: F92AD46F e clique aqui