domingo, 20 de fevereiro de 2011

Logística básica


Toda empresa necessita de fornecedores externos para dar continuidade a suas operações.
Pedidos de compra são feitos de acordo com a demanda.
Gerir a cadeia de suprimentos é manter o objetivo correto da atividade, ou seja, buscar sempre excelência nos fornecedores e prestadores de serviços, pois só assim poderemos satisfazer o cliente final, pela qualidade.
Comprar estrategicamente proporciona:
  • Fornecimento contínuo, pela integração entre parceiros.
  • Minimiza investimentos, pela visão mais real das necessidades.
  • Melhoria da qualidade, obtida pela excelência dos fornecedores, satisfazendo a empresa e seus clientes.
  • Considera na aquisição o ciclo de vida do produto
  • Descontos nas aquisições, pela pontualidade duradoura e solidez, gerando condições mais favoráveis.
Ao realizar uma compra, você:
  • Seleciona qualifica e avalia o desempenho dos fornecedores.
  • Negociar pesquisar, comparar preços qualidade e serviço.
Comprando insumos adotando os processos citados, reduz os custos, permitindo que estes valores sejam direcionados para o aperfeiçoamento de setores internos, alavancando o negócio.

Complemento: [manual de compras]
Compras e coisa pra gente grande, não pra gente imatura.
Para estarmos preparados, para aproveitar as oportunidades de mercado, é primordial que tenhamos um departamento de compras eficiente.
Ao contratar alguém para sua equipe, leve em consideração, sua motivação e capacidade de se adaptar ao novo sistema, vícios profissionais e dificuldade de adaptação não são bem vindos.
Para estimular a concorrência entre fornecedores, compre por produto e não por empresa, assim se barganha preços e não há duplicação de produtos.
Compre por linhas, ou seja, por segmento facilitando assim sua especialização.
Quando estiver especialista em sua área ou setor, troque com seu colega, entendendo assim o departamento integralmente. A rotatividade de função facilita o combate à corrupção, como também facilita na hora de tirar folga ou férias, pois sempre haverá pessoas aptas a substituí-lo.
Interaja com outros profissionais, a troca de experiência e integração social é importante.
Procure conhecer amplamente sua empresa, normas procedimentos valores, e o motivo destas normas e valores.
Tenha uma linguagem objetiva com fornecedores, seja claro e transparente, evite intimidades, seja profissional.
Especifique os produtos comprados para facilitar a composição do catálogo de vendas. Comprar certo e vender certo é o segredo para satisfação da empresa e do cliente.
Valorize o comprador, assim ele valorizara a empresa na hora de efetuar compras.
Cadastre novos fornecedores, com histórico da empresa e linha de produtos. Preste atenção em empresas genéricas, pois as mesmas podem pertencer ao mesmo grupo e cotar preços hora pra favorecer um grupo, hora pra favorecer o outro.
Cote pelo menos três fornecedores.
Padronize os registros de entrada de seus produtos, para evitar duplicidade. Exemplo nome popular (farinha) marca (nordeste) e unidade de medida (5k).
Nunca revele a um fornecedor o preço da concorrência, pois além de ser antiético, isto evita que você seja vitima de cartel.
Padronize determinadas compras pelo histórico sazonal de vendas, aumentando a barganha, reduzindo estoques e desperdícios.
Registre cada compra efetuada no sistema, para fins de comparação de preços entre fornecedores, aumento e diminuição de preços.
Nunca peça urgência em um produto ou material, pois assim o fornecedor, explorara sua necessidade, aumentando os preços.
Não realize encontros ou atividades sociais com fornecedores, evite assim o vazamento de informações.
Não aceite brindes de alto valor, pois e lógico que se o fornecedor brindar todos os clientes com valores autos, ele quebra. Por isso desconfie.
Faça reuniões periódicas com sua equipe, para trocas de informações, elogios ou cobranças.
Conheça a fundo o assunto abordado, palavras levianas não impõem respeito fale sempre do grupo, “nós fizemos”. Nunca fala que desconhece um assunto de sua responsabilidade, é sua função, se você desconhece sua função, como vai contribuir para empresa?
Elogie os acertos de sua equipe, da mesma forma, cobre os erros.
Não centralize muito as decisões, ao invés disso de treinamento aos colaboradores para que eles possam desempenhar satisfatoriamente as funções e tomar decisões mais acertadas.
Utilize um bom software de compra.
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Toda compra de uma empresa é efetuada com objetivo de consumo ou investimento. Para tal, definimos o que comprar, ou seja, os tipos de produto, depois se define a quantidade necessária e a data de compra, em seguida escolhe-se o local da compra e a forma de pagamento.
A compra pode ser um ato centralizado ou não dependendo do empreendimento. As necessidades podem ser definidas por um sistema, ou então por um comitê de pessoas.
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Um bom fornecedor é aquele que cumpre todas as expectativas da empresa, ou seja, cumpre todas as clausulas do contrato de fornecimento. Quanto maior o numero de fornecedores, mais chance de encontrar a melhor solução em qualidade e preço.
A empresa avalia um fornecedor, de acordo com o índice de satisfação de seus interesses. A empresa pode ainda tentar desenvolver fornecedores estratégicos, para que os mesmo fiquem mais alinhados com a tendência de seus clientes.
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