quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GESTÃO DE PESSOAS


O principal objetivo da Gestão de Pessoas é diminuir a insatisfação dos integrantes da organização. A satisfação das pessoas é vista como parte do plano estratégico de uma empresa.
O recrutamento de profissionais é feito de acordo com o planejamento estratégico da empresa, tratando seus integrantes como pessoas com aspirações pessoais e profissionais, sabendo que a partir do momento em que se proporciona um ambiente que satisfaça profissionalmente um integrante de uma organização, seu desempenho será melhor, com ganho tanto para organização quanto para o profissional.
O importante de ressaltar inicialmente que a gestão de pessoas pode ser compreendida como uma área importante da empresa, com função de harmonizar os objetivos da organização com os das pessoas nela inserida, pois o desempenho da organização é proporcional ao desempenho das pessoas.
A Gestão de Pessoas esta mais voltada para chefes de grupos para manter políticas que visem soluções pessoais no ambiente de trabalho.
A gestão de pessoas desenvolve cinco atividades básicas:
Prover selecionar funcionários habilidosos e qualificados no numero necessário para atender a demanda. Contudo antes desta seleção é recomendado um plano diretor sobre o perfil pretendido pela empresa.
Aplicar, ou seja, orientar o (os) contratado (os) o modo de execução de tarefas e os critérios a serem obedecidos, acompanhando seu desempenho.
Manter uma boa condição de trabalho e remuneração justa para manter a pessoa satisfeita e trabalhando na organização. Um bom ambiente de trabalho pode ser entendido como um ambiente no qual o funcionário tenha todas condições de desempenhar sua função com segurança e dignidade.
Desenvolver significa qualificar o funcionário para que o mesmo possa acompanhar o desenvolvimento da empresa. Este tipo de ação melhora eficácia da empresa e evita substituição de funcionários por outros mais qualificados, o que economiza tempo de adaptação e estimula o setor funcional com perspectivas de crescimento dentro da organização.
Monitorar é controlar o comportamento pessoal pelo padrão da empresa e o resultado como um todo. Neste sentido uma analise informatizada indicaria uma tendência futura de gestão de pessoas.
Proporcionar a organização pessoas capacitadas, bem treinadas pessoas com capacidade evolutiva superior. Pessoas que estejam motivadas sejam leais, mantendo assim um ambiente de alto desempenho.
Formar estratégia de gestão de pessoas cumprindo-as com conhecimento disciplina convicção e propósito firme e principalmente manter-se austero aos princípios definidos, este com certeza é o principal desafio na gestão de pessoas.
Entender as características das pessoas como características humanas e há partir daí promover o desenvolvimento das pessoas para conseqüentemente desenvolver a organização utilizando-se de instrumentos de satisfação pessoal e profissional é um dos desafios da gestão de pessoas.
Os responsáveis pela gestão de pessoas são os gerentes de departamento, pois são eles que transmitem e recebem  dos subordinados as expectativas e visões relativas à organização. Contudo estes gerentes devem ser assessorados por um titular máximo por um departamento superior eu não seja de linha. Este Orientador fornecera as diretrizes gerais de relacionamento de acordo com os princípios e linha de atuação da empresa.
Complemento
No inicio o RH era voltado para identificação de competências, agora ele também é responsável por manter um ambiente que induza o funcionário a ser produtivo, ou seja, proporcionar ambientes favoráveis à produção efetiva e satisfatória para ambos (funcionários x empresas).
Usando o conhecimento humano como conceito de diferencial entre fracasso e sucesso de uma organização o RH adquiriu função estratégica importante nas organizações.
Um pouco Mais:
 O principal desafio dos gestores de RH, é fazer uma gestão que possibilite atingir objetivos organizacionais e individuais.
Uma organização é composta por pessoas e são elas as responsáveis pelo funcionamento da organização, logo o departamento de Recursos Humanos, deve focar os objetivos organizacionais de forma a se harmonizar com os objetivos individuais, além disso, funcionário satisfeito é sinônimo de maior rendimento.
A administração de RH produz impactos nas pessoas e nas organizações, ou seja, a maneira como as pessoas são geridas na organização, que impacta significativamente nos resultados da organização.
Quando estamos falando de recursos humanos, estamos falando da forma como estes recursos são administrados nas organizações. Logo toda mudança na organização influi de alguma forma em quem trabalha nela. Ou ainda mudanças no modo de tratar os recursos da organização seja por mudança de foco, ou de métodos humanos para aumentar a rentabilidade, todos estes são fatores que mudam ou alteram de alguma forma o ambiente de trabalho.
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MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS
A função da gestão de pessoas é satisfazer conjuntamente pessoas e organização  e que os caminhos para se chegar neste objetivo passa pela elaboração um plano diretor sobre o perfil de funcionário, seleção de funcionários, orientação de sua função e acompanhamento de desempenho. Proporcionar condições ambientais e financeiras de trabalho satisfatórias. Qualificar o funcionário e controlar seu comportamento pessoal pelo comportamento padrão da empresa, pois desta forma você estará satisfazendo as pessoas tratando-as como seres humanos e suprindo suas necessidades e a organização pelo alto rendimento proporcionado pela satisfação de seus integrantes.
 Agora é apresentado formas, modelos para gestão de pessoas. Que atualmente além de administrar disciplinarmente os conflitos dentro das instituições, relacionados ao desvio de foco do funcionário em relação à razão social da empresa, a gestão de pessoas passou a ter um caráter preventivo, ou seja, evitando a ocorrência de conflitos na área trabalhista.
Este trabalho é feito escolhendo funcionário qualificado, dando a ele condições financeiras e de trabalho satisfatórias acompanhando seu desempenho e monitorando seu foco de atuação.
Nos dias atuais não há muitas margens, todo setor da empresa tem que ter um foco produtivo. A face produtiva do RH é levar as pessoas os objetivos estratégicos da empresa e os domínios das técnicas de trabalho, promovendo melhorias de ambiente qualificando o funcionário identificando sua contribuição no resultado final das operações.
Um modelo ideal para gestão de pessoa é o que encontra em harmonia interesse da organização e dos funcionários, fazendo os conquistar os resultados desejados.
Um modelo deve considerar o desenvolvimento lucrativo da organização harmonizando redução de desperdício, aumento de produtividade e satisfação de seus funcionários.
Um modelo para ser funcional na gestão de pessoas tem que refletir nas atitudes da organização e ser sentida nas pessoas que fazem parte dela. Gerando pessoas qualificadas motivadas e de alto desempenho, este com certeza é o principal produto de uma boa Gestão de Pessoas que levam uma organização a obter sucesso. 
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MODELO DE GESTÃO E AS FASES DE DESENVOLVIMENTO.
Após estudar as novas formas e modelos de gestão de pessoas que transformam este departamento em um setor lucrativo por procurar aumentar o rendimento no trabalho pela satisfação pessoal. Ainda vimos que a satisfação pessoal pode ser alcançada pelo ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento das atividades, e uma remuneração justa e apoio à qualificação.
Agora será abordado as características das fases de desenvolvimento de uma organização, pois a gestão de pessoas é aplicável a qualquer tipo ou tamanho de organização.
A estrutura de uma organização é um entendimento obtido pela representação gráfica dos departamentos distribuídos em níveis hierárquicos.
A Gestão de Pessoas em uma organização pode ser uma atividade acumulativa ou independente, dependendo do tamanho ou fase de desenvolvimento da organização.
Os estágios de crescimento ou evolução de uma organização são:
Nascimento quando pela sua recente formação não é necessária rotina formal, e os fundadores conseguem supervisionar as atividades sem dificuldade.
Predomina o emprendedorismo, com funções flexíveis, onde o dono decide quem quer contratar, remuneração e conhecimentos necessários para função.
Infância Nesta fase há uma expansão na organização motivada pelas oportunidades de mercado com o crescimento o dono descentraliza e profissionaliza as funções da empresa.
Juventude nesta fase surge à necessidade da regulamentação e normas para coordenar as atividades e as rotinas de trabalho. A estrutura começa a ficar centralizada e funcional surgindo à necessidade da função da gestão de pessoas e o plano diretor de seu funcionamento com os devidos critérios.
A legislação de direito do trabalho exige regulamentação das atividades de gestão. E com isso a necessidade de estruturar a organização para atender as normas
Maturidade fase de burocratização e funcionamento formal. Com cadeia de comando definida e funções detalhadas em todos setores. A relação é estabelecida por regras e vale pra todos, ou seja, as relações passam a ser impessoais nesta fase pode ocorrer falta de flexibilidade na organização, prejudicando o processo de gestão de pessoas. Os critérios têm que ser amplos e de caráter democrático.
Há partir desta fase necessitasse organizar estruturas mais flexíveis, com sistemas integrados de gestão. Não exclui se os critérios, apenas os mesmos são mais flexibilizados, pois a organização já atingiu a maturidade. Nesta fase é possível flexibilizar jornada de trabalho, remuneração e plano de benefícios.
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O objetivo da Gestão de Pessoas é diminuir a insatisfação de pessoas pois pessoas motivadas rendem mais.


Formas e modelos de Gestão de Pessoas, foco de atuação, caráter preventivo, ou seja,  tem que  escolher as pessoas certas, para podem remunerar bem.


Características das fases de desenvolvimento da organização, pois a gestão de pessoas é aplicável a qualquer tamanho de organização.

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 O SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS
O objetivo de um sistema de gestão de pessoas é auxiliar a organização no desenvolvimento de competências diferenciadas e conquistar constantemente um desempenho melhor. O capital intelectual deve ser estrategicamente administrado levando as pessoas a contribuírem com o com as responsabilidades e resultados da organização.
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A RELAÇÃO E AS INTERFACES DOS PROCESSOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS
Agora, veremos que a gestão de pessoas em si deve ser sistêmica integrando cada atividade como um processo, ou seja, o processo deve ser um segmento da anterior e um encaminhamento para posterior, integrando as atividades.
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POLITICAS PARA GESTÃO DE PESSOAS
Agora, veremos que a gestão de pessoas depende de uma política, e procedimentos aplicados por etapas e diferenciados conforme o propósito de cada setor. ...
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PLANEJAMENTO DE PESSOAL

Agora, veremos que Planejar pessoal, significa decidir antecipadamente a força de trabalho e talento necessário para futuras ações na organização.
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RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Agora veremos que o recrutamento se caracteriza pela atração e seleção mutua entre empresa e funcionários
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 SELEÇÃO DE PESSOAL
Agora veremos que após o recrutamento e identificação de candidatos potenciais para vaga, o próximo passo é selecionar entre os recrutados que melhor atendem aos requisitos para o cargo, por isso que na unidade anterior fala-se que o recrutamento deve ser constante, pois sem recrutas como será possível selecionar candidatos as vagas disponíveis. ..

 Reflexão sobre pessoas e atos:
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