domingo, 20 de fevereiro de 2011

Introdução a Logística


O estudo da Logística inclui identificação de fontes, condições de fornecimento transporte e armazenamento, entrega aos consumidores. A logística tem como tarefa proporcionar o bem estar pelo posicionamento e transporte eficiente de produtos e serviços.
O estudo abordara estratégias de abastecimento, formas de administrar estoques, local e disposição de produtos, sistemas de compras voltados para negociação de produtos de acordo com preço e nível de estoques e tendências de vendas, conhecendo o ciclo de vida, ou sazonal do produto, ou ainda armazenagem de matéria prima e controle de produção de acordo com a absorção do mercado.
O tema abordado será:
·         Ameaças e oportunidades da logística
·         Reconhecimento da logística, como ferramenta que proporciona vantagem competitiva.
·         Evolução da cadeia de suprimento integrado
·         Organização de suprimentos de forma racional
Historicamente sempre ouve falta de mercadorias, devido a sistemas de transporte precários. Muitas mercadorias, na maioria das vezes perecíveis, se perdiam pelo tempo discorrido no transporte.
Por limitações de transportes, não havia variedade, pois muitos produtos estragavam, se percorressem longas distancias. Portanto a primeira conclusão que se tira é que a logística encurtou o tempo das operações de transporte.
A logística evoluiu primeiramente no campo militar, devido à necessidade de manter os exércitos abastecidos em campanha, pois suprimentos sempre foi um diferencial bélico decisivo. Traduzindo esta ótica para o mundo dos negócios, quem tem suprimentos, ou seja, variedade de produtos, para melhor enfrentar seu concorrente, provavelmente ganhara a guerra do sucesso e obterá êxito neste mercado competitivo, por isso a importância da logística.
Dispor o produto no mercado a tempo e a hora, esta é a lógica competitiva, que faz a diferença.
Para dispor este produto no mercado em tempo e de forma competitiva, a logística inclui movimentação e armazenagem que facilitam fluxo de produtos, desde a aquisição da matéria prima até o produto final.
Fornecedores e clientes são mais parceiros que adversários no processo logístico.
Ganhar dinheiro para empresa significa comprar certo.
A principal missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo no lugar e tempo certo, e nas condições desejadas. Gerenciar estas capacidades proporciona vantagem competitiva sobre os concorrentes,
A logística integra marcantemente, Fornecedor, Produtor e Cliente. A Logística se fundamenta no gerenciamento e organização eficiente da cadeia de suprimentos.
Um pouco mais:
Integrar funcionários a empresa, pelo censo de identidade, estar aberta a novas experiências, e ser conservados nas finanças, podem ser considerados resultados de uma boa atuação no campo da Logística.
...
A gestão da logística varia de acordo com a disposição dos recursos, caso não haja ajustes, a estrutura funcional obsoleta faz a empresa perder a competitividade e até mesmo encerrar suas atividades.
O sucesso nas atividades logísticas é obtido pela soma de esforços, e não pela eficiência individual de uma atividade, mas sim pelo modo com que elas se conectam. As atividades Principais ou Primárias da Logística são: Transporte; Manutenção de estoques; Processamento de pedidos.
As atividades tanto primárias quanto de transporte devem ser orientadas de acordo com a estratégia da organização, ou seja, de acordo com o processo de produção, seja ele puxado ou empurrado.
É bom acompanhar os índices de avaliação de desempenho, pois este acompanhamento qualifica as pessoas e fornecedores, mudando a cultura tecnológica nas empresas.
...
A gestão da cadeia de suprimentos é um novo modelo competitivo e gerencial que permite alcançar os objetivos da organização através da implementação de mudanças e pela qualificação profissional.
Programar uma nova cultura na organização, amparada no sentido filosófico que a empresa propõe, construindo assim uma equipe de Classe Mundial, através da seleção de pontos de partidas corretos (rotinas ágeis e práticas) e da adequação do relacionamento.
Para alcançar estes objetivos, é necessário desenvolver cadeias de suprimentos ágeis, que mantenham as atividades de acordo com a requisição de mercado, ou seja, esta cadeia tem que acompanhar o dinamismo do mercado. Como relatado, o fator de sucesso esta pautado na integração das diversas atividades e atores envolvidos.
...
Nossa empresa não tem todos os produtos que necessita, seja ela varejista ou de produção ela precisa adquirir componentes no mercado pelo ato da compra. Nosso país não produz todos os produtos, que necessita, por isto precisamos importar produtos.
Para dispor todos os produtos ao alcance do consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica, se faz necessário, além de um fluxo organizado, também mecanismos que identifiquem o produto, suas origens e características, possibilitando assim concorrer com similares, de acordo com as preferências dos clientes. Esta função na logística chama-se Organização de Suprimentos, pois não basta ter um produto ao alcance, e preciso saber o que se esta comprando, se este é realmente o produto mais indicado para minha empresa.
Para conferir o Paper clique aqui.
Para conferir o trabalho clique aqui.