Fundamentos do Marketing
Marketing, esta fundamentado nas necessidades de mercado, ou seja, em identificar o tipo de produto que o consumidor esta disposto a consumir e depois, passar esta necessidade para direção da empresa, para que a mesma estude a viabilidade da criação do produto. Se o produto ou serviço for aprovado, antes e durante o lançamento, o marketing também é o responsável pela divulgação do mesmo.
“Marketing é identificar produzir e divulgar o produto que o mercado esta disposto a consumir”
O marketing identifica uma facilidade, necessidade desejo ou expectativa do cliente, ajuda a desenvolver divulgar e distribuir o produto ou serviço, inclusive usando assistência pós venda como diferencial.
A diferenciação do marketing, ou seja, a diferenciação entre empresas, esta relacionado a preço promoção e atendimento pós venda.
O primeiro passo do marketing é identificar uma necessidade, primária, ou seja, que não se esgotam, fome sede calor, ou então uma necessidade adquirida com as pessoas do meio, ou seja, uma necessidade social, emprego marcas, e etc., e após isso sugerir um produto ou serviço que sanem estas necessidades.
Caso o produto ou serviço venha a ser o único a suprir aquela necessidade, sua viabilidade tende a ser maior, pois o mesmo não encontrara concorrente, além disso, o consumidor, não terá com que comparar.
Caso o produto já exista então o marketing, estará oferecendo como vantagem uma facilidade que o produto ou serviço atual não oferece, esta vantagem terá que ser distinta e difícil de ser copiada pelos concorrentes. Neste caso o projeto de viabilidade deve ser mais minucioso, pois o mesmo é de alto risco.
Relembrando:
A empresa orientada par ao Marketing é aquela que apresenta ... Constante preocupação com os consumidores.
Para que uma empresa seja orientada para o MARKETING, é necessário que ... O principal executivo da empresa, dissemine a idéia para seus subordinados.
Vantagens:
A migração para orientação para o mercado é rápida e fácil
O marketing, pode ser utilizado individualmente, através do marketing direto
O mercado é dividido em dois tipos: B2B e B2C
O marketing de relacionamento é uma excelente ferramenta, porem com retorno a longo prazo.
Marketing possui o poder de criar necessidades? Não pois o marketing só as descobre.
Marketing, em contato com outros departamentos, desenvolve produtos que suprem necessidades identificadas
Produtos geram desejos em seus consumidores.
Produto, preço, praça e promoção são geridos pelo marketing.
A análise das demandas é fundamental numa das etapas de pré-lançamento de produtos.
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Análise de Mercado
Todas as empresas pretendem se dar bem no mercado, mas para isso é preciso conhecê-lo identificando oportunidades e ameaças, de acordo com seus pontos fortes e fracos.
Um produto para permanecer no gosto do cliente, tem que evoluir junto com ele, ou seja, tem que se adaptar aos costumes e mudanças sociais.
Geralmente se identifica oportunidades, dentro de uma tendência. Um conjunto de modismos e forças macro-ambientais é que vão aos poucos moldando a tendência de comportamento e consumo de uma população.
E é neste ambiente que você tem que realçar seus pontos fortes e aperfeiçoar seus pontos fracos, para que sua empresa esteja atuando no mercado de forma mais receptiva as oportunidades e menos sensível às ameaças. A análise que identifica estes pontos chama-se SWOT.
Exemplo Prático => Você vai abrir uma loja de materiais de construção em seu bairro, pois já possui o terreno, entretanto seu capital para construir e adquirir estoque é limitado. Embora você seja o primeiro a abrir o empreendimento, recomenda-se a elaboração de uma análise SWOT. Veja como pode ficar.
Pontos Fortes | Pontos Fracos |
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Oportunidades | Ameaças |
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Segmentação Mercadológica
Conhecendo os conceitos de marketing e análise de mercado, é de se esperar que o próximo passo seja adequar sua empresa as oportunidades que o mesmo oferece. Neste sentido como o mercado consome produtos de diversos segmentos. O segredo para estar em linha com as oportunidades é saber segmentar.
Segmentar e identificar uma carência em um segmento de mercado e desenvolver um produto especialmente para suprir esta carência. Este produto tem que encontrar consumidores disposto a adquiri-lo, para tornar-se economicamente viável.
Identificar segmentos dispostos a adquirir os produtos, é o maior segredo de sucesso nesta etapa.
Repensando:
Segmentação:
Um dos problemas é a segmentação excessiva, e com isso dificuldades de encontrar investidores, devido a pouca abrangência de mercado. Os consumidores podem não identificar tamanha segmentação, ou seja, pode ser que ele não identifique a diferença dos produtos no mercado, e como o diferencial é importante na competição, uma segmentação muito abrangente pode perder o foco, que é o cliente.
Ampliação Abrangência e investidores:
Existe neste caso um gargalo, uma vez que aumento de abrangência, atrai anunciante, mas produtos pouco segmentados, não atingem público especifico, o segredo é ficar entre a amplitude da abrangência e a atenção de um público consumidor.
Produtos segmentados para o publico feminino:
Livros e revistas com foco em não engordar, e não só em como emagrecer.
Produtos adaptados para adultos que tragam de volta o saudosismo da época de criança, quando os mesmos não tinham condições de adquirir.
Chocolate com pimenta; Produtos exóticos.
Creme proteção mais duradoura pra mão.
Bolsa com mais divisórias
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